DUREZA DE CORAÇÃO,

HB 3.7-11; ÊX 17.1-7

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Muitos milagres já haviam ocorrido até este ponto. As pragas e a saída o Egito, a presença do Senhor através da Coluna de Nuvem e Fogo, a passagem pelo mar e a destruição dos inimigos, as águas amargas que se tornaram doces, o maná celestial, a nuvem de codornizes que cobriu o arraial.

2. Chegando a Refidim, não havia água para o povo beber. Novamente surgiu a murmuração, que é o resultado da dureza de coração, Hb 3.7-11. Vamos ver como se desenvolve a "Dureza de Coração":

 

I - A DUREZA DE CORAÇÃO SE DESENVOLVE QUANDO NOSSOS OUVIDOS ESTÃO FECHADOS À PALAVRA DE DEUS

1. O ouvido é o órgão de entrada dos sons e consequentemente, é através dele que tomamos contato com a Palavra de Deus. Devemos entender que o conceito judaico de "ouvir", não é somente "escutar", mas ter sensibilidade para receber a Palavra de Deus no coração.

2. Vemos alguns textos:

a. At 7.51, "Incircuncisos de ... ouvidos". A circuncisão era um ritual que significava a união da Nação Israelita. Era o sinal da Aliança de Deus com Abraão, At 7.7-8, e também de toda a Nação. Ela não envolvia simplesmente uma prática física, mas estava carregar de teor espiritual. Estes elementos citados em At 7.51, embora fossem judeus circuncidados, não abriram seus ouvidos à Palavra de Deus, se tornando incircuncisos.

b. Jr 32.33, "Ainda que de madrugada, os ensinava, eles não deram ouvidos para receber a advertência". Este verso, destaca a posição do povo diante do Senhor. Nesta época (reinado de Ezequias), o povo estava profundamente envolvido com a idolatria, Vs. 34-35. Embora Deus, através de seu profeta, enviasse mensagens ao povo, declarando seus pecados e conclamando ao arrependimento, eles mantinham seus ouvidos tapados (ouvidos espirituais).

c. II Cr 24-19, "Porém, o senhor lhes enviou profetas, mas eles não lhes deram ouvidos". A situação era idêntica a anterior, Vs. 18. Um dos profetas responsáveis para entregar a mensagem do Senhor, (Zacarias), foi morto pelo Rei, no cumprimento de seu ofício, Vs. 19-22. Isto demonstra a que ponto pode chegar um povo, ou uma pessoa que fecha seu ouvidos para a Palavra de Deus. Fechar os ouvidos para a Palavra de Deus, é endurecer o coração.

3. Não endureça seu coração nesta noite!

 

II - A DUREZA DE CORAÇÃO SE DESENVOLVE EM NÓS, QUANDO VIRAMOS AS COSTAS PARA O SENHOR

1. Quando alguém vira as costas para outro, é um comportamento desagradável, e espelha a reação de quem não quer mais conversa.

2. Em Jr 32.33, aparece a expressão "Viraram-me as costas". Isto indica uma falsa independência. Em outras palavras, estavam dizendo: "não preciso mais de Deus".

3. Jr 2.26-27. Aqui vemos que esta independência tem certos limites, pois trará angústia e sofrimento, Lc 15.15-17.

4. Zc 7.11, "Me deram o ombro rebelde". Temos aqui o popular "queixo duro".

5. Mt 19.16-23. Exemplo do moço rico. Diz a Palavra que "retirou-se muito triste", "virou as costas", para o Senhor.

6. Não vire as costa para o Senhor Jesus nesta noite. Não endureça seu coração.

 

III - A DUREZA DE CORAÇÃO SE DESENVOLVE EM NÓS, PELA FALTA DE SUBMISSÃO AO SENHOR

1. At 7.51, "Homens de dura cervis". Temos aqui uma metáfora, que se aplicava a animais bravios que não se deixavam domar. Estes homens, embora conhecedores e professores da lei, nunca estiveram submetidos a ela.

2. Êx 32.9; 33.3-5. "Povo de dura cervis". Porque o povo foi chamado assim? Moisés havia subido ao Monte Sinai, para receber as tábuas da lei. O povo não confiou em Moisés e no Senhor, exigindo de Arão, um deus substituto, Êx 32.1-6. O Senhor avisa Moisés, ainda no Monte, sobre o que estava acontecendo no meio do povo, (7-8). Deus os chama de "povo de dura cervis", pois se humilharam diante de um deus de ouro, e não se humilharam perante o Senhor do Céu.

3. É necessário que você se humilhe perante o Senhor nesta noite e abra seu coração para receber sua Palavra.

 

CONCLUSÃO:

1. Ser duro de coração, é ter ouvidos tapados à Palavra de Deus. É virar as costa para o Senhor. É endurecer a cervis.

2. Veja a conseqüência do endurecimento de coração, Hb 3.11, "Assim jurei na minha ira... não entrarão no meu descanso".

3. Se você endurecer seu coração nesta noite, você também, não entrará no descanso de Deus.