SAIA DESSA

APOCALIPSE 1:9-20

EXTRAÍDO DA HOME PAGE DO

PASTOR GUILHERME,

IGREJA BATISTA DE PONTE GRANDE

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

- Depressão: uma das grandes pragas do nosso século. Junto com ela o stress, a ansiedade e outras questões que envolvem nosso emocional mas também tem relação com o nosso corpo.

- O homem moderno tem a tendência de entrar em crise existencial e talvez você tenha entrado em crise. Como você está ?

 

1.    PARA SAIR DA CRISE É NECESSÁRIO RECONHECER QUE SE ESTÁ EM CRISE

(Versos 9)

"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus."

- Companheiro na tribulação. Esta palavra significa que significa pressão, opressão, aflição, tribulação ou terror.

- Ilha de Patmos significa ao pé da letra "minha morte". Seria uma versão do nosso presídio da Ilha grande.

- Uma visão espiritual dentro da situação: "da palavra de Deus e do testemunho de Jesus; Achei-me em espírito"

 

2.    PARA SAIR DA CRISE É NECESSÁRIO VER A CRISE COM OUTROS OLHOS

(Versos 10-11)

"Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia."

- Em Espírito. Estamos na ação do Espírito Santo em todas as situações de nossa vida ?

- Convicção da presença de Deus.

- Missão através das adversidades. Ele esta ali para ver o que Deus queria que ele

visse a fim de que tivesse o que dizer àquelas igrejas.

- ILUSTRAÇÃO: QUANDO O COMUNISMO CHEGOU A CUBA TODOS OS PASTORES EVANGÉLICOS FORAM PRESOS E OS TEMPLOS FECHADOS. AS ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS PROMOVERAM UM EMBARGO ECONÔMICO À CUBA E NINGUÉM DE OUTROS NACIONALIDADES PODIA ENTRAR NO PAÍS. O PAIS NÃO ENTROU NO EMBARGO E FOI MUITO CRITICADO POR ISSO. MAS POR ESSE MOTIVO OS BRASILEIROS PODIAM ENTRAR EM CUBA E VÁRIOS MISSIONÁRIOS DA JMM FORAM PARA LA A FIM DE FALAR DE JESUS.

 

3. PARA SAIR DA CRISE É NECESSÁRIO CONVIDAR JESUS PARA ESTAR CONOSCO NA CRISE (Versos 12 a 18)

"Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes Ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois Gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno."

- No centro de tudo está Jesus. Os detalhes servem para mostrar o poder transformador de Jesus Cristo. A santidade. O poder. O amor e carinho.

- Ele é o primeiro e o único até nas situações.

- PRECISAMOS FALAR COMO O SALMISTA: HÁ UM RIO CUJAS CORRENTES ALEGRAM A CIDADE DE DEUS. DEUS ESTÁ NO MEIO DELA, NÃO SERÁ ABALADA... DEUS A AJUDARÁ DESDE O AMANHECER.

3.    PARA SAIR DA CRISE É NECESSÁRIO DEIXAR JESUS NOS TIRAR DA CRISE

(Versos 20)

- "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. A o anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro"

- Conserva na mão direita: mão direita é a mão da aliança, do carinho, da repreensão, a mão que assina, que cumprimenta. A mão forte.