2 - ILUSTRAÇÕES DE CRISTO EM GÊNESIS

Extraído do livro "Personalidade em Gênesis", NAISMITH, JAMES , Edições Cristãs, Ourinhos, São Paulo com notas, acréscimos e supressões pelo Pr José Antônio Corrêa.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. No domingo passado pudemos analisar alguns aspectos tipológicos entre Melquisedeque e Cristo no Livro de Gênesis. Foram eles:

a. Aspecto relacionado à Pessoa. Assim Melquisedeque é descrito como não tendo "pai nem mãe", Cristo também embora nascesse de mulher, não teve um pai biológico. Foi gerado pelo Espírito Santo de Deus.

b. Aspecto relacionado à Eternidade. A ausência de um relato acerca do "princípio de dias, e do fim da existência" de Melquisedeque, o equipara a Cristo no sentido de que Cristo não teve começo e nem terá fim de existência. Ele é o Grande "Eu Sou", Jo 8.58, "Antes que Abraão existisse, Eu sou".

c. Aspecto relacionado à Grandeza. Melquisedeque é descrito como sendo maior do que Abraão, por quem Abraão foi abençoado (o maior abençoa o menor), e a quem pagou o dízimo. Somente Deus tem o direito de nos cobrar o dízimo. Desta forma Melquisedeque foi comparado a Cristo, o "Maior", o "Senhor dos senhores" e diante de quem todo joelho terá que se dobrar.

d. Aspecto relacionado à provisão. Melquisedeque ofereceu a Abraão "pão e vinho", elementos símbolos da provisão de Deus. Jesus é descrito como sendo o "Pão do Céu", Jo 6.51, "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne".

2. Hoje queremos analisar outro personagem que também é um dos tipos importantes de Cristo no Livro de Gênesis.

 

IV - ISAQUE

 

1. A história de Isaque é rica em lições típicas e, como nos casos de Adão e de Melquisedeque, existe autoridade específica em o Novo Testamento para achar no relato de sua vida uma prefiguração de Cristo, o Filho unigênito de Deus. Escrevendo acerca da prova da fé de Abraão, o escritor aos Hebreus observa que Abraão "o recobrou" dentre os mortos "figurativamente", Hb 11.19. Literalmente temos: "numa parábola". Assim, o fato de Abraão receber "de novo" a Isaque foi uma parábola dramatizada da ressurreição de Cristo.

2. Cada capítulo de Gênesis, de 21 a 25, descreve acontecimentos na vida de Isaque que têm paralelos notáveis no nascimento, morte, ressurreição e glorificação de Cristo.

2.1 O nascimento de Isaque, Gn 21. Em vários aspectos, o nascimento de Isaque prefigurou o nascimento virginal de Cristo:

a) Foi prometido de antemão. "Visitou o Senhor a Sara, como lhe dissera, e cumpriu o que lhe havia prometido", Gn 21.1. Dois textos podemos citar aqui acerca das às sucessivas revelações a Abraão sobre o filho que Deus lhe daria através de Sara, sua esposa:

- Gn 17.16-19, "16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. 17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? 18 E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto! 19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele".

- Gn 18.10-14, "10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. 11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho".

a.1. Dentro da questão "nascimento", semelhantemente, entre as profecias messiânicas do Velho Testamento há algumas referentes às circunstâncias dentro das quais ocorreria o nascimento do Messias:

- Is 7.14, "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". Neste texto a circunstância está envolvendo a forma, a maneira de como o Messias deveria vir ao mundo. Seria gerado por uma virgem, e seria um "sinal" para o povo. A palavra "sinal", tem a ver com algo sobrenatural. Temos no grego a palavra "shmeion" - semeion, que significa "milagre", "prodígio", "ocorrência incomum", "maravilhas pelos quais Deus autentica os homens enviados por ele, ou pelas quais os homens provam que a causa que eles estão pleiteando é Deus" (Bíblia Online).

- Is 9.6, "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Nesta ocorrência, observamos fatos acerca do governo do Messias. Terá a autoridade de um "principado", um "governante" que governará com a mais perfeita ordem e justiça. Esta característica do governo do Messias será mostrada com mais detalhes no período chamado "Milênio".

