MULHER SAMARITANA

JOÃO 4.1-30

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

"1 E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João 2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos), 3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galileia. 4 E era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. 6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. 7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. 25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. 27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? 28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele".

 

INTRODUÇÃO:

 

1. No texto que lemos, encontramos Jesus indo da Judéia para a Galileia. A província da Judéia ficava ao sul da Palestina e a província da Galileia ficava ao Norte. Para fazer este trajeto, havia dois caminhos: Ou ia-se em linha reta, passando por outra província chamada Samaria, ou ia-se pelo caminho da Pereia, o que significava dar uma grande volta.

2. Normalmente, os judeus, em razão de disputas raciais, evitavam atravessar Samaria. Havia ainda um outro fator inconveniente. Neste trajeto eram comuns os assaltos, a violência, muitas vezes seguida de morte, pois bandos de ladrões se aproveitavam dos judeus que subiam a Jerusalém para suas festas religiosas.

3. O texto nos informa que "era necessário (Jesus) passar por Samaria". Com certeza esta necessidade que Jesus tinha de entrar em Samaria, vinha em razão de uma revelação do Espírito Santo que dirigia seus passos. O principal motivo do Espírito Santo dirigir Jesus no sentido dele passar por Samaria, seria o seu encontro com a mulher samaritana. Vejamos as verdades contidas nesta experiência de Jesus, sob o título: "O CRISTO QUE SE REVELA AOS HOMENS":

 

I – EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS, JESUS QUEBRA PRECONCEITOS

 

"7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)".

1. O grande preconceito que havia entre os judeus e os samaritanos, era o preconceito racial. Os samaritanos haviam tido origem no processo que é chamado em sociologia de "miscigenação", que significa "mistura de raça". Os judeus pregavam uma raça pura. Esta miscigenação em Samaria começou no ano 722 a.C., quando a Assíria invadiu o Reino do Norte (Israel), levando para o cativeiro os nobres, os ricos, os jovens, etc., ficando na terra os pobres, os velhos, as mulheres, os doentes, etc.. Por outro lado, o rei assírio trouxe para a região gente de outros povos conquistados por Samaria, surgindo a mistura de raças através dos casamentos inter-raciais.

2. Como os judeus primavam por uma raça pura, a rejeição ao povo samaritano foi uma questão de tempo. Com certeza, através dos casamentos com outros povos, a mistura samaritana também se caracterizou pela aceitação dos costumes destes povos, incluindo a adoração dos seus deuses, que não Javé, e a crença no Deus único foi corrompida. Um fato histórico interessante ocorreu na chamada revolta dos macabeus, quando os samaritanos "se inclinaram perante a tempestade, e seu templo, no monte Gerizim, era dedicado a Zeus Xênio" (O Novo Dicionário da Bíblia – Edições Vida Nova). Todos estes fatores e outros contribuíram para que o ódio entre judeus e samaritanos crescesse a níveis revoltantes.

3. Os judeus não somente mantinham preconceitos com os samaritanos, mas também com povos de outras nacionalidades, conforme podemos ver a palavra de Pedro na casa de Cornélio em Atos 10.28: "...Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo".

4. Porém, olhando para a Palavra de Deus podemos ver que todo e qualquer preconceito deve ser abolido, uma vez que todos os homens são iguais perante Deus:

a) Gl 3.27-28, "27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus". Os judeus tornaram-se exclusivistas em relação à adoração a Deus. Todos os outros povos (chamados de gentios), eram considerados por eles como cães, e relegados a um nível inferior. Nesta passagem Paulo mostra que perante Cristo, judeus, gregos, bárbaros, homem, mulher, escravos, estão no mesmo pé de igualdade.

b) Rm 10.12, "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam". Da mesma forma que a salvação veio para os judeus, veio também para todos os outros povos, inclusive nós brasileiros. Deus não faz distinção de raça, cor, sexo, etc. Quem se achegar ao Senhor através de sua Palavra será recebido, Jo 1.12, "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome".

5. PRIMEIRA APLICAÇÃO: Jesus veio para você, não importando sua cor, raça, condição social, etc.!

 

II - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS, JESUS SE COLOCOU COMO A ÁGUA VIVA

 

"10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?"

1. A água dentro da Palavra de Deus, representa a vida. Realmente não pode existir vida sem a água. Jesus parte de um exemplo significativo para aquela mulher, pois ela sabia o quanto a água era importante e quanto sacrifício precisava fazer para consegui-la. Um fator interessante e digno de notarmos é a carência de água na região da Palestina, onde as chuvas são raras e a água precisa ser extraída do subsolo através da perfuração de poços, o que se torna custoso consegui-la

2. Ao apresentar-se como a "Água Viva", Jesus estava trazendo àquela mulher a única fonte que poderia proporcionar-lhe a verdadeira vida eterna. Somente Jesus pode dar vida:

a) Jo 10.10, "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Nesta passagem Jesus mostra que todo homem sofre a influência destruidora do Diabo, uma vez que seu objetivo é matar, roubar e destruir. Porém como "Água Viva", o Senhor pode libertar o homem desta influência negativa de Satanás, dando-lhe uma "vida abundante", rica em seu conteúdo.

b) Jo 11.25-26, "25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"

- O homem sem Cristo, está morto nos seus delitos e pecados (Ef 2.1, "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados").

- Porém crendo naquele que é a "ressurreição e a vida", podemos viver novamente.

- Note que esta morte a qual o texto se refere é "morte espiritual", uma que ela está arraigada em gente que "anda", "fala", "pensa", etc.

