CRISTO, PRESENÇA QUE SUPRE!

IS 58.11

Extraído do "Caderno do Pastor" da Junta de Missões Nacionais, 1998, pags. 28-29. Artigo de Diana Maria Bonfim Minho, com notas acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.

 

 Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução:

1. O garotinho perdeu-se de sua mãe. Havia andado bastante. Estava cansado, com sede, com fome e com muito medo... Quando foi encontrado, estava ferido e tremendo de frio. Foi cercado por pessoas bondosas que o alimentaram, mataram a sua sede, o agasalharam, cuidaram de suas feridas e o abraçaram com carinho. Mas o pequeno continuava a chorar muito assustado. Em dado momento, a porta se abre e sua mãe aparece. Ele pára de chorar e nos braços dela se sente seguro. A presença daquela mãe supriu as suas necessidades por completo.

2. O ser humano pode ter bastante comida, a sua sede física saciada, agasalho, atenção especial. Mas ainda assim sentirá um vazio muito grande. Somente a presença de Cristo em sua vida poderá satisfazê-lo plenamente. Ao narrar o nascimento de Jesus, Mateus escreve: "Ora tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: "Eis que a virgem conceberá a dará a luz um filho, o qual será chamado Emanuel, que traduzido é: Deus conosco", Mt 1.23. Jesus Cristo é o "Deus Conosco" prometido pelo Pai através do profeta Isaías. Essa presença constante é garantia de uma vida, completa em todas as suas carências (físicas, emocionais e espirituais).

3. Antes de sua morte, Jesus Cristo fala aos discípulos sobre a presença do Espírito Santo "O Espírito da verdade o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas, vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós", Jo 14.17-18. o Espírito Santo passa a habitar na vida do crente no momento de sua conversão, capacitando-o a viver como cristão.

4. Na Galiléia, em cima de monte, Jesus dá à sua Igreja a grande comissão. Ele mandou que os seus discípulos fossem, fizessem novos discípulos que deveriam ser batizados por eles, ensinassem todas as coisas que havia ordenado e lhes fez uma promessa: "Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do séculos", Mt 28.20.

5. Jesus Cristo é a presença que supre a vida daqueles que o reconhecem como o Senhor e Salvador. Jesus é a presença que supre a vida daqueles que lhe obedecem ao pregar o Evangelho. Cristo é a presença que supre a vida daqueles que fazem Missões, orando, contribuindo e indo além das fronteiras.

 

I - CRISTO, PRESENÇA QUE SUPRE NA PEREGRINAÇÃO TERRENA:

"O Senhor te guiará continuamente"

1. Enquanto percorria as cidades e aldeias, realizando seu ministério de ensino, pregação e cura das enfermidades, Jesus contempla as multidões e é movido por uma íntima compaixão, porque Ele via aquela gente como ovelhas desgarradas que não têm pastor.

2. Ele fala, então, de escassez de trabalhadores para um seara tão grande e manda aos discípulos que roguem ao Senhor da seara para que mande trabalhadores, Mt 9.35-38. Em nossos dias, também contemplamos multidões caminhando desgarradas como ovelhas sem pastor.

3. No desespero, seguem todo tipo de caminho, na esperança de encontrar a paz que tanto almejam. Ao falar aos discípulos sobre a sua partida desse mundo, Jesus afirmou: "4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim", Jo 14.4-6.

4. Muitos são enganados com a expressão "qualquer caminho leva a Deus". Sabemos que isso não é verdade, pois Jesus Cristo apresentou-se como o único caminho. Na peregrinação terrena, precisa-se de indicadores fiéis que apontem Cristo como a única direção segura até o Céu. Os missionários são os representantes em lugares onde a maioria de nós não pode estar para apontar o caminho verdadeiro às pessoas que precisam conhecer aquele que as levará à presença do Pai.

