O DEUS DESCONHECIDO

AT 17.22-34.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Paulo estava em sua segunda viagem missionária. Ele e alguns irmãos haviam deixado Tessalônica, passando por Bereia e vindo até Atenas, fugindo de uma grande perseguição. Em Atenas, eles deveriam esperar aqueles que haviam ficado para trás, no caso aqui, Silas e Timóteo, seus companheiros de viagem, At 17.15 "15 E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.

2. Enquanto Paulo esperava a vinda de seus companheiros em Atenas, teve em seu espírito uma grande comoção, por ser a cidade tão entregue à idolatria, Vs. 16, "E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria". Diante disto, começou a discutir com os judeus, com alguns religiosos e com alguns filósofos epicureus e estóicos que achavam um tanto estranho sua mensagem, e o conduziram a um lugar apropriado para conferências chamado Areópago, Vs. 17-19, "17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. 18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. 19 E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?"

3. A nossa mensagem tem como base a Palavra de Paulo aos atenienses no Areópago, Vs. 22-23, "22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: ao deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio". Paulo observando seus altares, notou um altar ao "Deus Desconhecido", e a partir deste altar ao "Deus Desconhecido", pregou-lhes a Palavra. Queremos falar nesta noite sobre: "as virtudes dO Deus Desconhecido":

 

I - O DEUS DESCONHECIDO É O DEUS CRIADOR

 

Vs. 24, "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra...".

1. Temos aqui duas idéias principais:

a. "Deus criou o mundo e tudo o que nele existe". Um idéia que não poderia ser aceita por aquelas correntes filosóficas, pois todas elas não aceitavam nenhuma distinção entre um determinado Deus e a Criação. Todos aqueles deuses atenienses estavam, segundo eles, envolvidos em todas as partes da Criação. Paulo deixou bem claro: O Deus desconhecido, não se confunde com a Criação, mas criou tudo. "Ele fez o mundo e tudo o que nele há...":

Gn 1.1, "No princípio criou Deus os céus e a terra".

Hb 1.10, "E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos".

Observando o relato da criação no Livro de Gênesis, podemos ver uma ordem cadenciada em cada ato criativo de Deus:

a.1) Criação dos vegetais, Gn 1.11-12, "11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. 12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom".

a.2) Criação dos animais:

a.2.1) Grandes baleias, répteis aquáticos, aves, Gn 1.20-21, "20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. 21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom".

a. 2.2) Gado, répteis e feras da terra, Gn 1.24-25, "24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. 25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom".

a.3) Criação do homem:

Gn 1.26-27, "26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".

At 17.26, "E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação".

b) "Deus é Senhor do Céu e da Terra", Is 40.22-26, "22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; 23 O que reduz a nada os príncipes, e torna em coisa vã os juizes da terra. 24 E mal se tem plantado, mal se tem semeado, e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, já se secam, quando ele sopra sobre eles, e um tufão os leva como a pragana. 25 A quem, pois, me fareis semelhante, para que eu lhe seja igual? diz o Santo. 26 Levantai ao alto os vossos olhos, e vede quem criou estas coisas; foi aquele que faz sair o exército delas segundo o seu número; ele as chama a todas pelos seus nomes; por causa da grandeza das suas forças, e porquanto é forte em poder, nenhuma delas faltará".

c) O Deus Desconhecido é Criador e Senhor de todas as coisas.

 

II - O DEUS DESCONHECIDO É AUTO-SUFICIENTE

 

Vs. 24b, "...não habita em templos feitos por mãos de homens".

1. Todos nós dependemos uns dos outros e de algumas circunstâncias:

a) Não podemos produzir tudo o que necessitamos. Precisamos de alguém que produza para nós luz elétrica, gás, água potável, etc.

b) O lavrador depende do sol e da chuva, para poder ter uma boa colheita. Precisa de alguém que fabrique os herbicidas, inseticidas, etc., para atacar as pragas de sua lavoura. Precisa também de compradores para seus produtos.

c) Dependemos de médicos, enfermeiros, polícia, motoristas de ônibus, dentistas, advogados, pedreiros, encanadores, eletricistas, etc.

d) Somos eternos dependentes dos outros.

2. Já, Deus não depende de nada. Ele é Senhor de tudo, Vs. 24 , "Não habita em casas feitas por mãos dos homens":

a) Is 66.1, "Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?". Os atenienses, estavam orgulhosos por terem construído aquele momento para acomodar seus deuses. O Deus Criador, não precisa de nenhum monumento para habitar, nem tampouco precisa do homem para nada, Vs. 25, "Deus não é servido por mãos humanas".

b) Os atenienses precisavam servir aquelas imagens, com belas roupas, oferendas de alimentos, presentes caros, etc. Mas o Deus Criador, não precisa de ninguém para servi-lo, Sl 50.10-13, "10 Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. 11 Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. 12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. 13 Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes?"

3. Porém, nos somos eternos dependentes de Deus, Vs. 28, "Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração".

4. Deus é auto-suficiente, não necessita de nós.

 

III - O DEUS DESCONHECIDO É LONGÂNIMO E SALVADOR

 

Vs. 27, "Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós".

1. O povo daquela cidade estava vivendo a mais terrível abominação e idolatria, mas a misericórdia de Deus oferecia a eles uma oportunidade de arrependimento e salvação:

a) Veja a frase: "Deus não está longe de cada um de nós". Aquela idolatria poderia ter atirado Deus para longe deles, mas o Senhor ama o pecador, por mais miserável que seja aquele quadro, e vem em seu socorro. Você pode estar longe de Deus. Alguns pontos importantes:

b) "Deus criou o homem para que ele o buscasse", Vs. 26-27, "26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós". É dever nosso buscar ao Senhor. A palavra "tatear", significa: "Aplicar o tato a", "apalpar", "Pesquisar", "investigar", "Sondar", "examinar", "Tocar nas coisas (com as mãos, com os pés, ou com bengala, cajado, etc.), para guiar-se". Muitos tateiam atrás de Deus em sua ignorância, exemplo os atenienses.

c) Para o encontro com Deus, você precisa arrepender-se e não ficar vivendo no engano da idolatria, Vs. 29-30, "29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. 30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam".

2. Você está disposto nesta noite a deixar seus pecados para entregar-se a Jesus Cristo?


IV - O DEUS DESCONHECIDO É JUIZ

 

Vs. 31, "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos".

1. O Julgamento será efetuado por Cristo, At 10.42, "E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos".

2. Este Julgamento é segundo às obras para aqueles não creram e não obedeceram a Jesus, Ap 20.13-15, "13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo".

3. Este Julgamento tem até data marcada. Este dia é chamado:

a) "Dia do Senhor", Ap 6.17, "Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?"

b) "Dia de Julgamento e perdição dos homens ímpios", II Pe 3.7, "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios".

c) "Dia de Destruição", "Dia do Furor", Jó 21.30, "Que o mal é preservado para o dia da destruição; e arrebatado no dia do furor?"

4. Deus julgará todos aqueles que não querem aliança com Jesus. Você pode ser um desses.

 

CONCLUSÃO:

 

1. Queremos destacar pelos menos dois pontos principais sobre o "Deus Desconhecido":

a) Ele é Salvador,

b) Ele é Juiz.

2. Você quer que Ele seja teu Salvador ou teu Juiz? Para que Ele seja teu Salvador, você precisa mudar de atitude diante dele. Para que Ele seja teu Juiz, continue como você está.