MULHER SAMARITANA
JOÃO 4.1-30
Pr. José Antônio Corrêa
"1
E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e
batizava mais discípulos do que João 2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas
os seus discípulos), 3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galileia. 4 E
era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria,
chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. 6 E
estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim
junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. 7 Veio uma mulher de Samaria tirar
água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8 Porque os seus discípulos tinham ido à
cidade comprar comida.9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu
judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus
não se comunicam com os samaritanos). 10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu
conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe
pedirias, e ele te daria água viva. 11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens
com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? 12 És tu maior
do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os
seus filhos, e o seu gado? 13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber
desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der
nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água
que salte para a vida eterna. 15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água,
para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. 16 Disse-lhe Jesus:
Vai, chama o teu marido, e vem cá.
INTRODUÇÃO:
1.
No texto que lemos, encontramos Jesus indo da Judéia para a Galileia. A
província da Judéia ficava ao sul da Palestina e a província da Galileia ficava
ao Norte. Para fazer este trajeto, havia dois caminhos: Ou ia-se em linha reta,
passando por outra província chamada Samaria, ou ia-se pelo caminho da Pereia,
o que significava dar uma grande volta.
2.
Normalmente, os judeus, em razão de disputas raciais, evitavam atravessar
Samaria. Havia ainda um outro fator inconveniente. Neste trajeto eram comuns os
assaltos, a violência, muitas vezes seguida de morte, pois bandos de ladrões se
aproveitavam dos judeus que subiam a Jerusalém para suas festas religiosas.
3.
O texto nos informa que "era necessário (Jesus) passar por Samaria".
Com certeza esta necessidade que Jesus tinha de entrar em Samaria, vinha em
razão de uma revelação do Espírito Santo que dirigia seus passos. O principal
motivo do Espírito Santo dirigir Jesus no sentido dele passar por Samaria,
seria o seu encontro com a mulher samaritana. Vejamos as verdades contidas
nesta experiência de Jesus, sob o título: "O CRISTO QUE SE REVELA AOS
HOMENS":
I – EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS,
JESUS QUEBRA PRECONCEITOS
"7
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. 8
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.9 Disse-lhe, pois,
a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou
mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os
samaritanos)".
1.
O grande preconceito que havia entre os judeus e os samaritanos, era o
preconceito racial. Os samaritanos haviam tido origem no processo que é chamado
em sociologia de "miscigenação", que significa "mistura de
raça". Os judeus pregavam uma raça pura. Esta miscigenação em Samaria
começou no ano
2.
Como os judeus primavam por uma raça pura, a rejeição ao povo samaritano foi
uma questão de tempo. Com certeza, através dos casamentos com outros povos, a
mistura samaritana também se caracterizou pela aceitação dos costumes destes
povos, incluindo a adoração dos seus deuses, que não Javé, e a crença no Deus
único foi corrompida. Um fato histórico interessante ocorreu na chamada revolta
dos macabeus, quando os samaritanos "se inclinaram perante a tempestade, e
seu templo, no monte Gerizim, era dedicado a Zeus Xênio" (O Novo
Dicionário da Bíblia – Edições Vida Nova). Todos estes fatores e outros
contribuíram para que o ódio entre judeus e samaritanos crescesse a níveis
revoltantes.
3.
Os judeus não somente mantinham preconceitos com os samaritanos, mas também com
povos de outras nacionalidades, conforme podemos ver a palavra de Pedro na casa
de Cornélio em Atos 10.28: "...Vós bem sabeis que é proibido a um
judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me
demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo".
4.
Porém, olhando para a Palavra de Deus podemos ver que todo e qualquer
preconceito deve ser abolido, uma vez que todos os homens são iguais perante
Deus:
a)
Gl 3.27-28, "27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já
vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem
livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".
Os judeus tornaram-se exclusivistas em relação à adoração a Deus. Todos os
outros povos (chamados de gentios), eram considerados por eles como cães, e
relegados a um nível inferior. Nesta passagem Paulo mostra que perante Cristo,
judeus, gregos, bárbaros, homem, mulher, escravos, estão no mesmo pé de
igualdade.
b)
Rm 10.12, "Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o
mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam". Da mesma
forma que a salvação veio para os judeus, veio também para todos os outros povos,
inclusive nós brasileiros. Deus não faz distinção de raça, cor, sexo, etc. Quem
se achegar ao Senhor através de sua Palavra será recebido, Jo 1.12,
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos
de Deus, a saber, aos que creem no seu nome".
5.
PRIMEIRA APLICAÇÃO: Jesus veio para você, não importando sua cor, raça,
condição social, etc.!
II - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS,
JESUS SE COLOCOU COMO A ÁGUA VIVA
"10
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te
diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. 11 Disse-lhe a
mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens
a água viva?"
2.
Ao apresentar-se como a "Água Viva", Jesus estava trazendo àquela
mulher a única fonte que poderia proporcionar-lhe a verdadeira vida eterna.
Somente Jesus pode dar vida:
a)
Jo 10.10, "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir;
eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Nesta passagem
Jesus mostra que todo homem sofre a influência destruidora do Diabo, uma vez
que seu objetivo é matar, roubar e destruir. Porém como "Água Viva",
o Senhor pode libertar o homem desta influência negativa de Satanás, dando-lhe
uma "vida abundante", rica em seu conteúdo.
b)
Jo 11.25-26, "25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não
morrerá, eternamente. Crês isto?"
-
O homem sem Cristo, está morto nos seus delitos e pecados (Ef 2.1,
"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados").
-
Porém crendo naquele que é a "ressurreição e a vida", podemos viver
novamente.
