ESPIRITISMO

Deuteronômio 18:9-14

 

 Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução

Não há como negar esta tremenda realidade em nosso contexto brasileiro, pois o Brasil é o primeiro país no mundo em número de espíritas.

A palavra "Espiritismo" vem do grego pneumma (sopro, exaltação, sopro vital, espírito). O Sufixo "Ismós" indica Doutrina Filosófica Religiosa; daí o Espiritismo.

O Espiritismo não é crença nova. Suas raízes remonta aos tempos antigos. Faz parte da tradição de vários povos, como os egípcios, caldeus, hindus, assírios e outros.

 

Tipos de Espiritismo:

Antes de introduzir o povo de Israel na terra prometida, Deus fez sérias advertências contra as práticas religiosas dos cananitas, habitantes da terra, que incluíram a necromancia entre suas práticas (Lv. 19:31; 20:6,27).

 

 

I - História do Moderno Espiritismo (Kardecista)

O Espiritismo moderno teve seu ressurgimento nos Estados Unidos, com as irmãs Margaret e Kate Fox, em 31 de março de 1848. Começaram a ouvir pancadas na casa e depois móveis passaram a mover de um lado para outro.

As irmãs Fox desenvolveram um sistema de comunicação com o suposto espírito, que respondia as suas perguntas mediante um código previamente estabelecido.

No ano de 1856 a França tornou-se o centro mundial do espiritismo, quando um professor francês, Léon Hippolyte Denizart Rivial (Allan kardec), deu nova dimensão a essa seita, estruturando sua doutrina. O primeiro livro escrito por Kardec foi o Livro dos Espíritos, em 18/04/1857, data considerada pelos kardecistas como o dia da fundação do espiritismo.

A primeira sessão espírita realizada no Brasil foi no dia 17/09/1865, Salvador – BA, sob a direção de Luís Olímpio Teles de Menezes. O nome mais conhecido do Espiritismo Kardecista no Brasil hoje é do médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier). Ele já incorporou espíritos de 605 autores falecidos. Ele é considerado o "Senhor dos Espíritos".

 

II – O Espiritismo e a Bíblia

Allan Kardec disse: "A lei do Antigo Testamento está personificada em Moisés; a do Novo Testamento está personificada em Cristo; o Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus...". Mas, encontramos grandes contradições entre o Espiritismo e a Bíblia.

Allan Kardec chegou a dizer que "o Cristianismo e o Espiritismo são uma e a mesma coisa". Mas, o Espiritismo nega a criação de Deus descrita em Gênesis capítulo primeiro. Acredita no evolucionismo, sendo o homem o ser mais elevado da escala evolucionista.

O profeta Isaías levantou a voz contra os antigos espíritas (Is. 8:19; 19:3; 47:9). O rei Josias fez o mesmo (II Rs. 23:24,25). O rei Manassés perdeu seu reinado como conseqüência do seu envolvimento com o espiritismo ( II Rs. 21:6; II Cr. 33:6). Vemos que o Espiritismo é totalmente condenado pela Bíblia (Dt. 18:10-12).

 

III – Confronto doutrinário entre Cristianismo e Espiritismo

Estaremos apresentando três das principais doutrinas do Cristianismo e três do Espiritismo.

 

  1. Doutrinas fundamentais do Cristianismo

1. Trindade

A Bíblia revela-nos um Deus triúno, isto é, um Deus eterno subsistente em três pessoas, iguais entre si em natureza, essência e poder: Pai (II Pe. 1:17); Filho (Jo. 1:1; Rm. 9:5); Espirito Santo (At. 5:3,4).

Para o espiritismo, Deus é um ser mono-pessoal, o Pai, e negam que o Filho seja Deus e até rejeitam a existência do Espírito Santo como ser pessoal.

2. Deus

A doutrina espírita acerca de Deus é ambígua, ora assumindo aspectos deístas (Deus criou o mundo e foi embora), ora aspectos Panteístas (Deus é tudo e tudo é Deus).

Devemos entender acerca de Deus:

  1.  Deus é um Ser pessoal – que fala (Hb. 1:1,2); que tem emoções ( I Jo. 4:8; Rm. 5:5; Sl. 103:8,13).
  2.  Deus é um Ser transcendente e imanente e também distinto de sua criação – (Sl. 104:14; Mt. 5:45; Jr. 23:24; I Rs. 8:27; Is. 14:26,27).

