OS SEICHO-NO-IÊ
Salmo 40:4
Pr. José Antônio Corrêa
Introdução
A
filosofia oriental sorrateiramente tem entrado em nossas fronteiras, trazendo
uma religiosidade de positivismo e domínio do espírito sobre a carne.
O
que aparentemente pode ser uma religião que ensina coisas boas, pode trazer as
garras ocultas do diabo. Precisamos entender melhor esta seita para que
venhamos a combatê-la.
Há
três atrativos principais na Seicho-No-Iê:
Assim
declara a seita: "A Seicho-No- ê é também uma doutrina de integração
religiosa, isto é, de união das religiões, não só cristãs, mas de todas ao
redor do mundo".
HISTÓRICO
O
fundador desta seita se chama Masaharu Taniguchi, nascido em 22/11/1893, em
Kobe no Japão. Sua vida espiritual foi marcada de
experiências
variadas, entre Espiritismo, parapsicologia e religiões japonesas. Em 1923
descobriu um livro que o influenciou muito: "A Lei da Mente em Ação".
Neste livro, Taniguchi encontrou o que considerava a combinação viável do
Teísmo Cristão e do Panteísmo Budista.
Taniguchi
escreveu mais de 300 livros, com uma venda de mais de 15 milhões de volumes. Em
1923 escreveu o livro "Crítica a Deus", tendo Judas, o traidor, como
herói. Em dezembro de 1929, Tahiguchi começou a escrever a revista
Seicho-No-Iê, e em março de 1930 publicou seu primeiro número. A organização
oficial da Seicho-No-Iê foi em 01-03-1930. Seu livro básico "Semeio no
Jisso" (Verdade da Vida), com quarenta volumes, foi escrito por Taniguchi.
Ele veio a falecer em 17-06-1985, em Nagasaki.
No
Brasil, a seita chegou com os imigrantes japoneses. Em 1951 começou a tomar
pulso no país pela tradução das obras para o português. No dia 01-08-1952 foi
autorizada a instituição da Seicho-No-Iê no Brasil. Suas principais publicações
são as revistas "Fonte de Luz", antiga "Acendedor", e
"Pomba Branca".
Hoje,
no Brasil, eles são aproximadamente dois milhões de membros e simpatizantes.
CARACTERÍSTICAS DA SEICHO-NO-IÊ
A
palavra Seicho-No-Iê significa "A casa da Plenitude". Nesta casa,
dizem os adeptos, há abundância, vida, amor e sabedoria.
Emblema: O emblema central é formado pelo Sol
(Xintoísmo), dentro do mesmo vê-se a lua (Budismo) e dentro da mesma a cruz
suástica (Cristianismo).
Ensino: Seu ensino principal é "você é
realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável". Tal
ensino leva a
finalidade
de benefícios materiais, como saúde, dinheiro e bem estar.
Culto aos antepassados: O costume oriental de honrar os
antepassados mortos, na crença de que eles estão conscientes no mundo invisível
e que nos ajudam, é um costume pagão.
A SEICHO-NO-IÊ E A BÍBLIA
Infelizmente
muitas pessoas pensam que esta seita não tem nenhuma discordância com a Bíblia.
Mas vejamos algumas de suas doutrinas.
1. Deus
Eles
chamam o seu deus de "AMENOMINAKANUSHI", que é o Deus absoluto, o
qual as demais religiões conhecem por outros nomes, mas que na realidade todas
crenças levam a ele. A verdade é que eles são panteístas, uma vez que Deus
encontra-se em cada pessoa, em cada coisa deste mundo. Veja textos como: Is.
44:8; 45:22; Jo. 4:24; I Co. 14:33
Para
eles a Bíblia é puramente humana, ela é citada de maneira parcial e sem
contexto. Para eles, os escritos mais valiosos são os de Taniguchi. Nós sabemos
que a Bíblia, mesmo sendo escrita por homens, foi inspirada por Deus, portanto,
é impossível qualquer erro nela (II Tm. 3:16; At. 1:18; Hb. 3:7; II Pe. 1:21).
3. Cristo
Para
a Seicho-No-Iê Taniguchi é superior a Cristo, pelo fato de fazer mais milagres
do que ele. Não há como deixar de ver Jesus como o Filho de Deus, o único
caminho que leva a Deus Pai, e o único salvador (Jo. 14:6; At. 4:12). Ele é ao
mesmo tempo verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Jo. 1:1 e 14).
Com
relação a salvação, eles dizem: "Ser verdadeiramente salvo é compreender
que a
doença
se cura; porque é possível Ter uma vida financeira confortável e porque se pode
estabelecer harmonia no Lar". Mas leia Jo. 4:42; Ef. 5:23; Mc. 5:34; Ef.
2:5,8; I Tm. 2:4.
4. Carma
Crêem
semelhante aos espíritas. Esta, uma lei de Causa e Efeito, isto é, as doenças,
os males ou são uma projeção da mente, ou tem uma causa primária que a
provocou; e aqui dão uma brecha para a doutrina da Reencarnação, e dizem:
"A morte não significa o fim do homem verdadeiro ... e tendo o corpo
chegado ao fim, é abandonado e irá ocupar outro instrumento. Ver Hebreus 9:27.
5. Pecado
Para
eles, o pecado não existe. É pura ilusão. Taniguchi ensina que o homem tem de
se libertar da idéia de pecado. Diz ele que a idéia de pecado é um dos maiores
males da humanidade. A idéia da inexistência do pecado não resiste ao menor
exame crítico. O próprio homem sente a realidade do pecado dentro de si, como
transgressão da Lei divina (I Jo. 3:4; I Jo. 5:17; Tg. 4:17; gn. 3:1-6 e Rm.
5:12).
Baseados
na negação do pecado, ensinam a perfeição humana. Eles dizem: "A mente em
ilusão cria, pela imaginação, o estado completamente diferente do estado
harmonioso do Jisso. Este Jisso é a realidade perfeita criada por Deus (da
Seicho-No-Iê), a verdadeira existência, a natureza verdadeira do ser, ou o
aspecto verdadeiro e perfeito do homem".
Quem
mais deseja que o homem não creia no pecado do que o próprio Satanás, que é o
Pai da Mentira?
Conclusão
Podemos
concluir que a Seicho-No-Iê é puramente humanista, pensando no aqui e agora. É
antropocêntrica, desprezando a salvação em Cristo.
Pr. Cleber Macedo de Oliveira
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