O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO DE
DEUS
ÊX 17.1-7
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
O texto que acabamos de ler, retrata uma experiência não muito agradável que o
povo de Israel no deserto teve com o Senhor. Pouco tempo depois deles deixarem o
Egito já começaram a surgir os primeiros problemas:
a.
As águas de Mara se tornando amargas, impossibilitando o povo de saciar sua
sede, e tornando-se doces de uma forma miraculosa pela ação de Deus, Êx
15.23-27.
b.
A falta de comida, que fez com que Deus mandasse o maná e as codornizes, Êx
16.1-36.
2.
Aqui novamente o povo reclama pela falta de água, se esquecendo rapidamente da
ação de Deus em dias anteriores. Neste trecho da Palavra de Deus podemos
observar: "OS PECADOS DE UM POVO QUE CAMINHA
SEM A VISÃO DE DEUS":
I - O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO
DE DEUS É UM POVO CONTENCIOSO
VS. 2.
1.
Se formos consultar um dicionário para definir a palavra "contenda",
teremos: "Debate", "altercação", "disputa",
"controvérsia", "Guerra", "luta",
"combate", "peleja". Dentro da Palavra de Deus, podemos
encontrar dois tipos de contendas:
a.
Contenda contra os líderes. É quando a contenda é dirigida contra aqueles
que estão em liderança sobre o povo de Deus, ou na casa de Deus. É este tipo de
contenda que aparece no texto que lemos. O povo queria responsabilizar Moisés
pela falta da água no deserto, lançando sobre ele toda a culpa.
b. Contenda de uns com os outros. Ela ocorre quando
há uma disputa por alguma coisa dentro da casa de Deus. Pode ser uma disputa
por liderança, por um determinado cargo. Aqueles que agem desta maneira
esquecem que é Deus quem coloca os seus servos nos devidos cargos ou funções,
como também é ele quem os remove, Sl 75.7, "7 Mas Deus é o Juiz: a
um abate, e a outro exalta". A contenda é perigosa por alguns motivos:
b.1.
É alistada por Paulo como sendo um pecado dos homens ímpios, que conhecem a
Deus, Rm 1.29, "Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição,
malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda,
engano, malignidade".
b.2.
É uma característica de crentes desviados da sã doutrina, 1 Tm 1.3-6, "3
Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para
advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, 4 Nem se dêem a
fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que
edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 5 Ora, o fim
do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma
fé não fingida. 6 Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas".
b.3.
É também uma característica de crentes carnais, 1 Co 3.3, "Porque
ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e
dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?"
b.4.
Uma forma de eliminar a contenda é "considerar os outros superiores a si
mesmo, numa atitude de humildade", Fp 2.3, "Nada façais por contenda
ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a
si mesmo".
b.5.
A contenda traz perversão, 2 Tm 2.14, "Traze estas coisas à
memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras,
que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes".
2.
Diante destas particularidades e envolvimentos que a contenda pode trazer no
meio do povo de Deus, devemos nos afastar do "espírito de
contenda", que destrói vidas, igrejas irmãos.
II - O POVO QUE CAMINHA SEM A VISÃO
DE DEUS É UM POVO QUE TENTA O SENHOR
VS. 2.
1.
Tentar a Deus significa "provocá-lo", "intentá-lo".
Isto nos mostra que existem atos humanos que testam a paciência ou a bondade de
Deus. As grandes dificuldades que nós mesmos causamos podem constituir
circunstâncias nas quais não devemos esperar ajuda de Deus, especialmente se
essas circunstâncias são totalmente contrárias à vontade de Deus.
2.
Um dos exemplos deste tipo de provocação está no episódio da tentação de Jesus,
quando o Diabo o mandou "lançar-se para baixo do topo do pináculo do
templo", Mt 4.6-7, "6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de
Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará
ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em
alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o
Senhor teu Deus". Alguns pontos importantes neste texto:
a.
Devemos notar que o Diabo lançou mão de um texto da Escritura, onde faz uma
referência aos anjos como protetores de Jesus quando este estivesse numa
situação adversa, Sl 91.11-12, "11 Porque aos seus anjos
dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. 12 Eles
te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em
pedra". Se Jesus caísse do pináculo do templo casualmente, certamente os
anjos a amparariam. Porém Jesus estaria tentando Deus, se, se atirasse do
pináculo do Templo para ver se a promessa funcionava de fato.
b.
