DONS ESPIRITUAIS, USO E ABUSO

1 CO 12

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Vivemos numa época muito difícil, onde práticas erradas tem invadido nossos arraiais com um desvio tremendo na doutrina do Espírito Santo. Porém, este abuso por parte de muitos que se dizem seguidores de Cristo, não deve nos levar a nos abstermos da ação e dons do Espírito.

2. Em 1 Co 12-14, a palavra grega "carisma", aparece 9 vezes. Esta palavra é traduzida para nossa língua com "Dom Espiritual".

3. Seriam os "Dons Espirituais", ou alguns deles, somente para a Igreja Primitiva, e não condizentes com a realidade da Igreja nos dias atuais? De acordo com a história da Igreja, sempre houve grupos que apresentavam tais práticas, embora não verificados na chamada "Igreja Mãe". Porém, não devemos nos preocupar com isto, uma vez que a "Igreja Mãe", foi degenerada com o passar dos tempos.

4. A dinâmica dos dons espirituais, é um dos recursos mais poderosos de Deus, para que sua Igreja cresça, e tenha saúde em termos espirituais.

 

"VAMOS VER A PROBLEMÁTICAS DOS DONS ESPIRITUAIS NA IGREJA EM CORINTO":

 

I - O PROBLEMA

1. Os dons espirituais, para aquela Igreja era um tipo de "status".

2. Os Coríntios, gozavam da felicidade de ter recebido todos os dons, 1 Co 1.7.

3. Mas apesar disto, estava longe de ser uma Igreja ideal. Assumiram uma atitude presunçosa e até mesmo mundana em relação aos dons.

4. Este "status espiritual", é evidenciado em sérios problemas:

a) Havia dissenções e divisões no seio da Igreja, 1 Co 1.11-13.

b) Havia muita carnalidade, 1Co 3.1-3.

c) Havia práticas sexuais erradas, 1 Co 5.1-5.

d) Havia brigas judiciais, 1 Co 6.1-8.

e) Havia problemas relacionados à idolatria, 1Co 10.14sess.

f) Havia problemas com a Ceia do Senhor, 1 Co 11.

4. Estavam sendo ignorantes a respeito dos dons, 1 Co 12.1.

 

II - O PRINCÍPIO

1. A Igreja de Cristo é um corpo. Paulo fala do corpo de Cristo sob três ponto de vista:

a) Unidade, 1 Co 12.12-13. Só existe um corpo e este corpo é indivisível. Como o corpo de Cristo em nosso dias está sendo dilacerado! Até mesmo dentro das Igrejas há divisões:

a.1. "Todos fomos batizados em Cristo, formando um Corpo", Rm 8.9.

a.2. "Todos temos bebido de um Espírito".

Quando não há unidade no Corpo de Cristo, o povo de Deus perece.

b) Diversidade, 1Co 12.14sess. O Corpo, tem membros diferentes, mas todos são necessários:

b.1. 1 Co 3.6, "Um planta, outro rega, outro edifica". Daí, a necessidade de dons diferentes.

b.2. Os dons são dados exclusivamente pela graça de Deus. A palavra grega para "Dom Espiritual", é "carisma", e vem da raiz "cariós", que significa "graça", 1 Co 12.11, 18. Haveria uma contradição com 1 Co 12.31 e 14.1?

b.3. Tal fato, indica que os dons devem ser buscados, mas é o Espírito Santo quem decide a entrega deles e distribui de acordo com a capacidade de cada crente. Devemos "buscar os melhores dons".

b.4. O que aconteceria se todos nós tivéssemos o dom de línguas, ou todos nós tivéssemos o dom de profecia, ou ainda o dom de interpretação de línguas?

b.5. Imaginem, se todo o nosso corpo fosse olho?

c) Funcionamento, 1Co 12.27-sess. A Igreja só funciona, se cada membro põe em prática seu dom espiritual:

c.1. Devemos notar que a vantagem de possuir todos os dons, não garantiu que os irmãos de Corinto, os usassem de forma correta. Também uma boa compreensão teológica, não ajuda em nada.

c.2. Cumpre fazer aqui algumas perguntas?:

c.2.1. Você já descobriu o seu dom espiritual?

c.2.2. Cada membro do Corpo de Cristo, tem pelo menos um dom e alguns tem mais de um dom. O que você tem feito para descobrir seu dom?

c.3. Se você tem um dom, é necessário que você o use de forma correta. Veja o que a Bíblia fala sobre o seu dom e aplique.

c.4. Deus te cobrará, assim como cobrou os servos da parábola dos Talentos, Mt 25.11sess.

 

CONCLUSÃO:

1. Muitos crentes em Cristo, além de possuir dons espirituais, também podem possuir o que chamamos de "talentos". Talento, é uma capacidade natural de alguém para executar certo tipo de atividade. Exemplo: Música, costura, crochê, etc.

2. Ninguém tem todos os dons. Alguém pode ter o "Dom de Evangelista", mas não ter o "Dom de Pregador". Alguém pode ter o "Dom de Línguas", mas não ter o "Dom de Interpretação de Línguas".

3. Esteja contente com o Dom que Deus te deu. Descubra o seu dom, 2 Tm 1.6.