TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

História

 

Dividida em quatro períodos que correspondem aos quatro presidentes que lideraram o movimento.

1. Charles Taze Russell (1852-1916). Russel foi criado numa Igreja Presbiteriana, indo daí para a Igreja Congregacional. Foi bastante inspirado nas doutrinas adventistas, quanto ao futuro da alma, segunda vinda de Cristo, etc. Discordar de suas opiniões era o mesmo que pedir para ser expulso da organização.

a) Foi o fundador da "Torre de Vigia de Sião e Arauto da presença de Cristo" em 1879, e a Sociedade Torre de Vigia de Tratados de Sião em 1884. Escreveu seis volumes de "Estudos das Escrituras" (originalmente "Aurora do Milênio"). Alguns fatos históricos:

b) Em 1884 Fundou em Filadélfia a "Sociedade do Farol de Sião".

c) Em 1914, Na Inglaterra, tomou o nome de "Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia".

d) Em 1909, Em Nova Iorque, recebeu o nome de "Associação do Púlpito do Povo".

e) Em 1939 Recebeu dois nomes: "Farol Bíblico" e "Sociedade de Tratados".

f) Em 1913, sua esposa pediu o divórcio, por causa de seu egoísmo, sua relação com outras mulheres e pelo fato de haver já um longo tempo em que ele não se comunicava com ela. Ele a acusava de "louca". Isto abalou o movimento, trazendo divisões. Russel morreu em 1916.

2. "Juiz" Joseph F. Rutherford (1869-1942). Rutherford provocou mais divisões ainda. Cinco grupos que embora, conservassem as doutrinas de Russel, não aceitavam a liderança de Rutherford. Rutherford discordou de algumas teorias de Russel. Uma clara discordância está no fato de que Russel datou a segunda vida de Cristo. Discordando Rutherford desta teoria e muitos abandonaram a fé, sendo excomungados. Mudou o nome do movimento para "Testemunhas de Jeová" em 1931. Reinterpretou as doutrinas defendidas por Russell. Escrevendo, em média, um livro por ano, tornou-se o "novo oráculo da mensagem de Deus para esta era". As congregações independentes, da época de Russell, ficaram debaixo do controle "Teocrático" (sujeitas à sede da Sociedade de Brooklyn). Rutherford morreu em 08\01\42, com 72 anos de idade e foi sucedido por Nathan H. Knorr.

3. Nathan H. Knorr (1905-1977) Com grande capacidade de organização fez com que o movimento crescesse grandemente através do triato "evangelização, construções e publicações", porém foi durante a sua administração que ocorreu a maior desilusão para muitos do movimento, com o fiasco de que a guerra do Armagedom aconteceria em 1975.

4. Frederick W. Franz (1894- ) Atualmente o seu presidente, tem enfrentado um forte movimento de dissidência, ao mesmo tempo tem incentivado seu crescimento e renovação.

 

Alguns pontos

1. Uso da literatura. É um meio de sobrevivência, e de ganhar mais adeptos. Todo mundo é obrigado a vender os livros e revistas, sob a pena de ser considerado mau servo (Parábola dos Talentos).

2. Instrução. Todos seus elementos são treinados sistematicamente e obrigatoriamente nas suas principais doutrinas.

3. Salões do Reino. Local de reuniões e estudos.

4. Serviço militar. Não admitem que seus adeptos prestem serviço militar.

5. Não aceitam transfusão de sangue.

 

Doutrinas

1. Sobre a Doutrina da Trindade:

Negam a Trindade, pelo fato desta palavra não ser encontrada na Bíblia. Porém, embora esta palavra não apareça na Bíblia, ela é mencionada em seus componentes: Pai, Filho e Espírito Santo, Mt 3.16-17, Jo 14.10-16, Jo 15.26, 2 Co 13.13, Ef 2.18, Gn 1.26, 11.7.

 

2. Sobre Jesus Cristo:

Jesus não é Deus, é apenas filho, e foi gerado, 1 Jo 2.2. Porém, veja o que a Palavra de Deus fala sobre Jesus:

a) Divindade plena, Cl 2.9. Temos aqui a palavra grega "pleroma", "completo", "pleno", Sl 4.4, Ef 3.19;

b) Existência antes da fundação do mundo, Jo 17.5, Cl 1.17, Ap 1.8;

c) Pai da Eternidade, Is 9.6;

d) Deus Forte, Is 9.6;

e) Deus Conosco, Mt 1.23;

f) Deus Verdadeiro, 1 Jo 5.20;

g) Deus e Salvador, At 16.31, 34, 2 Pe 1.1;

h) Deus Grande, Tt 2.13;

i) Deus Único Dominador, Jd 4;

j) Deus Que Deve Ser Adorado, Fp 2.10-11, Hb 1.6;

k) Deus Como Trono Eterno, Hb 1.8;

l) Deus Protetor de Nossa Vida, Cl 3.3;

m) Deus da Reconciliação, 2 Co 5.19;

n) Deus Bendito, Rm 9.5.