Diante desta concepção, Jesus entendeu que se tentasse provar para o Diabo que
a Palavra de Deus funciona, estaria tentando o Senhor. Por esta razão Jesus
repreende o Diabo usando uma outra passagem bíblica, Dt 6.16, "Não
tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá".
c.
Exemplificando o comportamento de Jesus, podemos tomar o texto de Mc
16.17-18, "17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu
nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 Pegarão nas
serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e
porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão". O texto fala que "se
bebermos alguma coisa mortífera, esta não nos fará qualquer dano".
Estaríamos tentando Deus se bebêssemos veneno, para provar que a Palavra de
Deus funciona, e Deus não teria nenhuma obrigação de nos proteger. Porém se
alguém nos oferece alguma bebida mortífera sem que saibamos, certamente Deus
nos protegerá se formos fiéis.
3.
É preciso que nós vivamos uma vida cristã na dependência de Deus, nunca
assumindo uma atitude de rebelião contra situações adversas, que muitas vezes
são usadas pelo Senhor para tratar com o nosso comportamento. Em Tg 1.2-4,
"2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; 3
Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. 4 Tenha, porém, a
paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem
faltar em coisa alguma". Aqui Tiago afirma que uma situação adversa pode
ser permitida pelo Senhor, para o nosso crescimento na vida espiritual.
III - O POVO QUE CAMINHA SEM A
VISÃO DE DEUS É UM POVO MURMURADOR
VS. 3.
1.
Definindo murmuração, podemos dizer que ela é o ato de se:
Censurar
ou repreender disfarçadamente e em voz baixa,
Dizer
em voz baixa; segredar,
Dizer
mal; maldizer; conceber mau juízo,
Falar
(contra alguém ou algo); criticar,
Conversar,
difamando ou desacreditando,
Produzir
murmúrio ou sussurro; sussurrar,
Soltar
queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar, resmonear,
Dizer
mal de alguém; apontar faltas; conceber mau juízo.
2.
No texto que lemos vimos que o povo, em razão da falta de água, murmurou contra
Moisés e consequentemente contra Deus, uma vez que quando murmuramos contra a
liderança colocada por Deus, estamos também murmurando contra ele. Queremos ver
alguns pontos em relação à murmuração:
a.
A murmuração contra o Senhor, pode acender sua ira e trazer juízo aos
murmuradores, Nm 11.1-2, "1 E aconteceu que, queixou-se o
povo falando o que era mal aos ouvidos do Senhor; e ouvindo o Senhor a sua ira
se acendeu; e o fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na
última parte do arraial. 2 Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou
ao Senhor, e o fogo se apagou".
b.
A murmuração pode nos levar a "perecer pelo destruidor", 1 Co
10.10, "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e
pereceram pelo destruidor". O destruidor é uma figura do próprio Diabo que
age contra os murmuradores pela permissão do Senhor.
c.
A murmuração é contagiante, Nm 14.36, "E os homens que Moisés
mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação
contra ele, infamando a terra". Talvez seja este o pior mal que a
murmuração pode produzir, ou seja o contágio de outros. Porém tanto os que
contagiam como os que são contagiados, serão punidos pelo Senhor.
CONCLUSÃO:
1.
Vimos nesta noite três tipos de pecados que podem nos colocar numa situação
difícil em nosso relacionamento com os nossos irmãos e em nosso relacionamento
com o Senhor. São eles:
a.
A contenda, que corresponde às lutas, disputas, discórdias, desavenças que
destroem a Igreja de Deus.
b.
A tentação a Deus, que o pode provocar à ira, fazendo com que Deus perca a
paciência conosco.
c.
A murmuração, que é um mal que atinge nossos irmãos, atinge Deus, trazendo as devida
punições.
2.
Para levarmos uma vida cristã que agrada ao Senhor precisamos nos libertar
destes pecados inconvenientes e que tanto prejuízo traz ao povo de Deus.