- Mq 5.2, "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Já aqui, até mesmo o local de seu nascimento é predito. A cidade seria "Belém". Se lermos o começo dos Evangelhos iremos ver como Deus trabalhou as circunstâncias da época e movimentou a História, para que Jesus nascesse de fato em Belém a fim de que se cumprisse esta profecia de Miquéias.

a.2. Também é digno de nota que as primeiras profecias do Novo Testamento que foram dadas a José e a Maria, foram concernentes ao nascimento do Filho de Deus:

- Mt 1.20, 21, "21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz". Temos aqui uma palavra profética e ao mesmo tempo a confirmação da profecia de Isaías em 7.14.

- Lc 1.30-37, "30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. 36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 Porque para Deus nada é impossível. 38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela". Esta palavra profética proferida pelo "Anjo", nos traz verdades importantes sobre o Messias: seus "Nomes" (Jesus, Filho do Altíssimo, Filho de Deus), seu "Poder" (será grande), seu "Trono" (de Davi), seu "Reino" (reinará eternamente). Temos ainda aqui, detalhes sobre o "nascimento sobrenatural" (descerá sobre ti o Espírito Santo).

a.3. Outro ponto de destaque é que assim como o nascimento de Isaque aconteceu "ao tempo determinado", Gn 18.14 , "Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho, o nascimento de Cristo também ocorreu num tempo determinado, "vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho", Gl 4.4.

a.4. Até mesmo o nome de Isaque foi anunciado de antemão, Gn 17.19, "E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele". Semelhantemente, profetas e anjos declararam, séculos ou mesmo meses antes do seu nascimento, o nome da criança da manjedoura de Belém:

- "Emanuel", Is 7.14, "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". A palavra "Emanuel" significa literalmente "Deus conosco". Este título foi aplicado ao Messias, porque evidenciaria o fato de que Deus uniu-se com os homens, veio morar entre nós.

- "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz", Is 9.6, "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Já neste versículo temos nomes que detalham as características do seu Caráter como Rei sem igual.

- "Jesus", Mt 1.21, "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Lc 1.31, "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus". A palavra "Jesus" (Joshua), significa literalmente "Javé é Salvação".

- "Filho do Altíssimo", Lc 1.32, "Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai". Este nome mostra sua origem. Jesus, é o Filho de Deus e reinará sobre o trono de Davi.

- "Filho de Deus", Lc 1.35, "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus". Este nome faz referência à natureza "divina" de Jesus, assim como o nome "Filho do Homem", fala de sua natureza humana.

b. Tanto o nascimento de Isaque como o nascimento de Cristo ocorreu de forma sobrenatural. Foram resultados de milagres divinos:

b.1. Gn 17.17, "Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?". Em outras palavras Abraão disse: Como um homem de cem anos pode gerar filhos?

b.2. Gn 18.11, "E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres". O mesmo acontece com Sara que em virtude de sua avançada idade e mesmo não tendo mais capacidade biológica para gerar filhos, gerou Isaque.

b.3. Rm 4.19, "E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara".

Um milagre infinitamente maior e totalmente diferente realizado pelo mesmo poder divino resultou no nascimento virginal do Filho de Deus: "Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus", Lc 1.35.

c) Tanto o nascimento de Isaque, como o nascimento do Messias Provocaram ódio:

c.1. Da parte de Ismael, Gn 21.9, "E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava". Ver ainda Gl 4:29, "Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora".

c.2. Isto nos faz lembrar do ódio de Herodes quando ouviu do nascimento de Jesus, Mt 2.16, "Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos".

 

CONCLUSÃO:

1. Analisamos hoje alguns aspectos figurativos entre Isaque e Cristo, Como por exemplo: O nascimento de ambos foi predito por Deus, aconteceu de maneira sobrenatural; tanto Isaque como Jesus eram filhos únicos; tanto Isaque como Jesus foram odiados.

2. O que podemos extrair destas figuras para nós hoje? Creio que a lição principal que podemos extrair da mensagem de hoje é a intervenção sobrenatural de Deus para conduzir a História no cumprimento de seus propósitos na vida do homem e de seus filhos. Deus pode intervir sobrenaturalmente em sua vida!