3. Redenção de Cristo

O Espiritismo nega a redenção ao declarar: "Não a missão de Cristo, não em resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si mesmo".

Mas a Bíblia diz exatamente o contrário. É o sangue de Cristo que nos resgata da condenação eterna (Lc. 19:10; Hb. 9:23-28; I Tm. 1:15; Ef. 1:7; I Jo. 1:7-9; 2:12).

 

B – Doutrinas fundamentais do Espiritismo

1. Comunicação com os mortos

Deus sempre proibiu esta prática entre o Povo Judeu (Dt. 18:9-12).

Para poderem fundamentar sua tese de comunicação mediúnica, usam o texto de I Sm. 28, onde o Rei Saul procura a médium de En-Dor. A Bíblia nos ensina que o resultado desta prática foi trágico (I Cr. 10:13).

Devemos fazer algumas considerações acerca deste texto:

  1.  A visão foi subjetiva e não objetiva
  2.  Em I Sm. 28:13, a mulher diz: "Vejo um deus que sobe da terra", e no versículo 14 diz: "Entendendo Saul que era Samuel...". Não foi Saul quem viu, mas a mulher.
  3.  Não foi Samuel quem apareceu, mas sim um demônio

A procura de uma resposta para seus problemas, o diabo aproveita da situação para enganar Saul. O diabo tem esse poder de aparentar o que não é (II Co. 11:13,14; I Sm. 16:23).

Podemos concluir que é impossível a comunicação entre vivos e mortos (Jó 7:9-19; Ec. 9:6; Mt. 25:41,46; Lc. 16:19-31).

 

2. Reencarnação

Para o Espiritismo, o objetiva da reencarnação é: "expiação, aprimoramento progressivo da humanidade". Ou seja, a cada encarnação, o espírito avança para o estágio final. Allan Kardec disse: "O princípio da reencarnação ressalta, aliás, de várias passagens das Escrituras, e se encontra notavelmente formulado de maneira explícita no Evangelho".

A idéia de alcançar um espírito puro é gnosticismo, ou seja, a carne é má, e o espírito precisa se libertar dela.

Vejamos alguns textos que o Espiritismo aponta para defender sua tese:

  1.  Mateus 11:12-15
  2.  Falam que João Batista era a reencarnação de Elias. Mas, como poderia ser se no Monte da Transfiguração (Mt. 17:1-6), quem aparece é Elias, e não João Batista? O próprio João Batista diz que ele não era Elias (Jo. 1:19-21). E outra coisa, para que João fosse a reencarnação de Elias, este teria que Ter morrido, o que não aconteceu (II Rs. 2:11).
  3.  João 3:1-12
  4.  O Espiritismo afirma que Jesus ensinou sobre a reencarnação, quando falou sobre novo nascimento. Mas é lógico que Cristo não está falando de nascimento físico, e sim espiritual (regeneração).
  5.  Jó 1:20,21 e 14:10-14

Para o Espiritismo, Jó declarou que há reencarnação. Jó não está se referindo ao retorno da alma, ou espírito, a um outro corpo, mas sim, à descida do corpo à sepultura. Jó mesmo declara que ressuscitaria num corpo imortal (Jó 19:24-26).

A Bíblia é clara quando afirma que há uma existência única, em que o homem tem sua oportunidade de salvar-se, por Cristo Jesus (Hb. 9:27; Ec. 12:7).

 

3. Salvação pelas obras

Allan Kardec no livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo", afirma: "Meus filhos, na máxima ‘Fora da caridade não há salvação’ estão contidos os destinos dos homens na terra como nos céus".

Precisamos entender que as boas obras nunca salvaram, nem ajudaram a salvar. Paulo fala isso em Ef. 2:8-10. O papel das obras na salvação é puramente consequencial. Sendo assim, eu não sou salvo por causa das obras, mas sou salvo para realizá-las. Elas possuem um peso no Galardão. O verdadeiro cristão ama a Deus e ao próximo.

 

CONCLUSÃO

Podemos concluir que, mesmo o Espiritismo Kardecista usando vários textos bíblicos, nunca será conivente com o Cristianismo. A afirmativa de Allan Kardec de que "o Cristianismo e o Espiritismo são uma e a mesma coisa", nada mais é do que uma armadilha satânica para enganar, se possível, os eleitos de Deus.

Portanto, cuidado meu querido irmão, para não ser enganado (I Tm. 4:1ss).

Pr. Cleber Macedo de Oliveira

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