3. Jesus não somente te dá vida, mas também transforma você numa fonte de vida para outras pessoas, Jo 7.37-38, "37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Estes "rios de águas vivas", que "fluirão de seu ventre", terão tremenda influência sobre as vidas que vivem ao nosso redor. É a Palavra que dá vida, que limpa, que tira os teus pecados!

4. SEGUNDA APLICAÇÃO: Como "Água Viva", Jesus oferece vida a todos os que se aproximam dele. Esta vida, será também "fonte de vida", sobre nós para influenciarmos aqueles que estão ao nosso redor.

 

III - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS, JESUS MANIFESTA-SE COMO O MESSIAS PROMETIDO

 

"16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. 25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. 26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. 29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele".

1. A esperança messiânica era um fator que mexia com os sentimentos judaicos. Embora aquela mulher fosse rejeitada pelos considerados "judeus legítimos", não havia perdido sua esperança no Messias, que haveria de se manifestar a qualquer momento.

2. Para os judeus, o verdadeiro Messias, seria um líder guerreiro, que Javé enviaria para libertar a nação do jugo romano, implantando ao mesmo tempo um novo reino poderoso. Foi por esta razão que os judeus rejeitaram Jesus. Ele não correspondeu às expectativas deles, Jo 1.11-12, "11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome".

3. Porém, Jesus era de fato o Messias prometido, que veio não para implantar um reino político, mas um reino espiritual:

a) Mt 3.2, "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". A primeira mensagem de Jesus ao iniciar seu ministério falava do "Reino", embora este Reino nada parecesse com um "reino" no sentido em que eles estavam acostumados. O "Reino dos céus" pregado por Jesus nada tinha de comum, era um reino especial, com características próprias, onde o maior era igual ao menor, o servo era igual ao senhor, a mulher igual ao homem, etc.

b) Lc 17.20-21, "20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós". Aqui Jesus deixa claro que uma das características do Reino de Deus era a sua invisibilidade aos olhos humanos. Não seria algo "palpável", "pomposo", com tronos e coroas visíveis, etc., mas um reino que estaria dentro dos seus súditos.

4. TERCEIRA APLICAÇÃO: Como Messias, Jesus oferece o Reino a todos aqueles que quiserem recebê-lo.

 

IV - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS, JESUS MOSTROU A MANEIRA CORRETA DE ADORAÇÃO A DEUS

 

"20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

1. A questão da adoração também era uma questão que provocava grandes discussões entre os judeus e os samaritanos, chegando até mesmo a provocar mortes.

a) Devemos lembrar que a suma da religião dos samaritanos era o Pentateuco, de onde eles entendiam que o lugar apropriado para adorar era o Monte Gerizim. Podemos notar que havia uma dualidade de significado entre o monte Gerizim e o monte Ebal.

Por exemplo:

- Em Dt 27.4, há uma ordem de Deus para Israel onde diz que deveriam erigir um altar de pedras no monte Ebal, para oferecerem as ofertas queimadas: "Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras, que hoje te ordeno, no monte Ebal, e as caiarás".

- Para o povo judeu, contudo, o Pentateuco samaritano, substituiu o monte Ebal pelo monte Gerizim, na questão da adoração, à base de que em Dt 11.29 e 27.12, Deus declara que o monte Ebal é o monte das maldições e que o monte Gerizim é o monte das bênçãos.

® Dt 11.29, "Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal".

® Dt 27.12, "Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim".

b) Tendo como base as premissas acima, os samaritanos até construíram um templo rival sobre o monte Gerizim, sob a orientação de Sambalate, mas este templo foi destruído por João Hircano, no ano 128 a.C., no chamado período dos macabeus. Nos dias de Jesus, embora não existisse mais o templo dos samaritanos, o monte Gerizim continuava sendo centro de adoração com altares por toda parte. Um detalhe interessante é que os samaritanos acreditavam que foi neste monte que Abraão ofereceu seu filho Isaque em sacrifício. Para eles teria sido também ali, o encontro de Abraão com Melquisedeque.

b) Já os judeus criam que a adoração a Deus somente poderia ser prestada em Jerusalém no templo.

2. Jesus agora estava ensinando um outro método de adoração que não estava restrito a lugares. Ele afirma que a verdadeira adoração é aquela que vem de dentro do homem, tendo origem no seu espírito. Ele afirma que estes são os "adoradores que o Pai procura".

3. Aliás, não somente a adoração deve ter origem em nosso espírito, mas também todos os nossos atos de culto a Deus. Deus não tolera um culto formal, sem vida, Mt 15.8-9, "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens".

- Um verdadeiro culto envolve muito mais do que um lugar, um ambiente. Ele ocorre no íntimo, no coração, nas entranhas, daqueles que de fato estão envolvidos numa comunhão sem reservas com o Deus Eterno. O verdadeiro culto provoca em nós mudanças radicais, pois nosso orgulho, é quebrantado, somos despidos de nossa carne, de nossas pretensões, de nossa religiosidade, de nossos atos pecaminosos e assumimos uma nova vida diante do Criador.

4. QUARTA APLICAÇÃO: Como tem sido nosso culto a Deus? Hipócrita? Sincero?

 

CONCLUSÃO:

 

1. O que podemos aprender e aplicar em nossas vidas nesta experiência de Jesus com a mulher de Samaria?

a) Jesus quebrou todos os preconceitos.

b) Jesus é a "Água Viva".

c) Jesus é o Messias prometido.

d) Jesus nos ensinou a maneira correta de adorar a Deus.

2. Apliquemos estas verdades em nossa vida!