O BATISMO NAS ÁGUAS

O Significado da Palavra Batismo

Extraído do site: www.zeronet.com.br/betel

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Vamos entender tecnicamente este significado.

A palavra batismo não é uma tradução, mas uma transliteração do grego baptizo. [transliteração é quando se adapta o som de uma palavra para outra língua].

A palavra vem da raiz bapto. Para formar a palavra baptizo, foi adicionado iz, formando, assim, um verbo composto.

Este tipo de verbo composto tem um significado especial que causa algo ou leva algo a ser ou a acontecer; e o que acontece é o que está indicado no significado da raiz.

A raiz de baptizo é bapto, portanto, quando baptizo é usado, significa que causou ou levou alguma coisa a ser bapto. Então, precisamos saber o que bapto significa.

Esta palavra aparece algumas vezes no N.T. - Lc 16:24; Jo 13:26; Ap 19:13 (aqui a tradução literal é "tinto" e não "salpicado" como foi traduzido em algumas versões): Mt 26:23; Mc 14:20; Jo 13:26. Todas as vezes, sentido de bapto é: meter, mergulhar algo tirando-o outra vez.

Se a raiz tem este sentido, então, baptizo = causar ou levar algo a ser mergulhado e tirado novamente; mergulhar algo e tirar novamente.

No grego clássico e na Septuaginta (tradução do V. T. para o grego), a palavra tem o mesmo significado. Por ex: em 2 Reis 5:14, quando Naamã mergulha sete vezes no rio Jordão, a palavra usada foi baptizo.

 

O Batismo

 

Este é o outro passo que está associado à porta do Reino. Não é um passo do caminho. Não é para depois de algum tempo de vida cristã. Está na PORTA. Quando falamos sobre arrependimento necessitamos esclarecer a diferença entre o que a Bíblia ensina e, alguns conceitos errados que a igreja tem abraçado. Agora, ao falar sobre o batismo, também necessitamos de esclarecimento, porque este assunto do batismo, também está carregado de conceitos humanos que retiraram do batismo a sua tremenda importância e o rebaixaram a um plano inferior, afirmando que não passa de um mero "símbolo" de nossa morte com Cristo, ou, pior ainda, um simples testemunho público de nossa fé.

Mas o batismo é mais do que isto? Afirmamos que sim. O batismo está revestido de sentido e de realidade espiritual. Isto é o que nos afirma Jesus e os apóstolos. Vejamos passo a passo o que as escrituras nos ensinam:

 

O Significado do Ato de Ser Batizado

 

AS CONDIÇÕES

 

· MT 28:18-20; AT 2:37-38; MC 16:15-16; 1 PE 3:20-21

No Texto de Mateus, Jesus colocou o Batismo no início da vida com Ele. Primeiro batizar e depois ensinar as coisas que Ele ordenou. Não diz que é para ensinar e depois batizar.

· Para alguém ser batizado tem que ser salvo antes de entrar nas águas. É um ato de obediência. Para obedecer esta ordem de Jesus tem que ser salvo, pois, uma pessoa não salva, não obedeceria.

· O texto de Marcos é mais forte, e muito claro: "Quem crer e for batizado será salvo,". Note que a ênfase está no crer e não no batismo.

A igreja vive como se Jesus tivesse falado: "Quem crer e for salvo, deve ser batizado". Que autoridade temos para trocar as palavras do Senhor? Por que a maior parte da igreja crê que o batismo não é importante para a salvação? Se o batismo fosse apenas o que a igreja tem ensinado, Jesus nunca diria o que disse. Será que Ele estava entusiasmado e exagerou um pouco? Sabemos que não. Portanto vamos devolver-lhe a autoridade.

· O batismo não limpa nem salva. O batismo é uma figura clara, direta e verdadeira da obra de Jesus Cristo.

As águas do dilúvio salvaram as oito pessoas que já estavam salvas porque já tinham crido em Deus antes, e a prova é que tinham obedecido e tinham entrado na arca.

· Ninguém entra nas águas para ser salvo, mas porque é salvo.

 

A PRÁTICA DOS APÓSTOLOS

 

· Em todo o livro de Atos dos Apóstolos, nós encontramos nove casos de batismo. Analisando todos estes casos nós podemos perceber um fato muito significativo. É algo comum a todos eles: em todos os casos o batismo foi imediatamente após receberem a palavra. Os apóstolos não esperavam sequer um dia. Há alguns casos que são até estranhos. Vamos vê-los:

1. No pentecostes AT 2:37-41

Batizaram três mil pessoas em um só dia. Por que isto? Por que não foram batizando aos poucos? Por que não procuraram primeiro conhecer toda aquela gente? (havia muitos de outras cidades).

