O PRÍNCIPE DO EXÉRCITO DE DEUS

JS 5.13-15

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto: "13 Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? 14 Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? 15 Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez".

 

INTRODUÇÃO:

1. O povo israelita havia atravessado o rio Jordão e estava bem próximo da cidade de Jericó. Seria esta a primeira cidade a ser conquistada na "Terra de Canaã". A cidade ficava a cerca de 16 quilômetros do Rio Jordão.

2. O povo estava sobre a liderança de Josué, uma vez que Moisés, o grande líder, havia ficado no Monte Nebo, donde avistou a Terra da Promessa e morreu, Dt 34.1-5, "1 Então subiu Moisés das planícies de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã, 2 todo o Naftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá, até o mar ocidental, 3 o Negebe, e a planície do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. 4 E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. Eu te fiz vê-la com os teus olhos, porém para lá não passarás. 5 Assim Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, conforme o dito do Senhor".

3. Josué havia sido investido de autoridade sobre o povo pelas mãos de Moisés, pela ordem do próprio Senhor, Dt 34.9, "Ora, Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés lhe tinha imposto as mãos; assim se filhos de Israel lhe obedeceram , e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés".

4. Seria a primeira batalha para a conquista da terra. Vejamos alguns pontos sobre aquela cidade:

a) Era a cidade principal do vale do Jordão.

b) Achava-se entrincheirada por enormes muralhas e portões altamente resistentes.

c) O povo da cidade era um povo rico, pois as terras que a cercavam eram altamente produtivas.

5. Foi neste intervalo, após a travessia do Rio Jordão e antes da invasão da cidade que Josué observou alguém estranho, um guerreiro, que passeava no meio do povo. Ele fez ao guerreiro a seguinte pergunta: "És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?".

 

"VEJAMOS ALGUMAS PERGUNTAS NO SENTIDO DE ESCLARECER QUEM ERA O ESTRANHO E O QUE ELE FAZIA ALI"

 

I - QUEM ERA O ESTRANHO?

1. Ele identificou-se como "O príncipe dos exércitos do Senhor".

2. Alguns historiadores identificaram este guerreiro como sendo "O Anjo do Senhor", e portanto, o próprio Senhor. Josué reconheceu isto.

3. Muitas vezes, no V.T., o Senhor aparece na forma de homem e sempre que Ele aparece assim, para designá-LO, nós temos a seguinte expressão: "O Anjo do Senhor". Cremos que esta expressão se refere ao próprio Senhor, sem qualquer sombra de dúvida. Vejamos algumas passagens, onde Deus se manifesta desta maneira:

a) Seu aparecimento a Agar, Gn 16.7-10, "7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, 8 perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. 9 Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. 10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será". Ver ainda Gn 21.14-20, "14 Então se levantou Abraão de manhã cedo e, tomando pão e um odre de água, os deu a Agar, pondo-os sobre o ombro dela; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu e foi andando errante pelo deserto de Beer-Seba. 15 E consumida a água do odre, Agar deitou o menino debaixo de um dos arbustos, 16 e foi assentar-se em frente dele, a boa distância, como a de um tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. Assim sentada em frente dele, levantou a sua voz e chorou. 17 Mas Deus ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, bradando a Agar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Agar? não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. 18 Ergue-te, levanta o menino e toma-o pela mão, porque dele farei uma grande nação. 19 E abriu-lhe Deus os olhos, e ela viu um poço; e foi encher de água o odre e deu de beber ao menino. 20 Deus estava com o menino, que cresceu e, morando no deserto, tornou-se flecheiro".

b) Seu aparecimento a Abraão, Gn 22.11-18, "11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui. 12 Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. 13 Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho. 14 Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. 15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde o céu, 16 e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho, 17 que deveras te abençoarei, e grandemente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 18 e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz".

c) Seu aparecimento a Jacó, Gn 31.11-13, "11 Disse-me o anjo de Deus no sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui. 12 Prosseguiu o anjo: Levanta os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te vem fazendo. 13 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela".

d) Temos ainda muitos outros registos de Deus aparecendo sob a forma humana, como por exemplo, Moisés, a Gideão, etc..

4. Era o próprio Senhor que estava ali com Josué e seu povo, para comandar a grande batalha. Deus está à frente de seu povo. Ele está aqui em nosso meio.

 

II - O QUE O ESTRANHO FAZIA ALI?

1. Havia uma grande batalha pela frente, que era a tomada de Jericó, e o Senhor havia prometido a Josué que estaria sempre com ele:

a) A promessa, Js 1.1-9, " 1 Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares".

b) A predição de Moisés, Dt 31.7-8, "7 Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la. 8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes".

2. A espada nua, que estava na mão do Anjo do Senhor, era o símbolo de que o Senhor iria guerrear pelo seu povo. Esta espada simboliza ao mesmo tempo:

a) Guerra.

b) Juízo de Deus:

- Dt 32.41, "...se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão travar do juízo, então retribuirei vingança aos meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam".

- 1 Cr 21.12, "...ou três anos de fome; ou seres por três meses consumido diante de teus adversários, enquanto a espada de teus inimigos te alcance; ou que por três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor façam destruição por todos os termos de Israel. Vê, pois, agora que resposta hei de levar a quem me enviou".

- Is 66.16, "Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos".

- Jr 12.12, "Sobre todos os altos escalvados do deserto vieram destruidores, porque a espada do Senhor devora desde uma até outra extremidade da terra; não há paz para nenhuma carne".

- Ap 19.15, "Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso".

3. Entregue sua luta ao Senhor, 2Co 10.4-5, "4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo".

 

III - QUE ATITUDE TOMOU JOSUÉ?

1. "Prostrou-se". Colocou o seu rosto no pó. Esta era uma atitude de respeito, reverência e temor.

2. "O adorou". Reconheceu que aquele varão era o Deus Todo-Poderoso.

3. Colocou-se a disposição do Senhor: "Que diz meu Senhor ao seu povo?". Esta atitude de submissão é o mesmo tipo de atitude vista em Samuel, 1Sm 3.1-10, "1 Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes. 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 3 e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 4 o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. 5 E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. 9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.10 Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve".

4. Que atitude você tem tido diante do Príncipe dos Exércitos do Senhor?

 

IV - O QUE EXIGIU O SENHOR?

1. "Tira o sapato de teus pés, porque o lugar em que estás é santo". A atitude de Josué em prostrar-se, não era suficiente, mas o Senhor exigiu ainda mais. Exigiu que ele ficasse descalço. Esta exigência também fora feita a Moisés no Monte Sinai, Êx 3.5, "Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa".

2. Aqueles sapatos eram estranhos no relacionamento do Senhor com Josué. Precisavam ser tirados. Há certas coisas que precisam ser tiradas, se quisermos ter um relacionamento perfeito com Deus, Hb 12.1, "Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta".

3. Tire o sapato de teus pés, porque estamos na presença do Senhor.

 

CONCLUSÃO:

1. Deus estava ali para colocar Josué e seu povo na Terra da Promessa. Ia adiante deles expulsando os inimigos. O Senhor vai adiante de nós em nossas lutas.

2. Deus quer te colocar na terra prometida. Grandes e preciosas bênçãos Deus tem para você. A benção principal é a vida eterna no Reino Celestial, Mt 25.34, "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo".