A NOVA ERA

Mateus 24:3-14

 

 Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução

O que é realmente a Nova Era? Que movimento é esse que tem tomado proporções cada vez maiores entre os meios de comunicação de massa?

É o movimento da onda. Eles acreditam em duendes, usam pirâmides e cristais para obter energia e afastar os "fluidos negativos". Se ligam em meditações e força da mente, na influência dos astros, em magias, etc.

Nos últimos 27 anos, revistas, jornais, programas de rádio e televisão de grande alcance têm proclamado e celebrado a seita Nova Era. A seita é um mundo de escuridão ocultista e de perigo espiritual.

 

I - HISTÓRICO DA VELHA "NOVA ERA"

Apesar do movimento Ter explodido na década de 80, não é tão novo quanto parece. Tudo começou com uma mulher estudiosa e muito viajada. Era russa, nasceu em 1831. Seu nome era Helena Petrovna Blavatsky. Suas viagens ao oriente a levou ao espiritismo, e a um hindu chamado Kut Humi Lal Sing. Este a convenceu de que ela era a pessoa escolhida para formar uma organização que uniria todas as religiões. Ela, então, fundou em 1875 uma sociedade com o nome de "Sociedade Teosófica".

O objetivo era estudar a religião, filosofia e ciências e também investigar forças ocultas da natureza e do homem. Eles queriam formar um Núcleo de Fraternidade Universal da

 

Humanidade, unindo as religiões num único centro.

O nome "Nova Era" surgiu quando sua pregação foi proclamar o nascimento de uma Nova Era, a de Aquário, que viria a substituir a "decadente" Era Cristã, chamada de "Peixes". Conforme ordens secretas, o movimento deveria permanecer oculto até 1975. Só a partir daí que as doutrinas foram divulgadas mundialmente. A ordem era passar ao público o "Plano", para a "Nova Ordem Mundial".

 

II – IDÉIAS CENTRAIS DA NOVA ERA

O movimento da Nova Era crê em alguns pontos interessantes que merecem nossa atenção cuidadosa.

O objetivo da Nova Era vai muito além dos aspectos exteriores da sociedade; pretende-se mudar o próprio homem, seu interior, sua vida mental, sua fé, seus valores. Pretende-se dominar todas as áreas do mundo, e está presente em todos eles: empresas, escolas, governo, religiões, sindicatos, hospitais, etc.

Seu programa político é perigoso por ser baseado num conceito monístico e panteístico do mundo como tal; o programa é antiteísta e anticristão.

Os seguidores da Nova Era acreditam que a humanidade evoluiu ao longo das seguintes eras:

  1.  4304 - 2154 a. C - Era do Touro, com o surgimento dos povos assírios e babilônicos, cuja característica era a força bruta;
  2.  2154 - 4 a.C. - Era do Carneiro, com o surgimento do povo hebreu, que legou a Bíblia à humanidade;
  3.  4 a.C. - 2156 d. C. - Era de Peixes, com o surgimento do Cristianismo;
  4. 2146 - 4296 d. C. - Era de Aquarius, é a descoberta de um Poder e de uma Sabedoria infinitos no âmago da criatura humana. O homem é um ser divinizado.

A Nova Era espera por um tipo de Messias – AVATAR - que coloque ordem no mundo e estabeleça a Paz. Para eles, cada Era possui o seu AVATAR, e que para a Era de Aquarius surgirá o Messias, que unifique todo mundo debaixo de um único governo (para nós, este é o Anticristo).

 

III – A NOVA ERA E A BÍBLIA

É claro que a Nova Era é contrária a Bíblia Sagrada, e veremos em que pontos:

1. Deus

Para eles, Deus é: "Ele não é um indivíduo, mas uma energia... tudo é Deus; e porque tudo é Deus, então não existe Deus". Mas, vemos que a Bíblia diz que Deus é pessoal (Jo. 4:24; Gn. 17:1); possui uma vontade (Rm. 12:2; Jo. 4:34). A Nova Era afirma que Deus é Pai-Mãe-Filho. Mas a Bíblia diz que Ele é pessoal e eterno (Is. 44:6).

2. Jesus Cristo

A Nova Era afirma que Cristo veio sobre Jesus por ocasião do seu batismo e partiu três anos depois com a sua morte na cruz. Mas, a Bíblia refuta esta ideia dizendo que Ele é Emanuel (Mt. 1:23; Lc. 2:11; Jo. 1:1,14,18). Jesus é apenas uma das encarnações do Supremo Mestre do mundo, que já se encarnou também em outras pessoas, como Buda, ou Zoroastro. Para eles, ao chegar a Nova Era, surgirá uma outra encarnação, um novo Cristo que conduzirá a humanidade a esse novo e perfeito mundo.

Ele é totalmente homem e totalmente Deus. Mas, a Nova Era o quer comparar a homens como Maomé, Buda ou Confúcio. Ele não é homem, mas Deus (Is. 9:6; Cl. 1:16,17; Hb. 1:3; Ap. 22:13).

3. O Homem

A Nova Era diz que o homem já nasce tanto bom quanto divino em sua natureza. Ela diz: "O homem como imagem de Deus já está salvo com salvação perene... O homem é a imagem e semelhança de Deus; o que for possível a Deus, é possível ao homem como o reflexo de Deus". Eles ignoram o maior problema do homem – o pecado – bem como a provisão de Deus para esse problema: Cristo. Mas, a Palavra do Senhor fala do homem como pecador (Mt. 9:13; I Pe. 3:18; Rm. 3:10,23; I Jo. 1:9).

4. Reencarnação

A Nova Era apresenta a reencarnação como meio de expiação, na tentativa de fugir do significado da cruz. A Bíblia diz que temos uma única oportunidade nesta vida de obter salvação (Hb. 9:27).

5. Juízo, Céu e Inferno

A Nova Era elimina o céu e o substitui pelo Nirvana, a ideia budista de que todas as almas humanas serão eventualmente absorvidas na grande "Alma mundial". O inferno é o que colhemos aqui na forma de "carma ruim" ou castigo por erros cometidos em vidas passadas. Mas Jesus fala de uma separação entre ovelhas e bodes, justos e injustos eternamente (Mt. 25:31-46).

Apesar dos adeptos da Nova Era divergirem em algumas questões, como quando surgirá, haverá um cataclisma mundial, quem serão os avatares (deuses-homens), eles concordam em uma coisa: eles podem apressar a nova ordem cooperando para influenciar os acontecimentos da vida política, econômica, social e espiritual da nossa cultura.

 

Pr. Cleber Macedo de Oliveira

II Igreja Presbiteriana de Frutal - ipbfrutal@starmedia.com.br