O BATISMO NAS ÁGUAS
O Significado da Palavra Batismo
Extraído do site: www.zeronet.com.br/betel
Pr. José
Antônio Corrêa
Vamos
entender tecnicamente este significado.
A
palavra batismo não é uma tradução, mas uma transliteração do grego baptizo.
[transliteração é quando se adapta o som de uma palavra para outra língua].
A
palavra vem da raiz bapto. Para formar a palavra baptizo, foi adicionado iz,
formando, assim, um verbo composto.
Este
tipo de verbo composto tem um significado especial que causa algo ou leva algo
a ser ou a acontecer; e o que acontece é o que está indicado no significado da
raiz.
A
raiz de baptizo é bapto, portanto, quando baptizo é usado, significa que causou
ou levou alguma coisa a ser bapto. Então, precisamos saber o que bapto
significa.
Esta
palavra aparece algumas vezes no N.T. - Lc 16:24; Jo 13:26; Ap 19:13 (aqui a
tradução literal é "tinto" e não "salpicado" como foi
traduzido em algumas versões): Mt 26:23; Mc 14:20; Jo 13:26. Todas as vezes,
sentido de bapto é: meter, mergulhar algo tirando-o outra vez.
Se
a raiz tem este sentido, então, baptizo = causar ou levar algo a ser mergulhado
e tirado novamente; mergulhar algo e tirar novamente.
No
grego clássico e na Septuaginta (tradução do V. T. para o grego), a palavra tem
o mesmo significado. Por ex: em 2 Reis 5:14, quando Naamã mergulha sete vezes
no rio Jordão, a palavra usada foi baptizo.
O Batismo
Este
é o outro passo que está associado à porta do Reino. Não é um passo do caminho.
Não é para depois de algum tempo de vida cristã. Está na PORTA. Quando falamos
sobre arrependimento necessitamos esclarecer a diferença entre o que a Bíblia
ensina e, alguns conceitos errados que a igreja tem abraçado. Agora, ao falar
sobre o batismo, também necessitamos de esclarecimento, porque este assunto do
batismo, também está carregado de conceitos humanos que retiraram do batismo a
sua tremenda importância e o rebaixaram a um plano inferior, afirmando que não passa
de um mero "símbolo" de nossa morte com Cristo, ou, pior ainda, um
simples testemunho público de nossa fé.
Mas
o batismo é mais do que isto? Afirmamos que sim. O batismo está revestido de
sentido e de realidade espiritual. Isto é o que nos afirma Jesus e os
apóstolos. Vejamos passo a passo o que as escrituras nos ensinam:
O Significado do Ato de Ser
Batizado
AS CONDIÇÕES
· MT 28:18-20; AT 2:37-38; MC 16:15-16; 1 PE 3:20-21
No
Texto de Mateus, Jesus colocou o Batismo no início da vida com Ele. Primeiro
batizar e depois ensinar as coisas que Ele ordenou. Não diz que é para ensinar
e depois batizar.
·
Para alguém ser batizado tem que ser salvo antes de entrar nas águas. É um ato
de obediência. Para obedecer esta ordem de Jesus tem que ser salvo, pois, uma
pessoa não salva, não obedeceria.
·
O texto de Marcos é mais forte, e muito claro: "Quem crer e for batizado
será salvo,". Note que a ênfase está no crer e não no batismo.
A
igreja vive como se Jesus tivesse falado: "Quem crer e for salvo, deve ser
batizado". Que autoridade temos para trocar as palavras do Senhor? Por que
a maior parte da igreja crê que o batismo não é importante para a salvação? Se
o batismo fosse apenas o que a igreja tem ensinado, Jesus nunca diria o que
disse. Será que Ele estava entusiasmado e exagerou um pouco? Sabemos que não.
Portanto vamos devolver-lhe a autoridade.
·
O batismo não limpa nem salva. O batismo é uma figura clara, direta e
verdadeira da obra de Jesus Cristo.
