OS MÓRMONS
Hebreus 4:14-16 e 5:1-10
Pr. José Antônio Corrêa
Introdução
O século XIX foi um século de surgimentos de seitas. Na América do Norte, um ambiente propício, favoreceu a iniciativa de alguns homens, que sem qualquer respeito com a Verdade Bíblica, criaram suas "novas religiões", levando milhões ao engano.
Os Mórmons, ou IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS é uma destas seitas. Atualmente conta uma estrutura fortíssima, e envia missionários pelo mundo com fartos recursos financeiros.
BREVE HISTÓRICO:
O mormonismo surgiu mediante "revelações" recebidas por Joseph Smith, em 1823. Este jovem, com então 18 anos, ficou convencido que todas as igrejas do mundo estavam erradas e ele foi chamado para ser profeta do Altíssimo e fundar a Igreja Verdadeira.
Segundo Smith, apresentou-se-lhe o anjo MORÔNI, que havia vivido naquela mesma área há alguns anos, 1400 aproximadamente. Mórmon, o pai de Morôni, havia gravado a história de seu povo em placas de ouro. Quando estava a ponto de serem exterminados por seus inimigos, Morôni enterrou as placas ao pé de um monte próximo do que agora é Palmyra (NY).
Morôni indicou a Smith o lugar e lhe emprestou umas pedras milagrosas, com lentes, chamadas URIM e TUMIM. Com elas, Smith poderia ler a história das placas, escritas no que ele chamou de egípcio reformado. Depois de
conseguir as placas de ouro e as lentes, Smith, sentado detrás de uma cortina, ditou a um amigo a tradução. Depois devolveu as placas e as lentes a Morôni. Publicou a obra em 1829, chamando-a de LIVRO MÓRMON. Para eles, o livro de Mormo é a Palavra de Deus, como a Bíblia.
Em 1831, uma "revelação" ordenou aos Santos que fossem habitar em Missouri, a "terra de Sião". Entretanto, devido a problemas com os novos vizinhos, mudaram para o estado de Illinóis, onde erigiram uma nova cidade: NAUVOO. Neste local, Smith, excedeu-se em demasia, e dizendo-se candidato a Presidência dos EUA, acabou acusado de grosseira imoralidade, falsificações, abrigar criminosos, e sendo preso, foi assassinado juntamente com seu irmão Hyrum, por uma turba revoltada.
Atualmente, há três facções do Mormonismo: a- Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias; b- Igreja reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias; c- Igreja de Cristo do lote do Templo.
Sua teologia:
São politeístas. Os homens são filhos de deuses e os fiéis chegarão a ser deuses. Adão era o deus deste mundo.
Atração Especial:
Demonstração prática de amor cristão na organização social, cooperação e ajuda mútua. Sinceridade, zelo missionário e boa vida moral dos membros. Prosperidade material.
Essência do Mormonismo:
Algumas das doutrinas mais características da igreja Mormo, não são encontradas no Livro de Mormo, mas em outros escritos, como: Doutrina e Convênio, e Pérola de Grande Preço. Na verdade, os três grupos, apresentam ao público documentos enganosos que pretendem declarar suas crenças mas que na realidade as ocultam.
ALGUMAS DE SUAS DOUTRINAS
A BÍBLIA - Dizem crer nela até onde foi preservada na tradução correta. Alegam que a Igreja apóstata, corrompeu a Bíblia original, tirando dela partes importantes e acrescentou partes inaceitáveis. Publicaram a sua própria Bíblia. Dizem ainda que a Bíblia é insuficiente, e que Deus não deu a seu povo, tudo aquilo que queria revelar, e portanto, levantou Joseph Smith para completá-la.
Mas, vejamos algumas coisas sobre a Bíblia. Ela é inspirada por Deus, é a Palavra de Deus, independente da nossa tradução ou interpretação (II Tm. 3:16; II Pe. 1:19-21; Jo. 17:17). Vemos sua inspiração quando o próprio Cristo faz citações de suas partes ( Mt. 4; Mc. 7:6,7,10). Há o cumprimento profético da vinda de Cristo (Mt. 5:17,18). E o próprio testemunho de vidas que foram transformadas pelo poder da Bíblia.
DEUS - São politeístas. Dizem que Adão é nosso pai e nosso Deus, e que Adão era Deus. Crêem que Deus é um homem exaltado e que todos os homens fiéis à sua doutrina se tornarão deuses. Ensinam que os deuses foram homens, têm muitas esposas e procriam filhos. Os filhos ouvem a doutrina Mórmom, a aceitam e cumprem fielmente com todas as suas obrigações e depois da morte serão deuses.
Sabemos que Deus é espírito (Jo. 4:24), portanto não tem corpo como os homens (Lc. 24:39). É um ser pessoal, e seus atributos são: ETERNO (Dt. 33:27; Sl. 90:2; Ap. 4:8-10); ONIPOTENTE ( Sl.139:1-6; Pv. 5:21); ONIPRESENTE (Sl. 102:25; Jr. 10:12; Gn. 1:1). Ele nunca foi homem, e nunca será.
JESUS - Quando a virgem Maria concebeu o menino Jesus, o Pai o tinha gerado a sua própria semelhança. Ele não foi gerado pelo Espírito
Santo. E quem era o Pai? Era o primeiro da família humana... Jesus nosso irmão mais velho, foi gerado em carne pelo nosso personagem que estava no Jardim do Éden, e que é nosso Pai do Céu. Eles ensinam que Jesus tinha várias esposas, dentre elas Marta e Maria, irmãs de Lázaro e Maria Madalena.
Quanto a isso ver: Mt. 1:18; Lc. 1:31; Sl. 102:24-27; Hb. 1:8; 10:1; Tt. 2:13; Jo. 1:1; 9:35-37.
IGREJA - Para eles, a igreja foi expulsa da terra. Nos primeiros 10 séculos após o ministério de Cristo, a autoridade do sacerdócio foi perdida dentre os homens, e nenhum poder humano poderia restaurá-la. Mas o Senhor em sua misericórdia providenciou o restabelecimento de sua igreja nos últimos dias, pelo profeta Joseph Smith.
FAMÍLIA - A estrutura de constituição familiar que pregam é de Poligamia. Isto é, o homem pode e deve Ter muitas mulheres. Chegam a dizer nas palavras de Brigham Young: "Os únicos homens que se tornam deuses, até mesmo filhos de deuses, são os que aceitam a poligamia". Eles pararam com esta doutrina, desde que houve problemas com a lei dos Estados Unidos.
CONCLUSÃO
Ao tratar com os Mórmons, devemos Ter muito cuidado. Sua doutrina é totalmente anti-bíblica e perigosa.
Devemos pregar a verdade de Deus para eles, mesmo sabendo que não aceitam a Bíblia como única verdade.
Pr.
Cleber Macedo de Oliveira
II
Igreja Presbiteriana de Frutal - ipbfrutal@starmedia.com.br