2 - ILUSTRAÇÕES DE CRISTO EM
GÊNESIS
Extraído do livro
"Personalidade em Gênesis", NAISMITH, JAMES , Edições Cristãs,
Ourinhos, São Paulo com notas, acréscimos e supressões pelo Pr José Antônio
Corrêa.
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
No domingo passado pudemos analisar alguns aspectos tipológicos entre
Melquisedeque e Cristo no Livro de Gênesis. Foram eles:
a.
Aspecto relacionado à Pessoa. Assim Melquisedeque é descrito como não
tendo "pai nem mãe", Cristo também embora nascesse de mulher, não
teve um pai biológico. Foi gerado pelo Espírito Santo de Deus.
b.
Aspecto relacionado à Eternidade. A ausência de um relato acerca do
"princípio de dias, e do fim da existência" de Melquisedeque, o
equipara a Cristo no sentido de que Cristo não teve começo e nem terá fim de
existência. Ele é o Grande "Eu Sou", Jo 8.58, "Antes que
Abraão existisse, Eu sou".
c.
Aspecto relacionado à Grandeza. Melquisedeque é descrito como sendo
maior do que Abraão, por quem Abraão foi abençoado (o maior abençoa o menor), e
a quem pagou o dízimo. Somente Deus tem o direito de nos cobrar o dízimo. Desta
forma Melquisedeque foi comparado a Cristo, o "Maior", o "Senhor
dos senhores" e diante de quem todo joelho terá que se dobrar.
d.
Aspecto relacionado à provisão. Melquisedeque ofereceu a Abraão
"pão e vinho", elementos símbolos da provisão de Deus. Jesus é
descrito como sendo o "Pão do Céu", Jo 6.51, "Eu sou o
pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão
que eu darei pela vida do mundo é a minha carne".
2.
Hoje queremos analisar outro personagem que também é um dos tipos importantes
de Cristo no Livro de Gênesis.
IV - ISAQUE
2.
Cada capítulo de Gênesis, de
2.1
O nascimento de Isaque, Gn 21. Em vários aspectos, o nascimento de
Isaque prefigurou o nascimento virginal de Cristo:
a)
Foi prometido de antemão. "Visitou o Senhor a Sara, como lhe
dissera, e cumpriu o que lhe havia prometido", Gn 21.1. Dois textos
podemos citar aqui acerca das às sucessivas revelações a Abraão sobre o filho
que Deus lhe daria através de Sara, sua esposa:
-
Gn 17.16-19, "16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um
filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. 17
Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um
homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa
anos? 18 E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!
19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o
seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua
para a sua descendência depois dele".
-
Gn 18.10-14, "10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo
da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da
tenda, que estava atrás dele. 11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados
em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois,
riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido,
sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se
riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por
este tempo da vida, e Sara terá um filho".
a.1.
Dentro da questão "nascimento", semelhantemente, entre as profecias
messiânicas do Velho Testamento há algumas referentes às circunstâncias dentro
das quais ocorreria o nascimento do Messias:
-
Is 7.14, "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a
virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel".
Neste texto a circunstância está envolvendo a forma, a maneira de como o
Messias deveria vir ao mundo. Seria gerado por uma virgem, e seria um
"sinal" para o povo. A palavra "sinal", tem a ver com algo
sobrenatural. Temos no grego a palavra "shmeion" - semeion, que
significa "milagre", "prodígio", "ocorrência
incomum", "maravilhas pelos quais Deus autentica os homens enviados
por ele, ou pelas quais os homens provam que a causa que eles estão pleiteando
é Deus" (Bíblia Online).
-
Is 9.6, "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o
principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Nesta
ocorrência, observamos fatos acerca do governo do Messias. Terá a autoridade de
um "principado", um "governante" que governará com a mais
perfeita ordem e justiça. Esta característica do governo do Messias será
mostrada com mais detalhes no período chamado "Milênio".
-
Mq 5.2, "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de
Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os
tempos antigos, desde os dias da eternidade". Já aqui, até mesmo o local
de seu nascimento é predito. A cidade seria "Belém". Se lermos o
começo dos Evangelhos iremos ver como Deus trabalhou as circunstâncias da época
e movimentou a História, para que Jesus nascesse de fato em Belém a fim de que
se cumprisse esta profecia de Miquéias.
a.2.
Também é digno de nota que as primeiras profecias do Novo Testamento que foram
dadas a José e a Maria, foram concernentes ao nascimento do Filho de Deus:
-
Mt 1.20, 21, "21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que
se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz".
Temos aqui uma palavra profética e ao mesmo tempo a confirmação da profecia de
Isaías em 7.14.