 

II. CRISTO, PRESENÇA QUE SUPRE TODAS AS NECESSIDADES:

"e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos"

1. Os lugares áridos da vida causam angústias, dissabores, tristezas... Nenhum ser humano está imune ao sofrimento. Mas a presença de garante fartura de alegria e de paz, mesmo nas tribulações. Até o físico desgastado pela enfermidade tem a sua força renovada.

2. Todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com Jesus, durante o seu ministério terreno, experimentaram o suprimento de suas necessidades:

a. Jo 2.1-10. Numa festa de casamento faltou vinho. A presença de Cristo não deixou que os donos da festa ficassem constrangidos.

b. Lc 8.22-25. Um barco no meio do mar enfrenta uma tempestade. A presença de Cristo naquele barco repreende a fúria dos ventos e o mar se aquieta, deixando os discípulos seguros.

c. Lc 8.26-39. Um homem atormentado por demônios vivia sem roupas nos sepulcros, como um animal irracional. A presença de Cristo, transforma-o num anunciador das misericórdias de Deus em sua vida.

d. Lc 7.11-17. No funeral do filho único de uma viúva, a presença de Cristo traz a alegria de volta para aquela mãe com a ressurreição daquele que estava morto.

e. Lc 5.1-7. Pescadores, que trabalharam a noite toda sem pegar um só peixe, estavam frustrados. A presença de Cristo fez as redes de pesca quase se romperam com uma grande quantidade de peixes.

f. Lc 24.13-35. Na aldeia de Emaús, a presença de Cristo faz renascer a esperança no coração de dois discípulos profundamente tristes com a sua morte.

3. Poderíamos citar muitos outros exemplos, pois os Evangelhos estão cheios de narrações de fatos onde a presença de Cristo é uma realidade ao suprir as necessidades daqueles que nele crêem.

4. Contemplamos um Brasil que sofre por causa da ausência de Cristo na vida das autoridades constituídas, dos empresários, das famílias... Os moradores dos condomínios fechados, das mansões, das favelas, das ruas precisam conhecer o Cristo que supre as suas carências materiais, físicas, emocionais e espirituais.

 

III - CRISTO, PRESENÇA QUE SUPRE, PORQUE DÁ VIDA COM ABUNDÂNCIA:

"Serás como um jardim regado e como um manancial, cujas águas nunca falham"

1. O jardim regado tem sempre o verde da grama e o colorido das flores. Há pássaros cantando e borboletas multicores enfeitando o ar. Num jardim regado há vida. Nenhum ser vivo sobrevive sem água. No manancial cujas águas nunca falham também há vida.

2. Jesus falou: "Eu vim para que tenham vida e vida em abundância", Jo 10.10.

3. A cada momento tropeçamos em pessoas que não sabem a razão de sua existência. Desesperadas e tristes caminham sem rumo, com suas vidas inúteis e cheias de pecado.

4. Somente a presença de Cristo pode transformar:

a. Uma vida desesperada numa vida que pode consolar;

b. Uma vida triste numa vida que leva a alegria;

c. Uma vida sem rumo numa vida que ensina o caminho para o céu - Jesus.

d. Uma vida inútil numa vida que é bênção em outras vidas;

e. Uma vida pecadora numa via salva.

 

Conclusão:

1. A Pátria brasileira caminha sem rumo, está carente do pão material, do Pão da Vida. Nós conhecemos o caminho para a solução dessas carências, portanto temos a responsabilidade de apontar Jesus, presença que supre.

2. A sua direção é segura e contínua. Seja qual for a circunstância, a presença do Senhor nos supre com fartura de paz, alegria e amor eterno. Cristo jamais nos decepciona. Todos que vão a Ele têm vida com abundância. E isto precisa ser anunciado a cada brasileiro. É importante que cada crente faça a sua parte:

a. Intercedendo pela obra missionária;

b. Adotando missionários através da oração e do sustento financeiro;

c. Contribuindo financeiramente;

d. Oferecendo a própria vida para a proclamação da mensagem de Salvação em Cristo Jesus.