O EVANGELHO ALCANÇA OS GENTIOS
AT 10.1-48
Extraído da Revista "Compromisso",
4º Trimestre de 1997, Juerp, com notas, acréscimos e supressões pelo Pr. José
Antônio Corrêa.
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Olhando para os capítulos iniciais do livro de Atos, podemos perceber que o
Evangelho estava sendo pregado somente aos judeus, centralizados em Jerusalém
sob o comando dos doze apóstolos. Havia como que um preconceito contra os
outros povos, chamados de gentios.
2.
Porém, no capítulo 10 deste mesmo livro de Atos, alvo de nossa palavra
nesta noite, podemos observar que Deus dirigiu os fatos no sentido de que a
proclamação do Evangelho de Jesus chegasse a Cesaréia, e alcançasse um grupo de
estrangeiros, tendo à frente o centurião romano Cornélio.
a. Antes destes fatos, Filipe, um dos sete homens escolhidos
para servirem à mesa das viúvas, conforme registra o capítulo 6, já
havia pregado a gentios em Samaria, com resultados extraordinários, e ganhara
para Jesus na estrada de Gaza, um alto funcionário do reino da Etiópia.
Cornélio e o etíope, embora não fossem judeus, temiam o Deus dos Céus, e
buscavam a salvação.
b. De qualquer maneira, entretanto, a Igreja se encaminhava
aos poucos para a frente, libertando-se do exclusivismo judaico, abrindo-se
para a evangelização do mundo.
2.
O apóstolo Pedro está no centro dos acontecimentos deste capítulo, e isso é
bom. Por ser ele extremamente cuidadoso na aproximação dos não-judeus, os
judaizantes, que era um grupo de judeus que forçava dentro das igrejas cristãs
a prática dos costumes judaicos, tinham-no como um líder.
a.
Podemos ver que em Antioquia, Paulo necessitou repreendê-lo em razão de seu
comportamento dúbio, Gl 2.11-14, "11 E, chegando Pedro à
Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. 12 Porque,
antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas,
depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram
da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de
maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação".
b.
No caso de Cornélio, quando Pedro foi a Jerusalém relatar os fatos acontecidos
em Cesaréia, sentiu a necessidade de levar alguns irmãos, talvez para o
ajudarem nas justificativas perante á Igreja, At 11.1-18.
3. Olhado para o texto lido vamos ver nesta noite quais são
as "VERDADES NELE CONTIDAS":
I - CORNÉLIO, MESMO SENDO UM
GENTIO, BUSCA A SALVAÇÃO, O QUE NOS MOSTRA QUE TODOS TEM ACESSO À GRAÇA DE DEUS
At 10.1-8, "1 E havia em Cesaréia um homem
por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 2 Piedoso e
temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de
contínuo orava a Deus. 3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa
visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. 4 O
qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E
disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de
Deus; 5 Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que
tem por sobrenome Pedro. 6 Este está com um certo Simão curtidor, que
tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. 7 E,
retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso
soldado dos que estavam ao seu serviço. 8 E, havendo-lhes contado tudo,
os enviou a Jope".
1.
Em Cesaréia, sede do governo romano para a região da Palestina, vivia o
centurião Cornélio. A coorte era um regimento do exército romano que
correspondia à décima parte de uma legião. Como uma legião era composta de
6.000 soldados, os soldados que estavam sob o comando de Cornélio perfazia um
total de 600.
a. Esse militar não praticava a idolatria, mas temia o Deus
dos judeus. Abominava a pluralidade de deuses, a imensidão de ídolos e a
imoralidade da religião de seu povo. Conhecendo o judaísmo, adotou-o. O
judaísmo era a única religião daqueles dias que prestava culto ao Deus
verdadeiro.
b. Cornélio absorvera até mesmo alguns dos bons hábitos e
costumes da religião dos judeus, como as orações em horas específicas, as
esmolas e a instrução religiosa da família.
2.
