CRISTO, PRESENÇA QUE SUPRE, OU O DEUS QUE SUPRE

IS 58.11

Extraído do "Caderno do Pastor" da Junta de Missões Nacionais, 1998, pags. 23-24. Artigo do Pastor Jesus S. Gonçalves, com notas acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.

 

 Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução:

1. Nesses dias de aparente prosperidade, de falsa segurança, de promessas políticas que serão esquecidas após as eleições, nós Batistas Brasileiros, somos desafiados a transformar nossa paixão por missões em realidade prática, anunciando Jesus, presença que supre.

2. Enquanto anunciamos, somos chamados a viver de maneira intensa um relacionamento com Ele, que convença o mundo a nossa volta que Jesus Cristo é a presença que supre.

3. Quando se fala em suprir, sempre nos vem à mente um alimento completo, capaz de satisfazer todas as necessidades. Não se trata de qualquer tipo de sopão ou complemento alimentar criado em laboratório, mas sim do Filho de Deus que, com sua presença, supre em todos os sentidos.

 

I - SUPRE A FOME DE SENTIDO PARA A VIDA

1. Há muitos séculos o profeta Isaías assim se expressou: "O Senhor te guiará continuamente". Quando se fala em fome, em geral as pessoas imaginam alguém caído no chão sem ter o que comer, mas existem muitas pessoas com fome de sentido para a vida; não sabem onde estão, nem aonde querem chegar e nem mesmo se vão chegar.

2. O profeta ensina que o Senhor guia, dá direção segura para a vida. Devemos anunciar com coragem Jesus Cristo, matando assim a fome de sentido e direção do pecador perdido.

 

II - SUPRE A FOME DE CONSOLO NA HORA DA ANGÚSTIA

1. "Fartará a tua alma até em lugares áridos". O profeta fala de uma grande necessidade humana. Todos nós, em algum momento da nossa vida, ficamos angustiados; às vezes temos o necessário para viver, mas a aridez da angústia consome a alma, transforma o coração num deserto de sequidão de estio.

2. A seca do nordeste transforma terrenos outrora férteis em áreas improdutivas. É assim com a alma angustiada; não produz nada além de tristeza e dor.

3. Mas Jesus, presença que supre, pode mudar o quadro de aridez em fartura de paz, alegria e consolo. Ele supre a alma de consolo na hora da angustia. O salmista bem se expressou quando disse: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia". Anuncie você também que Jesus supre a fome de consolo.

 

III - SUPRE A FOME DE SAÚDE FÍSICA

1. "Fortificará os teus ossos". Ossos fortes é sinônimo de saúde. O cálcio fortifica os ossos; existem muitos alimentos que são ricos em cálcio.

2. Num mundo de subnutrição física e espiritual, precisamos anunciar Jesus presença que alimenta e fortalece não só os ossos mas o corpo e a alma. Jesus não é um complemento alimentar: Ele é o Pão da vida.

 

IV - SUPRE A FOME DE SATISFAÇÃO

1. "Serás com um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca falham". Jesus supre a fome de satisfação. O lavrador tem grande satisfação em ver uma plantação regada.

2. Quem não gosta de ver um jardim bem regado e florido? Jesus traz satisfação, supre o corpo e a alma regando com água viva. Ele precisa ser anunciado para trazer satisfação para quem tem fome. Uma pessoa faminta é uma pessoa insatisfeita; não sente prazer em fazer nada. Jesus rega a alma de satisfação, inunda o coração de alegria.

 

Conclusão:

1. Jesus Cristo é a presença que supre a fome de sentido para a vida: "O Senhor te guiará continuamente"; Ele supre a fome de consolo na hora da angústia: "fartará a tua alma até em lugares áridos"; supre a fome de saúde física: "...fortificará os teus ossos"; supre a fome de satisfação: "...serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca falham".

2. Deixar de anunciar é o mesmo que condenar nosso povo a ficar faminto de sentido para a vida, sem nutrição na hora da angústia, enfraquecido de corpo e alma e insatisfeito com a vida.

3. Vamos anunciar Jesus Cristo, presença que supre!!!