2. Os samaritanos AT 8: 12

O único requisito era dar crédito à palavra do reino e ao nome de Jesus. Não era necessário passar por provas nem necessitavam de meses de estudos bíblicos.

3. O etíope eunuco AT 8:36-38

Era um gentio. Filipe nem o conhecia. Talvez por isso havia uma pergunta: Há algo que impede que eu seja batizado? A resposta foi : é lícito te batizares. Novamente não necessitava de uma escolinha para batismo.

4. Paulo AT 9:17-18 e 22:13-16

Foi o caso que mais demorou (3 dias) . Mas isto porque ele estava isolado e cego. Não havia quem o batizasse. Ainda assim, quando Ananias foi até ele, perguntou: Por que te demoras?

5. Cornélio e a Família AT 10: 44-48

Aqui eram muitos gentios que Pedro não conhecia, mas ele mandou batizá-los imediatamente, mesmo sabendo que os judeus em Jerusalém iriam estranhar e questionar, (ver capítulo 11 de Atos).

6. Lídia e a Família AT 16: 13-15

Novamente um batismo imediato. E era uma mulher gentia.

7. O Carcereiro e a Família AT 16: 25-34

Este é o caso mais interessante. O vs. 25 mostra que tudo começou por volta da meia-noite quando sucedeu uma série de acontecimentos (vs. 26-31). Depois Paulo e Silas pregam para toda a família do carcereiro. A seguir o carcereiro foi lavar os vergões dos açoites de Paulo e Silas. E então foram batizados naquela mesma noite. Mas era Madrugada! Para que tanta pressa? Paulo não podia esperar o amanhecer? O que os apóstolos viam de tão importante no batismo para serem tão apressados em batizar? Certamente que para eles não era apenas um símbolo. Tampouco era um testemunho público de fé (em vários casos não havia público algum). Mas o que era então? Vejamos primeiro outros casos.

8. Crispo e outros AT 18: 8

Novamente a única condição para ser batizado era receber a palavra (criam e eram batizados). Apesar de que aqui não fala que eram batizados no mesmo dia, também não fala o contrário. Certamente que os apóstolos tinham uma só prática.

9. Os Doze Efésios AT 19 : 4-5

Logo que foram ensinados sobre Jesus, foram batizados.

Vimos então que a prática dos apóstolos era muito diferente do que a igreja pratica hoje. Para eles o batismo era algo tão importante, tão fundamental e indispensável, que quando alguém recebia a palavra era batizado imediatamente, não importando quem fosse, nem que horas eram. O que era o batismo para eles? Isto é o que veremos a seguir.

 

O ENSINO DOS APÓSTOLOS

 

· Há vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensino sobre o batismo. A maioria destes textos fala das realidades espirituais que estão associadas ao batismo, sem dizer claramente que é o batismo. Mas o texto de GL. 3: 27 lança uma luz sobre o assunto:

"PORQUE TODOS QUANTO FOSTES BATIZADOS EM CRISTO, DE CRISTO VOS REVESTISTES".

Os apóstolos não viam apenas o batismo nas águas, mas um batismo em Cristo. Era mais que um símbolo, porque aquele que se batizava, pela fé era unido a Cristo, mergulhado em Cristo, enxertado em Cristo e revestido de Cristo.

Alguém poderia perguntar: Mas o que nos une a Cristo não é a fé? A resposta é sim. Mas o batismo foi a maneira que Jesus determinou para esta fé se expressar e se consumar. A água do batismo não tem nenhum poder em si mesma. Se alguém não creu, nem se arrependeu (ou também uma criança), entrar nesta água, não acontece nada. Mas se alguém desce a estas águas com fé, pela fé é unido a Cristo Jesus. Aleluia!

Muitos na igreja hoje pensam que há duas realidades separadas: uma realidade espiritual interior e um sinal exterior que não passa de um símbolo. Quando a pessoa crê é unida a Cristo. Depois vem o batismo como um símbolo do que já aconteceu. Por isso demoram tanto para batizar os novos.

Mas os apóstolos não viam assim. Eles viam que juntamente com o sinal exterior, operava uma graça interior pela fé daquele que era batizado. Por isso tanta urgência. A igreja hoje, trocou o sinal exterior que Jesus estabeleceu por outros sinais como "levantar a mão" e ir na frente".

Outro texto que também lança luz sobre o assunto é : ( Obs: )

RM 6:1-6 "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o copo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado com escravos".

 

1ª. Parte Identificação com a MORTE de Jesus.

 

Como morto, nada mais deve me afetar, nem me fazer reagir. O homem que está morto não deseja o pecado, porque se identifica com a morte de Cristo para o pecado. É verdade que nossa alma ainda necessita de salvação em muitas áreas, mas alguma modificação já deve aparecer.