-
Lc 1.30-37, "30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque
achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à
luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado
filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E
reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 E disse
Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? 35 E,
respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude
do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há
de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também Isabel, tua prima,
concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era
chamada estéril; 37 Porque para Deus nada é impossível. 38 Disse então Maria:
Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo
ausentou-se dela". Esta palavra profética proferida pelo "Anjo",
nos traz verdades importantes sobre o Messias: seus "Nomes" (Jesus,
Filho do Altíssimo, Filho de Deus), seu "Poder" (será grande), seu
"Trono" (de Davi), seu "Reino" (reinará eternamente). Temos
ainda aqui, detalhes sobre o "nascimento sobrenatural" (descerá sobre
ti o Espírito Santo).
a.3.
Outro ponto de destaque é que assim como o nascimento de Isaque aconteceu
"ao tempo determinado", Gn 18.14 , "Ao tempo determinado
tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho, o nascimento de
Cristo também ocorreu num tempo determinado, "vindo, porém, a plenitude do
tempo, Deus enviou Seu Filho", Gl 4.4.
a.4.
Até mesmo o nome de Isaque foi anunciado de antemão, Gn 17.19, "E
disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu
nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para
a sua descendência depois dele". Semelhantemente, profetas e anjos
declararam, séculos ou mesmo meses antes do seu nascimento, o nome da criança
da manjedoura de Belém:
-
"Emanuel", Is 7.14, "Portanto o mesmo Senhor vos dará um
sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome
Emanuel". A palavra "Emanuel" significa literalmente "Deus
conosco". Este título foi aplicado ao Messias, porque evidenciaria o fato
de que Deus uniu-se com os homens, veio morar entre nós.
-
"Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da
Paz", Is 9.6, "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos
deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome:
Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz".
Já neste versículo temos nomes que detalham as características do seu Caráter
como Rei sem igual.
-
"Jesus", Mt 1.21, "E dará à luz um filho e chamarás o seu
nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Lc 1.31,
"E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o
nome de Jesus". A palavra "Jesus" (Joshua), significa
literalmente "Javé é Salvação".
-
"Filho do Altíssimo", Lc 1.32, "Este será grande, e será
chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu
pai". Este nome mostra sua origem. Jesus, é o Filho de Deus e reinará
sobre o trono de Davi.
-
"Filho de Deus", Lc 1.35, "E, respondendo o anjo,
disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será
chamado Filho de Deus". Este nome faz referência à natureza
"divina" de Jesus, assim como o nome "Filho do Homem", fala
de sua natureza humana.
b.
Tanto o nascimento de Isaque como o nascimento de Cristo ocorreu de forma sobrenatural.
Foram resultados de milagres divinos:
b.1.
Gn 17.17, "Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse
no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara
da idade de noventa anos?". Em outras palavras Abraão disse: Como um homem
de cem anos pode gerar filhos?
b.2.
Gn 18.11, "E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade;
já a Sara havia cessado o costume das mulheres". O mesmo acontece com Sara
que em virtude de sua avançada idade e mesmo não tendo mais capacidade
biológica para gerar filhos, gerou Isaque.
b.3.
Rm 4.19, "E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio
corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o
amortecimento do ventre de Sara".
Um
milagre infinitamente maior e totalmente diferente realizado pelo mesmo poder
divino resultou no nascimento virginal do Filho de Deus: "Descerá sobre ti
o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por
isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus", Lc
1.35.
c)
Tanto o nascimento de Isaque, como o nascimento do Messias Provocaram ódio:
c.1.
Da parte de Ismael, Gn 21.9, "E viu Sara que o filho de Agar, a
egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava". Ver ainda Gl 4:29,
"Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o
era segundo o Espírito, assim é também agora".
c.2.
Isto nos faz lembrar do ódio de Herodes quando ouviu do nascimento de Jesus, Mt
2.16, "Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos,
irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em
todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que
diligentemente inquirira dos magos".
CONCLUSÃO:
1.
Analisamos hoje alguns aspectos figurativos entre Isaque e Cristo, Como por
exemplo: O nascimento de ambos foi predito por Deus, aconteceu de maneira
sobrenatural; tanto Isaque como Jesus eram filhos únicos; tanto Isaque como
Jesus foram odiados.
2.
O que podemos extrair destas figuras para nós hoje? Creio que a lição principal
que podemos extrair da mensagem de hoje é a intervenção sobrenatural de Deus
para conduzir a História no cumprimento de seus propósitos na vida do homem e
de seus filhos. Deus pode intervir sobrenaturalmente em sua vida!