O IRMÃO DO FILHO PRÓDIGO

Lucas 15.11-32

por Walter Pacheco

 

Pr. José Antônio Corrêa

 


INTRODUÇÃO

 

Jesus contou no capítulo 15 de Lucas, três importantes parábolas: a das 100 ovelhas e uma desgarrada, se referindo aqueles que estão se afastando da igreja e estão perdidos perto da igreja; a da dracma perdida dentro de casa, que se refere aos crentes perdidos dentro da igreja e a do filho pródigo que fala do crente desviado, longe e distante do pai.


O texto nos diz que um filho recebeu sua herança e foi para uma terra distante, gastando tudo que tinha a ponto de trabalhar de guardador de porcos, comendo a comida destes, num estado arrasador. Mas depois ele voltou e encontrou o pai esperando por ele o que lhe ofereceu:

1 - um abraço – recepção

2 - um beijo – perdão

3 - roupa nova - nova vida

4 - anel - nova posição

5 - sandália - novo andar

6 - uma festa – alegria



REAÇÃO DO IRMÃO

1 - O irmão estava desinformado - Lc. 15.26, "...e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo". - Muita gente faz julgamento errado porque não está informado do que Deus está fazendo com seu irmão. Outros não entendem a misericórdia de Deus com alguém e acha que Deus tem que castigar seu irmão quando Deus quer perdoar.


2 - Ele se indignou com a benção do seu irmão - Lc. 15.28, "Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele". - Não fique indignado se Deus quer abençoar o teu irmão. Lembre-se que o Deus que abençoa teu irmão te abençoa também.

3 - Ele não quis entrar Lc 15.28, "Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele". - Não fique de fora. Se quebrante e entre na benção. Entre na festa da vitória e seja um vitorioso também.

4 - Ele desconhecia o que possuía - Lc. 15.29, "Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos". - Ele não sabia que tudo lhe pertencia e se chateou por um cabrito. Tem muito crente se chateando por um cabrito e se esquecendo que o reino lhe pertence. Não brigue por nada o céu te pertence.

 

A RESPOSTA DO PAI

LC 15.31,32

1 - Sempre estás comigo, v. 31, "Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo..." - Seja alegre porque você sempre está com Cristo em tua vida.

2 - Tudo que é meu é teu, v. 31, "...e tudo o que é meu é teu" - Tudo que é do pai nos pertence. Louvemos ao Senhor porque somos mais do que milionários.

3 - Alegremos e regozijemos, v. 32, "regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado" - O pai do céu também nos convida a termos uma vida de alegria e vitória. te alegra no Senhor e tenha uma vida de vitória.