Não há lugar para dois senhores em nossa vida; quando Jesus entra como Senhor, o "outro" tem de morrer. Ler RM 6:7-13

Jesus disse: LC 9: 23-24 "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará."

Para Jesus ser Senhor e eu segui-Lo desta forma, tenho que morrer para mim mesmo. Não é a cruz de Jesus que eu tomo, é a minha. É a minha morte!

Quando entendemos (pelo Espírito) que a cruz é o fim da manifestação da raça adâmica, da velha natureza pecaminosa, tem de ser motivo de alegria (é a carne que geme).

Sem esta morte, Jesus não pode viver em mim!

 

2ª. Parte RM 6: 4ª - O SEPULTAMENTO

 

Morremos e temos que ser sepultados. Um morto que não é sepultado, isto é, tirado da vista e bem enterrado, vai cheirar muito mal e causar contaminação perigosa. Ele tem que desaparecer! Na vida espiritual acontece o mesmo. Quando morremos, se continuarmos a nos manifestar na velha natureza, vamos causar dano e prejuízo aos que nos cercam. O velho homem deve realmente desaparecer!

 

3ª. Parte RM 6: 4b-5 - A RESSURREIÇÃO

 

A morte e o sepultamento foram necessários para que houvesse ressurreição.
Não morremos com Cristo para ficarmos na sepultura. Jesus não ficou. Ele ressuscitou sem pecado (não se referindo a Seus pecados, visto que Jesus nunca pecou, mas aos nossos, que Ele carregou 2 Co 5:21 ; 1 Pe 2:21-24) para não mais morrer. É assim conosco também. O próprio símbolo do batismo mostra que o tempo que simboliza a morte e o sepultamento é muito rápido - ninguém fica debaixo da água, logo "ressurge".

O batismo nas águas, portanto, é um símbolo, uma figura da minha morte, meu sepultamento e minha ressurreição com Jesus Cristo.

Neste batismo, comunico ao mundo que há dois mil anos atrás eu morri / fui sepultado / ressurgi com Cristo. Ao ser batizado, estou assumindo publicamente esta posição e, de minha parte, firmando a aliança que Deus fez comigo.

 

4ª. Parte RM. 6: 6 - COMEÇO A ANDAR EM NOVIDADE DE VIDA, ao sair das águas.

 

"... Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e este viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." GL 2:19-20.

Note que diz: Estou crucificado com Cristo e vivo..." é o "sacrifício vivo" que Paulo fala em RM 12:1 Morto para o pecado e vivo para Deus. É viver a vida ressurreta de Jesus.

Morremos, fomos sepultados... mas ressuscitamos para andar na vida que vem da ressurreição.
Temos o poder da ressurreição em nós; o pecado não tem mais domínio ou poder sobre nós (a não ser que permitamos).

Morri para o pecado e nasci na nova raça que Jesus Cristo iniciou.

Precisamos viver na vida da ressurreição que vem de Jesus Cristo ressurreto. Jesus ficou diferente depois da ressurreição, e quando recebemos esta vida também tem de haver diferença em nós.

O batismo nas águas não salva - é o sangue de Jesus que salva - mas é um passo espiritual o entrar nas águas. Não é simplesmente cumprir um dever e ir embora. É muito mais! É proclamar a identificação com o Senhor Jesus Cristo.

(Obs:) Complementação sobre os mesmos versículos:

É interessante notar aqui que Paulo fala de duas coisas: uma que os romanos já sabiam e outra que talvez ignorassem. O que eles já sabiam? Que haviam sido batizados em Jesus (esta é a essência do batismo). O que eles ignoravam? Que como conseqüência estavam mortos com Cristo (esta era uma das veredas associadas ao batismo).

Muitos têm ensinado que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo. Isto tem boa dose de verdade, mas confunde um pouco o próprio batismo com as suas conseqüências. O batismo é basicamente uma coisa: UNIÃO COM CRISTO. Ser mergulhado n'Ele. A morte do velho homem e a ressurreição de uma nova vida são, juntamente com outras coisas, a conseqüência direta e imediata de sermos unidos a Ele.

Enumeramos abaixo todas as realidades espirituais que estão associadas ao batismo.

· A morte de Jesus é a nossa morte. Portanto estamos mortos para o pecado (RM 6:3-6 e CL 2:12 ; 3:3), para o mundo (GL 6:14) e para a lei (RM 7:4 e GL 2:19).

· A Sua ressurreição é a nossa vida para servirmos a Deus (RM 6:4,8,11; 2 CO 5: 7; EF 2:5,6; CL 2: 12).