As
águas do dilúvio salvaram as oito pessoas que já estavam salvas porque já
tinham crido em Deus antes, e a prova é que tinham obedecido e tinham entrado
na arca.
·
Ninguém entra nas águas para ser salvo, mas porque é salvo.
A PRÁTICA DOS APÓSTOLOS
·
Em todo o livro de Atos dos Apóstolos, nós encontramos nove casos de batismo.
Analisando todos estes casos nós podemos perceber um fato muito significativo.
É algo comum a todos eles: em todos os casos o batismo foi imediatamente após
receberem a palavra. Os apóstolos não esperavam sequer um dia. Há alguns casos
que são até estranhos. Vamos vê-los:
1. No pentecostes AT 2:37-41
Batizaram
três mil pessoas em um só dia. Por que isto? Por que não foram batizando aos
poucos? Por que não procuraram primeiro conhecer toda aquela gente? (havia
muitos de outras cidades).
2. Os samaritanos AT 8: 12
O
único requisito era dar crédito à palavra do reino e ao nome de Jesus. Não era
necessário passar por provas nem necessitavam de meses de estudos bíblicos.
3. O etíope eunuco AT 8:36-38
Era
um gentio. Filipe nem o conhecia. Talvez por isso havia uma pergunta: Há algo
que impede que eu seja batizado? A resposta foi : é lícito te batizares.
Novamente não necessitava de uma escolinha para batismo.
4. Paulo AT 9:17-18 e 22:13-16
Foi
o caso que mais demorou (3 dias) . Mas isto porque ele estava isolado e cego.
Não havia quem o batizasse. Ainda assim, quando Ananias foi até ele, perguntou:
Por que te demoras?
5. Cornélio e a Família AT 10: 44-48
Aqui
eram muitos gentios que Pedro não conhecia, mas ele mandou batizá-los imediatamente,
mesmo sabendo que os judeus em Jerusalém iriam estranhar e questionar, (ver
capítulo 11 de Atos).
6. Lídia e a Família AT 16: 13-15
Novamente
um batismo imediato. E era uma mulher gentia.
7. O Carcereiro e a Família AT 16: 25-34
Este
é o caso mais interessante. O vs. 25 mostra que tudo começou por volta da
meia-noite quando sucedeu uma série de acontecimentos (vs. 26-31). Depois Paulo
e Silas pregam para toda a família do carcereiro. A seguir o carcereiro foi
lavar os vergões dos açoites de Paulo e Silas. E então foram batizados naquela
mesma noite. Mas era Madrugada! Para que tanta pressa? Paulo não podia esperar
o amanhecer? O que os apóstolos viam de tão importante no batismo para serem
tão apressados em batizar? Certamente que para eles não era apenas um símbolo.
Tampouco era um testemunho público de fé (em vários casos não havia público
algum). Mas o que era então? Vejamos primeiro outros casos.
8. Crispo e outros AT 18: 8
Novamente
a única condição para ser batizado era receber a palavra (criam e eram
batizados). Apesar de que aqui não fala que eram batizados no mesmo dia, também
não fala o contrário. Certamente que os apóstolos tinham uma só prática.
9. Os Doze Efésios AT 19 : 4-5
Logo
que foram ensinados sobre Jesus, foram batizados.
Vimos
então que a prática dos apóstolos era muito diferente do que a igreja pratica
hoje. Para eles o batismo era algo tão importante, tão fundamental e
indispensável, que quando alguém recebia a palavra era batizado imediatamente,
não importando quem fosse, nem que horas eram. O que era o batismo para eles?
Isto é o que veremos a seguir.
O ENSINO DOS APÓSTOLOS
·
Há vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensino sobre
o batismo. A maioria destes textos fala das realidades espirituais que estão
associadas ao batismo, sem dizer claramente que é o batismo. Mas o texto de GL.
3: 27 lança uma luz sobre o assunto:
"PORQUE TODOS QUANTO FOSTES BATIZADOS EM CRISTO, DE
CRISTO VOS REVESTISTES".
