OS SEICHO-NO-IÊ

Salmo 40:4

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução

A filosofia oriental sorrateiramente tem entrado em nossas fronteiras, trazendo uma religiosidade de positivismo e domínio do espírito sobre a carne.

O que aparentemente pode ser uma religião que ensina coisas boas, pode trazer as garras ocultas do diabo. Precisamos entender melhor esta seita para que venhamos a combatê-la.

Há três atrativos principais na Seicho-No-Iê:

  1.  Positivismo contagiante
  2.  Através de livros e revistas, e de seus famosos calendários com frases otimistas para cada dia do mês, tornou-se extremamente popular em nosso país.
  3.  Suas curas
  4.  Dão uma ênfase tremenda de curas físicas. A mente ou o espírito pode curar.
  5.  Sua aceitação de pessoas de outras religiões

Assim declara a seita: "A Seicho-No- ê é também uma doutrina de integração religiosa, isto é, de união das religiões, não só cristãs, mas de todas ao redor do mundo".

 

HISTÓRICO

O fundador desta seita se chama Masaharu Taniguchi, nascido em 22/11/1893, em Kobe no Japão. Sua vida espiritual foi marcada de

experiências variadas, entre Espiritismo, parapsicologia e religiões japonesas. Em 1923 descobriu um livro que o influenciou muito: "A Lei da Mente em Ação". Neste livro, Taniguchi encontrou o que considerava a combinação viável do Teísmo Cristão e do Panteísmo Budista.

Taniguchi escreveu mais de 300 livros, com uma venda de mais de 15 milhões de volumes. Em 1923 escreveu o livro "Crítica a Deus", tendo Judas, o traidor, como herói. Em dezembro de 1929, Tahiguchi começou a escrever a revista Seicho-No-Iê, e em março de 1930 publicou seu primeiro número. A organização oficial da Seicho-No-Iê foi em 01-03-1930. Seu livro básico "Semeio no Jisso" (Verdade da Vida), com quarenta volumes, foi escrito por Taniguchi. Ele veio a falecer em 17-06-1985, em Nagasaki.

No Brasil, a seita chegou com os imigrantes japoneses. Em 1951 começou a tomar pulso no país pela tradução das obras para o português. No dia 01-08-1952 foi autorizada a instituição da Seicho-No-Iê no Brasil. Suas principais publicações são as revistas "Fonte de Luz", antiga "Acendedor", e "Pomba Branca".

Hoje, no Brasil, eles são aproximadamente dois milhões de membros e simpatizantes.

 

CARACTERÍSTICAS DA SEICHO-NO-IÊ

A palavra Seicho-No-Iê significa "A casa da Plenitude". Nesta casa, dizem os adeptos, há abundância, vida, amor e sabedoria.

Emblema: O emblema central é formado pelo Sol (Xintoísmo), dentro do mesmo vê-se a lua (Budismo) e dentro da mesma a cruz suástica (Cristianismo).

Ensino: Seu ensino principal é "você é realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável". Tal ensino leva a

 

finalidade de benefícios materiais, como saúde, dinheiro e bem estar.

Culto aos antepassados: O costume oriental de honrar os antepassados mortos, na crença de que eles estão conscientes no mundo invisível e que nos ajudam, é um costume pagão.

 

A SEICHO-NO-IÊ E A BÍBLIA

Infelizmente muitas pessoas pensam que esta seita não tem nenhuma discordância com a Bíblia. Mas vejamos algumas de suas doutrinas.

1. Deus

Eles chamam o seu deus de "AMENOMINAKANUSHI", que é o Deus absoluto, o qual as demais religiões conhecem por outros nomes, mas que na realidade todas crenças levam a ele. A verdade é que eles são panteístas, uma vez que Deus encontra-se em cada pessoa, em cada coisa deste mundo. Veja textos como: Is. 44:8; 45:22; Jo. 4:24; I Co. 14:33

2. A Bíblia

Para eles a Bíblia é puramente humana, ela é citada de maneira parcial e sem contexto. Para eles, os escritos mais valiosos são os de Taniguchi. Nós sabemos que a Bíblia, mesmo sendo escrita por homens, foi inspirada por Deus, portanto, é impossível qualquer erro nela (II Tm. 3:16; At. 1:18; Hb. 3:7; II Pe. 1:21).

3. Cristo

Para a Seicho-No-Iê Taniguchi é superior a Cristo, pelo fato de fazer mais milagres do que ele. Não há como deixar de ver Jesus como o Filho de Deus, o único caminho que leva a Deus Pai, e o único salvador (Jo. 14:6; At. 4:12). Ele é ao mesmo tempo verdadeiro Deus e verdadeiro homem (Jo. 1:1 e 14).

Com relação a salvação, eles dizem: "Ser verdadeiramente salvo é compreender que a

doença se cura; porque é possível Ter uma vida financeira confortável e porque se pode estabelecer harmonia no Lar". Mas leia Jo. 4:42; Ef. 5:23; Mc. 5:34; Ef. 2:5,8; I Tm. 2:4.

4. Carma

Crêem semelhante aos espíritas. Esta, uma lei de Causa e Efeito, isto é, as doenças, os males ou são uma projeção da mente, ou tem uma causa primária que a provocou; e aqui dão uma brecha para a doutrina da Reencarnação, e dizem: "A morte não significa o fim do homem verdadeiro ... e tendo o corpo chegado ao fim, é abandonado e irá ocupar outro instrumento. Ver Hebreus 9:27.

5. Pecado

Para eles, o pecado não existe. É pura ilusão. Taniguchi ensina que o homem tem de se libertar da idéia de pecado. Diz ele que a idéia de pecado é um dos maiores males da humanidade. A idéia da inexistência do pecado não resiste ao menor exame crítico. O próprio homem sente a realidade do pecado dentro de si, como transgressão da Lei divina (I Jo. 3:4; I Jo. 5:17; Tg. 4:17; gn. 3:1-6 e Rm. 5:12).

Baseados na negação do pecado, ensinam a perfeição humana. Eles dizem: "A mente em ilusão cria, pela imaginação, o estado completamente diferente do estado harmonioso do Jisso. Este Jisso é a realidade perfeita criada por Deus (da Seicho-No-Iê), a verdadeira existência, a natureza verdadeira do ser, ou o aspecto verdadeiro e perfeito do homem".

Quem mais deseja que o homem não creia no pecado do que o próprio Satanás, que é o Pai da Mentira?

Conclusão

Podemos concluir que a Seicho-No-Iê é puramente humanista, pensando no aqui e agora. É antropocêntrica, desprezando a salvação em Cristo.

Pr. Cleber Macedo de Oliveira

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