Orando às três da tarde e, quem sabe, refletindo sobre a salvação, Cornélio
teve uma visão. Um anjo apresentou-se a ele, e lhe deu conta do agrado de Deus,
em relação às suas boas obras, especialmente esmolas e orações.
a. Como a prática de oração e de esmolas não são
suficientes para a salvação de uma alma, Cornélio foi instruído pelo anjo que
mandasse buscar em Jope um homem de nome Pedro e este lhe daria a orientação de
que necessitava para alcançar a salvação de Deus. A Palavra de Deus nos mostra
esta verdade na carta de Paulo aos efésios, Ef 2.8-9, "8
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie".
b. O que podemos observar nesta experiência é o fato de que
Deus usa homens, para levar sua Palavra a outros homens. Embora o anjo pudesse
falar palavras de salvação a Cornélio, este não era seu ministério. Quem
anuncia a mensagem do Evangelho a um homem é outro homem, I Pe 1.12, "Aos
quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam
estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito
Santo enviado do céu, vos pregaram o Evangelho; para as quais coisas os anjos
desejam bem atentar".
3.
Ao mesmo tempo em que Cornélio recebia a visão e a ordem para ir ao encontro de
Pedro, Pedro também estava sendo preparado por Deus para esse encontro.
a. O fato de ter-se hospedado em casa de um curtidor
indicava um progresso na libertação de preconceitos, At 9.43, "E
ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor".
b. O ofício de curtidor era profissão considerada imunda
pelos judeus por causa do contato com sangue e cadáveres de animais. Por isso a
casa ficava à beira-mar.
II - PEDRO, MESMO SENDO UM JUDEU
VAI PREGAR AOS GENTIOS, O QUE NOS MOSTRA QUE NA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NÃO
DEVEMOS TER QUALQUER PRECONCEITO
At 10.9-17, "9 E no dia seguinte, indo eles
seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar,
quase à hora sexta. 10 E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho
preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, 11 E viu o céu
aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro
pontas, e vindo para a terra. 12 No qual havia de todos os animais
quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. 13 E foi-lhe dirigida uma
voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. 14 Mas Pedro disse: De modo nenhum,
Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. 15 E segunda vez
lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. 16 E
aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu. 17
E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha
visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta,
perguntando pela casa de Simão".
1.
Frank Stagg, no comentário "O Livro de Atos", chama a atenção
para um fato interessante: Jonas fugira para Jope, afim de não pregar aos
gentios, mas foi obrigado a fazê-lo. Muito tempo depois, Pedro, também em Jope,
vê-se forçado a dar atenção a gentios.
a. A atividade missionária do movimento cristão progredia, a
despeito das resistências humanas. Cornélio orava em Cesaréia, e Pedro orava em
Jope, a uns 50 kms de distância. Cornélio envia dois servos ao encontro de
Pedro, como uma cortesia pessoal. E com eles, por medida de segurança, vai um
soldado.
b. No dia seguinte à visão, por volta do meio-dia, os
enviados do centurião chegam a Jope. Enquanto isso, Deus fala a Pedro através
de um êxtase, ou seja "um estado de contemplação intensa em que nada mais
ocupa a atenção de alguém senão os motivos que o levam àquela situação".
2.
Nesse estado de êxtase, Pedro vê descer um lençol com animais limpos e imundos,
quadrúpedes, répteis da terra e aves. Uma voz manda que ele coma desses
animais, mas Pedro recusa. Ele nunca comera coisa comum ou imunda.
a. Os judeus tinham listas de animais considerados imundos,
dos quais não podiam alimentar-se. A voz replica: Não chames comum ou imundo
àquilo que Deus purificou. Por três vezes se repete a cena, no propósito de
impressionar profundamente a consciência de Pedro.
b. O êxtase acaba, e batem à porta. Pedro reflete, e entende
a mensagem. Judeus e gentios são criaturas de Deus, pertencem a ele. Uns não
são mais santos que outros. Não recuse aqueles a quem Deus também ama. Quanto à
salvação, uns e outros têm direito à mensagem do Evangelho. Pedro toma sua
decisão. O judeu vai à casa de gentios, pregar-lhe a Palavra.
3.
Esta segunda verdade nos mostra que ao pregarmos a Palavra de Deus, não podemos
fazer qualquer diferença, mas devemos anunciá-la a todos seres humanos, ou seja
nas favelas, nos cortiços, nos bairros de classe média, nos bairros ricos, aos
brancos, aos negros, aos amarelos, etc.
III - OS GENTIOS RECEBEM A
SALVAÇÃO, O QUE DEMONSTRA A RECEPTIVIDADE DO HOMEM PECADOR AO QUAL A PALAVRA É
PREGADA
At 10.44-48, "44 E, dizendo Pedro ainda estas
palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro,
maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os
gentios. 46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. 47
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não
sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? 48
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse
com eles por alguns dias".