· Sua exaltação é a nossa vitória sobre todas as potestades (EF 1:20-23; 2:6). Embora estes textos não se refiram ao batismo, é evidente que a nossa posição é n'Ele. E foi no batismo que fomos colocados nesta posição.

· Temos o perdão dos pecados (AT 2:38)

· Somos lavados e purificados (AT 22:16). Aqui caberia a pergunta: Mas o que nos purifica dos pecados não é o sangue de Cristo? Certamente que é o sangue de Cristo. Mas quando? Quando somos unidos a Ele pelo batismo.

· Somos salvos (MC 16:16 e 1 PE 3:21).

· Somos introduzidos no corpo de Cristo que é a Igreja (1 CO 12:13). Quando estávamos no mundo éramos independentes de Deus e independentes dos homens (ninguém tem o direito de se meter na vida de ninguém...). Agora, não nos tornamos apenas dependentes de Deus, mas também da Sua Igreja (submissão uns aos outros).

 

EM NOME DE QUEM SOMOS BATIZADOS?

 

MT 28:19 -" Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." No grego, o significado é: "dentro do nome". Batizados, mergulhados dentro do nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

A FORMA

 

Pelo significado da palavra "batismo", o batismo por imersão é o que realmente mostra o que aconteceu espiritualmente com aqueles que foram salvos.

Porém, não devemos criar discussões por causa disto.

· Se alguém foi batizado por aspersão e a consciência está em paz, se há convicção que o verdadeiro significado do batismo está completo, fique com ele. A forma não é mais importante do que o significado.

· Se a consciência incomoda, mude. Não discuta o assunto, é a sua consciência e Deus!

· Mas, se você ainda não foi batizado e tem certeza que recebeu a Jesus Cristo como Senhor, batize-se urgentemente!

 

QUANTO TEMPO DEPOIS DE CONVERTIDOS DEVEMOS NOS BATIZAR?

 

Lendo a experiência da igreja no N.T., vemos, claramente, que as pessoas eram batizadas nas águas imediatamente após terem crido e recebido o Senhor Jesus Cristo. ( Obs: os versículos citados em "A PRÁTICA DOS APÓSTOLOS" confirmam)

· A primeira coisa a explicar a um novo convertido é a necessidade de ser logo batizado nas águas, e levá-lo a obedecer.

· A fé e o arrependimento são condições indispensáveis para o batismo ( MC 16:16 e AT 2:38). Por isso não devemos batizar crianças.

· Muitos pensam que primeiro temos que nos santificar para então sermos batizados. A Palavra, porém, nunca falou de tal condição; pelo contrário, é bem fácil concluir, pela simples leitura bíblica, que o batismo nas águas segue, de imediato, o receber o Senhor Jesus Cristo. Podemos dizer que a santificação de vida se inicia nesta primeira obediência de sermos batizados.

Santificação é um processo que durará por toda nossa vida aqui na terra.

· Outro problema é que muitas igrejas vinculam o batismo nas águas com o ser membro daquela igreja.

· Se você encontra algum irmão que crê ou pratica de uma forma diferente sobre o batismo, você deve recebê-lo como irmão. O que ele faz, o faz porque crê assim. Ele age conforme sua consciência. É uma questão de fé e não uma questão de vivencia ou de pecado. Devemos portanto recebê-lo como irmão.

 

QUEM BATIZA O RECÉM CONVERTIDO?

 

Mt 28:19-20 - "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado, E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos."

De acordo com este texto: Quem "foi"? ( se refere à evangelização) - a ordem é para todos e não só para pastores.

Quem "discipulou"? - esta também é uma ordem para todos.

Assim, entendemos , pelo texto, que quem "foi" e "discipulou" é que deve batizar.

Mas, também não discuta isto. Se na sua igreja está estipulado assim, você deve acatar a autoridade, pois, a rebelião seria pior para sua vida e para a sua igreja do que a prática (não bíblica) de só o pastor poder batizar.

 

CONCLUSÃO

 

Deus tem uma grande obra para fazer em nós. Mas Ele não faz nada em nós separados de Cristo Jesus. Deus não nos trata isoladamente. Toda a obra que Deus tem a realizar em nossas vidas é em Cristo. Ele nos colocou em Cristo e toda a experiência dEle se tornou a nossa experiência. Como podemos aniquilar a velha natureza? Não podemos. Mas Deus crucificou o nosso velho homem com Cristo. Como podemos produzir uma nova vida? Não podemos. Mas Deus nos deu a vida juntamente com Cristo. Como podemos vencer a Satanás? Em nós mesmos é impossível, mas Deus nos colocou assentados nos lugares celestiais (acima de Satanás) em Cristo Jesus. Toda essa tremenda vitória é possível porque nós fomos batizados em Cristo Jesus.