Os
apóstolos não viam apenas o batismo nas águas, mas um batismo em Cristo. Era
mais que um símbolo, porque aquele que se batizava, pela fé era unido a Cristo,
mergulhado em Cristo, enxertado em Cristo e revestido de Cristo.
Alguém
poderia perguntar: Mas o que nos une a Cristo não é a fé? A resposta é sim. Mas
o batismo foi a maneira que Jesus determinou para esta fé se expressar e se
consumar. A água do batismo não tem nenhum poder em si mesma. Se alguém não
creu, nem se arrependeu (ou também uma criança), entrar nesta água, não acontece
nada. Mas se alguém desce a estas águas com fé, pela fé é unido a Cristo Jesus.
Aleluia!
Muitos
na igreja hoje pensam que há duas realidades separadas: uma realidade
espiritual interior e um sinal exterior que não passa de um símbolo. Quando a
pessoa crê é unida a Cristo. Depois vem o batismo como um símbolo do que já
aconteceu. Por isso demoram tanto para batizar os novos.
Mas
os apóstolos não viam assim. Eles viam que juntamente com o sinal exterior,
operava uma graça interior pela fé daquele que era batizado. Por isso tanta
urgência. A igreja hoje, trocou o sinal exterior que Jesus estabeleceu por
outros sinais como "levantar a mão" e ir na frente".
Outro
texto que também lança luz sobre o assunto é : ( Obs: )
RM
6:1-6 "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça
mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para
ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em
Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na
morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos
pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se
fomos unidos com ele na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi
crucificado com ele o nosso velho homem, para que o copo do pecado seja
destruído, e não sirvamos o pecado com escravos".
1ª. Parte Identificação com a MORTE
de Jesus.
Como
morto, nada mais deve me afetar, nem me fazer reagir. O homem que está morto
não deseja o pecado, porque se identifica com a morte de Cristo para o pecado.
É verdade que nossa alma ainda necessita de salvação em muitas áreas, mas
alguma modificação já deve aparecer.
Não
há lugar para dois senhores em nossa vida; quando Jesus entra como Senhor, o
"outro" tem de morrer. Ler RM 6:7-13
Jesus
disse: LC 9: 23-24 "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia
a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á;
quem perder a vida por minha causa, esse a salvará."
Para
Jesus ser Senhor e eu segui-Lo desta forma, tenho que morrer para mim mesmo.
Não é a cruz de Jesus que eu tomo, é a minha. É a minha morte!
Quando
entendemos (pelo Espírito) que a cruz é o fim da manifestação da raça adâmica,
da velha natureza pecaminosa, tem de ser motivo de alegria (é a carne que
geme).
Sem
esta morte, Jesus não pode viver em mim!
2ª. Parte RM 6: 4ª - O SEPULTAMENTO
Morremos
e temos que ser sepultados. Um morto que não é sepultado, isto é, tirado da
vista e bem enterrado, vai cheirar muito mal e causar contaminação perigosa.
Ele tem que desaparecer! Na vida espiritual acontece o mesmo. Quando morremos,
se continuarmos a nos manifestar na velha natureza, vamos causar dano e
prejuízo aos que nos cercam. O velho homem deve realmente desaparecer!
3ª. Parte RM 6: 4b-5 - A
RESSURREIÇÃO
A
morte e o sepultamento foram necessários para que houvesse ressurreição.
Não morremos com Cristo para ficarmos na sepultura. Jesus não ficou. Ele
ressuscitou sem pecado (não se referindo a Seus pecados, visto que Jesus nunca
pecou, mas aos nossos, que Ele carregou 2 Co 5:21 ; 1 Pe 2:21-24) para não mais
morrer. É assim conosco também. O próprio símbolo do batismo mostra que o tempo
que simboliza a morte e o sepultamento é muito rápido - ninguém fica debaixo da
água, logo "ressurge".