 

3. Sobre o Espírito Santo:

a) Para eles o Espírito Santo não tem personalidade própria. É apenas uma força ativa de Jeová.

b) Porém, a Bíblia diz:

b.1) O Espírito Santo é Deus Onipotente, Lc 1.35; Deus Onipresente, Sl 139.7-8; Deus Onisciente, 1 Co 2.10-11;

b.2) Quem pecar contra Ele, não terá perdão, Mc 3.29;

b.3) Pedro referiu-se a Ele como sendo Deus, At 5.3-4;

b.4) Deus habita no crente pelo Espírito Santo, Ef 2.22, 1 Co 3.16;

b.4) Possui todas as características de uma pessoa: Inteligência, vontade, sentimentos. Ele fala, At 10.19, 21.11; Entristece, Ef 4.30; Ensina, Jo 14.26; 1 Co 2.13; Consola, Jo 14.16; Intercede, Rm 8.26; Decide, At 15.28; Ordena, At 8.29.

 

4. Salvação:

a) Os 144.000 que governarão com Cristo nos céus e os que numa nova ordem de coisas permanecerão na terra, mas gozando da vida eterna.

b) A morte de Cristo teve propósito secundário no plano de salvação. É o homem quem ganha a salvação pela obediência. Isto é doutrina totalmente estranha aos princípios da Palavra de Deus, Ef 2.8, At 4.12, Jo 5.24, Jo 3.16, etc.

 

EVANGELIZAÇÃO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

ARTIGO EXTRAÍDO DA REVISTA "DEFESA DA FÉ", DO INSTITUTO DE PESQUISAS CRISTÃS

 

AUTOR: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

 

Muitos líderes de Igrejas têm perguntado qual deve ser a atitude dos crentes ao receber em casa uma Testemunha de Jeová. Muitas vezes, esses irmãos não estão devidamente preparados para dialogar com elas. Visto que as Testemunhas de Jeová fazem parte dos grupos não alcançados pelo evangelho de Jesus Cristo.

A maneira mais simples de realizar tal tarefa é através de folhetos específicos. Temos três tipos: Ensino Divino, O Temor Piedoso e Louvores Alegres.

Ensina Divino foi o tema do Congresso de Distrito das Testemunhas de Jeová realizado em 1993. O folheto foi escrito em linguagem simples, usando o estilo da Torre de Vigia, com a impressão no padrão da organização, uma vez que as Testemunhas de Jeová são proibidas de receber outras publicações. O Tema tratado no referido folheto são as falsas profecias, e no final traz um convite para as Testemunhas de Jeová aceitarem a Jesus Cristo como Salvador Pessoal.

O folheto O Temor Piedoso foi preparado para evangelização das Testemunhas de Jeová durante o Congresso de Distrito "Temor Piedoso", realizado por elas em 1994. Segue o mesmo padrão do folheto anterior. Aborda dois temas: a adoração de Jesus e a ressurreição dos habitantes de Sodoma. As Testemunhas de Jeová adoraram a Jesus até 1954, depois a Sociedade Torre de Vigia resolveu mudar essa crença. Agora as Testemunhas de Jeová são proibidas de adorar a Jesus, considerando pagã tal prática. Assim, como fica a situação das Testemunhas de Jeová quem morreram adorando a Jesus até a data da proibição?

Outro ponto que abala as Testemunhas de Jeová relaciona-se aos habitantes de Sodoma. A STV declara ser o único canal de comunicação entre Deus e o homem, alegando receber orientação teocrática e ser também o profeta de Jeová, entretanto, cerca de oito vezes mudaram o destino dos habitantes de Sodoma: Numa publicação afirma que eles serão ressuscitados, e em outras n ao. O erro, portanto, é de Jeová ou da organização? Isso perturba as Testemunhas de Jeová. É sobre isso que trata o referido folheto, terminando com um convite para aceitarem a Jesus.

Louvadores Alegres é o título do novo folheto específico para a evangelização das Testemunhas de Jeová. Ele aborda as três últimas mudanças das Testemunhas de Jeová: A geração de 1914, o julgamento das nações e o serviço militar alternativo. A leitura desse e dos outros folhetos parece nada significar para os evangélicos, mas abala profundamente as Testemunhas de Jeová.

Esses folhetos são muitos úteis tanto para evangelizar as Testemunhas de Jeová como para prevenir a Igreja. Temos recebido muitas cartas de todos os cantos do país, assim como ligações telefônicas, perguntando como orientar os crentes ao serem visitados por uma Testemunha de Jeová.

Cada crente deve levar consigo alguns folhetos dentro da Bíblia. Quando uma Testemunha de Jeová bater à porta, a pessoa que for atender deve oferecer tal folheto. A Testemunha de Jeová, sem dúvida, vai receber, pensando que se trata de sua própria literatura. Então será um candidato a servir ao Senhor Jesus. Se ela desconfiar ou se já conhece o tal folheto, certamente o recusará; então o crente pode perguntar-lhe, dizendo: "Você quer distribuir a sua literatura, recusando receber a minha? Se você bater à porta do meu vizinho, eu irei em seguida oferecer-lhe o folheto que você está recusando!". Para adquirir esses folhetos, entre em contato com o ICP.