1.
Após receber a visão de Deus e com a chegada dos mensageiros de Cornélio, no
dia seguinte Pedro acompanha os mensageiros até Cesaréia, At 10.23-24, "23
Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi
Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope. 24 E no dia
imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já
convidado os seus parentes e amigos mais íntimos".
a.
Uma cena imprevisível aconteceu: O centurião romano ajoelha-se para adorar o
pescador judeu, At 10.25, "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu
Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou".
b.
Tendo recebido a orientação por intermédio de um anjo, Cornélio pode ter
pensado que o apóstolo fosse outro anjo. Pedro levanta o soldado, e não deixa
de fazer sua ressalva, aparentemente até indelicada: Eu vim porque Deus mandou,
já que normalmente judeus não se ajuntam a gentios, At 10.26-29, "26
Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 27
E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado. 28
E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou
chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou
imundo. 29 Por isso, sendo chamado, vim sem contradizer. Pergunto, pois,
por que razão mandastes chamar-me?"
At 10.34-43, "34 E, abrindo Pedro a boca,
disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; 35 Mas
que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
a. Nem é concluído o discurso de Pedro, e o Espírito desce
de maneira especial sobre as pessoas presentes, e elas falam em línguas e
glorificam a Deus. Esta experiência nos mostra que aquela gente se convertia
naquele momento, e ao mesmo tempo recebia o Espírito.
b. O dom de línguas ali manifestado se explica como sendo um
sinal "de que esses gentios individualmente haviam recebido a aprovação
divina", conforme acentua T. C. Smith. A reação dos crentes judeus
acompanhantes de Pedro comprova isso, Vs. 45-46, "45 E os
fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro,
maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os
gentios. 46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus".
c. Se não houvesse algo de sobrenatural, esses judeus teriam
talvez dificuldades para aceitar cristãos gentios em igualdade com cristãos
judeus. Até o apóstolo se surpreende, mas entende que o mesmo Evangelho dado a
judeus foi também dado a gentios.
3.
Esta terceira verdade nos mostra a receptividade do homem pecador em relação à
Palavra de Deus. Quando a Palavra é pregada com poder, produz resultados
surpreendentes. O exemplo de T. L. Osborn, quando foi ser missionário na Índia
sem qualquer resultado, e o seu retorno ao mesmo lugar 10 anos depois com
resultados extraordinários.
CONCLUSÃO:
Alguns
fatos relacionados com o Evangelho de Jesus Cristo podem ser destacados deste
estudo como os que seguem:
1.
O Evangelho e boas obras, Tuas orações e... esmolas têm subido para memória
diante de Deus... agora manda chamar", Vs. 4-5. Paulo ensinava que
recebemos a salvação pela graça, mediante a fé, como dom de Deus. O Senhor se
agrada das boas obras, mas elas são insuficientes para a redenção dos pecados.
2.
O Evangelho e a proclamação, "Manda chamar a Simão... Ele te dirá o
que deves saber", Vs. 5-6. Assim como o Senhor mandou Ananias a
Paulo, ele envia Pedro a Cornélio, porque cabe a homens e mulheres o ministério
da pregação do Evangelho de Jesus Cristo à humanidade.
3.
O Evangelho e as nações, "Não chames tu comum ao que Deus
purificou", Vs. 15. Não temos o direito de discriminar ninguém
quando se trata de entregar a mensagem do Salvador. Nenhuma gente merece mais
do que outra. Ninguém é tão pecador e ímpio que deva ser excluído das
preocupações missionárias e evangelizadoras.
4.
O Evangelho e o Espírito Santo, "Este que, também como nós, receberam
o Espírito", Vs. 47. O Espírito Santo opera para a salvação desde o
testemunho do crente, passando pela ação de convencer o pecador, e vindo
habitar o indivíduo desde quando acontecem a regeneração e a conversão.
5.
O Evangelho inclui o batismo, "Mandou, pois, que fossem
batizados", Vs. 48. O batismo não tem o poder regenerador, mas faz
parte do Evangelho. Basta ver o mandamento de Jesus em Mt 28.19-20. Quem
ama a Jesus, deseja obedecer em tudo, e participar da sua Igreja, submetendo-se
ao batismo.