O
batismo nas águas, portanto, é um símbolo, uma figura da minha morte, meu
sepultamento e minha ressurreição com Jesus Cristo.
Neste
batismo, comunico ao mundo que há dois mil anos atrás eu morri / fui sepultado
/ ressurgi com Cristo. Ao ser batizado, estou assumindo publicamente esta
posição e, de minha parte, firmando a aliança que Deus fez comigo.
4ª. Parte RM. 6: 6 - COMEÇO A ANDAR
EM NOVIDADE DE VIDA, ao sair das águas.
"...
Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em
mim; e este viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus,
que me amou e a si mesmo se entregou por mim." GL 2:19-20.
Note
que diz: Estou crucificado com Cristo e vivo..." é o "sacrifício
vivo" que Paulo fala em RM 12:1 Morto para o pecado e vivo para Deus. É
viver a vida ressurreta de Jesus.
Morremos,
fomos sepultados... mas ressuscitamos para andar na vida que vem da
ressurreição.
Temos o poder da ressurreição em nós; o pecado não tem mais domínio ou poder
sobre nós (a não ser que permitamos).
Morri
para o pecado e nasci na nova raça que Jesus Cristo iniciou.
Precisamos
viver na vida da ressurreição que vem de Jesus Cristo ressurreto. Jesus ficou
diferente depois da ressurreição, e quando recebemos esta vida também tem de
haver diferença em nós.
O
batismo nas águas não salva - é o sangue de Jesus que salva - mas é um passo
espiritual o entrar nas águas. Não é simplesmente cumprir um dever e ir embora.
É muito mais! É proclamar a identificação com o Senhor Jesus Cristo.
(Obs:)
Complementação sobre os mesmos versículos:
É
interessante notar aqui que Paulo fala de duas coisas: uma que os romanos já
sabiam e outra que talvez ignorassem. O que eles já sabiam? Que haviam sido
batizados em Jesus (esta é a essência do batismo). O que eles ignoravam? Que
como conseqüência estavam mortos com Cristo (esta era uma das veredas
associadas ao batismo).
Muitos
têm ensinado que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo. Isto tem
boa dose de verdade, mas confunde um pouco o próprio batismo com as suas
conseqüências. O batismo é basicamente uma coisa: UNIÃO COM CRISTO. Ser
mergulhado n'Ele. A morte do velho homem e a ressurreição de uma nova vida são,
juntamente com outras coisas, a conseqüência direta e imediata de sermos unidos
a Ele.
Enumeramos
abaixo todas as realidades espirituais que estão associadas ao batismo.
·
A morte de Jesus é a nossa morte. Portanto estamos mortos para o pecado (RM
6:3-6 e CL 2:12 ; 3:3), para o mundo (GL 6:14) e para a lei (RM 7:4 e GL 2:19).
·
A Sua ressurreição é a nossa vida para servirmos a Deus (RM 6:4,8,11; 2 CO 5:
7; EF 2:5,6; CL 2: 12).
·
Sua exaltação é a nossa vitória sobre todas as potestades (EF 1:20-23; 2:6).
Embora estes textos não se refiram ao batismo, é evidente que a nossa posição é
n'Ele. E foi no batismo que fomos colocados nesta posição.
·
Temos o perdão dos pecados (AT 2:38)
·
Somos lavados e purificados (AT 22:16). Aqui caberia a pergunta: Mas o que nos
purifica dos pecados não é o sangue de Cristo? Certamente que é o sangue de
Cristo. Mas quando? Quando somos unidos a Ele pelo batismo.
·
Somos salvos (MC 16:16 e 1 PE 3:21).
·
Somos introduzidos no corpo de Cristo que é a Igreja (1 CO 12:13). Quando
estávamos no mundo éramos independentes de Deus e independentes dos homens
(ninguém tem o direito de se meter na vida de ninguém...). Agora, não nos
tornamos apenas dependentes de Deus, mas também da Sua Igreja (submissão uns
aos outros).
EM NOME DE QUEM SOMOS BATIZADOS?