-
Note que esta morte a qual o texto se refere é "morte espiritual",
uma que ela está arraigada em gente que "anda", "fala",
"pensa", etc.
3.
Jesus não somente te dá vida, mas também transforma você numa fonte de vida
para outras pessoas, Jo 7.37-38, "37 No último dia, o grande dia da
festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38
Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água
viva". Estes "rios de águas vivas", que "fluirão de seu
ventre", terão tremenda influência sobre as vidas que vivem ao nosso
redor. É a Palavra que dá vida, que limpa, que tira os teus pecados!
4.
SEGUNDA APLICAÇÃO: Como "Água Viva", Jesus oferece vida a
todos os que se aproximam dele. Esta vida, será também "fonte de
vida", sobre nós para influenciarmos aqueles que estão ao nosso redor.
III - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS,
JESUS MANIFESTA-SE COMO O MESSIAS PROMETIDO
"16
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
2.
Para os judeus, o verdadeiro Messias, seria um líder guerreiro, que Javé
enviaria para libertar a nação do jugo romano, implantando ao mesmo tempo um
novo reino poderoso. Foi por esta razão que os judeus rejeitaram Jesus. Ele não
correspondeu às expectativas deles, Jo 1.11-12, "11 Veio para o que
era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu
nome".
3.
Porém, Jesus era de fato o Messias prometido, que veio não para implantar um
reino político, mas um reino espiritual:
a)
Mt 3.2, "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos
céus". A primeira mensagem de Jesus ao iniciar seu ministério falava do
"Reino", embora este Reino nada parecesse com um "reino" no
sentido em que eles estavam acostumados. O "Reino dos céus" pregado
por Jesus nada tinha de comum, era um reino especial, com características
próprias, onde o maior era igual ao menor, o servo era igual ao senhor, a
mulher igual ao homem, etc.
b)
Lc 17.20-21, "20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia
de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com
aparência exterior. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o
reino de Deus está entre vós". Aqui Jesus deixa claro que uma das
características do Reino de Deus era a sua invisibilidade aos olhos humanos.
Não seria algo "palpável", "pomposo", com tronos e coroas
visíveis, etc., mas um reino que estaria dentro dos seus súditos.
4.
TERCEIRA APLICAÇÃO: Como Messias, Jesus oferece o Reino a todos aqueles
que quiserem recebê-lo.
IV - EM SUA REVELAÇÃO AOS HOMENS,
JESUS MOSTROU A MANEIRA CORRETA DE ADORAÇÃO A DEUS
"20
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde
se deve adorar. 21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem
neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não sabeis;
nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas a hora vem,
e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24 Deus é Espírito, e
importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
a)
Devemos lembrar que a suma da religião dos samaritanos era o Pentateuco, de
onde eles entendiam que o lugar apropriado para adorar era o Monte Gerizim.
Podemos notar que havia uma dualidade de significado entre o monte Gerizim e o
monte Ebal.
Por
exemplo:
-
Em Dt 27.4, há uma ordem de Deus para Israel onde diz que deveriam
erigir um altar de pedras no monte Ebal, para oferecerem as ofertas queimadas:
"Quando houveres passado o Jordão, levantarás estas pedras, que hoje te
ordeno, no monte Ebal, e as caiarás".
-
Para o povo judeu, contudo, o Pentateuco samaritano, substituiu o monte Ebal
pelo monte Gerizim, na questão da adoração, à base de que em Dt 11.29 e 27.12,
Deus declara que o monte Ebal é o monte das maldições e que o monte Gerizim é o
monte das bênçãos.
® Dt 11.29,
"Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para
possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição
sobre o monte Ebal".
® Dt 27.12,
"Quando houveres passado o Jordão, estarão sobre o monte Gerizim, para
abençoarem o povo, estes: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim".
b)
Tendo como base as premissas acima, os samaritanos até construíram um templo
rival sobre o monte Gerizim, sob a orientação de Sambalate, mas este templo foi
destruído por João Hircano, no ano
b)
Já os judeus criam que a adoração a Deus somente poderia ser prestada em
Jerusalém no templo.
2.
Jesus agora estava ensinando um outro método de adoração que não estava
restrito a lugares. Ele afirma que a verdadeira adoração é aquela que vem de
dentro do homem, tendo origem no seu espírito. Ele afirma que estes são os
"adoradores que o Pai procura".
3.
Aliás, não somente a adoração deve ter origem em nosso espírito, mas também
todos os nossos atos de culto a Deus. Deus não tolera um culto formal, sem
vida, Mt 15.8-9, "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me
honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 Mas, em vão me
adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens".
-
Um verdadeiro culto envolve muito mais do que um lugar, um ambiente. Ele ocorre
no íntimo, no coração, nas entranhas, daqueles que de fato estão envolvidos
numa comunhão sem reservas com o Deus Eterno. O verdadeiro culto provoca em nós
mudanças radicais, pois nosso orgulho, é quebrantado, somos despidos de nossa
carne, de nossas pretensões, de nossa religiosidade, de nossos atos pecaminosos
e assumimos uma nova vida diante do Criador.
4.
QUARTA APLICAÇÃO: Como tem sido nosso culto a Deus? Hipócrita? Sincero?
CONCLUSÃO:
1.
O que podemos aprender e aplicar em nossas vidas nesta experiência de Jesus com
a mulher de Samaria?
a)
Jesus quebrou todos os preconceitos.
b)
Jesus é a "Água Viva".
c)
Jesus é o Messias prometido.
d)
Jesus nos ensinou a maneira correta de adorar a Deus.
2.
Apliquemos estas verdades em nossa vida!