MT
28:19 -" Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." No grego,
o significado é: "dentro do nome". Batizados, mergulhados dentro do
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A FORMA
Pelo
significado da palavra "batismo", o batismo por imersão é o que
realmente mostra o que aconteceu espiritualmente com aqueles que foram salvos.
Porém,
não devemos criar discussões por causa disto.
·
Se alguém foi batizado por aspersão e a consciência está em paz, se há
convicção que o verdadeiro significado do batismo está completo, fique com ele.
A forma não é mais importante do que o significado.
·
Se a consciência incomoda, mude. Não discuta o assunto, é a sua consciência e
Deus!
·
Mas, se você ainda não foi batizado e tem certeza que recebeu a Jesus Cristo como
Senhor, batize-se urgentemente!
QUANTO TEMPO DEPOIS DE CONVERTIDOS
DEVEMOS NOS BATIZAR?
Lendo
a experiência da igreja no N.T., vemos, claramente, que as pessoas eram
batizadas nas águas imediatamente após terem crido e recebido o Senhor Jesus
Cristo. ( Obs: os versículos citados em "A PRÁTICA DOS APÓSTOLOS"
confirmam)
·
A primeira coisa a explicar a um novo convertido é a necessidade de ser logo
batizado nas águas, e levá-lo a obedecer.
·
A fé e o arrependimento são condições indispensáveis para o batismo ( MC 16:16
e AT 2:38). Por isso não devemos batizar crianças.
·
Muitos pensam que primeiro temos que nos santificar para então sermos
batizados. A Palavra, porém, nunca falou de tal condição; pelo contrário, é bem
fácil concluir, pela simples leitura bíblica, que o batismo nas águas segue, de
imediato, o receber o Senhor Jesus Cristo. Podemos dizer que a santificação de
vida se inicia nesta primeira obediência de sermos batizados.
Santificação
é um processo que durará por toda nossa vida aqui na terra.
·
Outro problema é que muitas igrejas vinculam o batismo nas águas com o ser
membro daquela igreja.
·
Se você encontra algum irmão que crê ou pratica de uma forma diferente sobre o
batismo, você deve recebê-lo como irmão. O que ele faz, o faz porque crê assim.
Ele age conforme sua consciência. É uma questão de fé e não uma questão de
vivencia ou de pecado. Devemos portanto recebê-lo como irmão.
QUEM BATIZA O RECÉM CONVERTIDO?
Mt
28:19-20 - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas
as coisas que vos tenho ordenado, E eis que estou convosco todos os dias até à
consumação dos séculos."
De
acordo com este texto: Quem "foi"? ( se refere à evangelização) - a
ordem é para todos e não só para pastores.
Quem
"discipulou"? - esta também é uma ordem para todos.
Assim,
entendemos , pelo texto, que quem "foi" e "discipulou" é
que deve batizar.
Mas,
também não discuta isto. Se na sua igreja está estipulado assim, você deve
acatar a autoridade, pois, a rebelião seria pior para sua vida e para a sua
igreja do que a prática (não bíblica) de só o pastor poder batizar.
CONCLUSÃO
Deus
tem uma grande obra para fazer em nós. Mas Ele não faz nada em nós separados de
Cristo Jesus. Deus não nos trata isoladamente. Toda a obra que Deus tem a
realizar em nossas vidas é em Cristo. Ele nos colocou em Cristo e toda a
experiência dEle se tornou a nossa experiência. Como podemos aniquilar a velha
natureza? Não podemos. Mas Deus crucificou o nosso velho homem com Cristo. Como
podemos produzir uma nova vida? Não podemos. Mas Deus nos deu a vida juntamente
com Cristo. Como podemos vencer a Satanás? Em nós mesmos é impossível, mas Deus
nos colocou assentados nos lugares celestiais (acima de Satanás) em Cristo
Jesus. Toda essa tremenda vitória é possível porque nós fomos batizados em
Cristo Jesus.