A ARCA DE DEUS NO MEIO DOS INCRÉDULOS

1SM 5SESS

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

I. A PRESENÇA DE DEUS NÃO CONVIVE COM A IDOLATRIA.

 

1. A convivência com Dagom, Deus dos filisteus, “1 Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode 2 Tomaram os filisteus a arca de Deus e a meteram na casa de Dagom, junto a este. 3 Levantando-se, porém, de madrugada os de Asdode, no dia seguinte, eis que estava caído Dagom com o rosto em terra, diante da arca do SENHOR; tomaram-no e tornaram a pô-lo no seu lugar. 4 Levantando-se de madrugada no dia seguinte, pela manhã, eis que Dagom jazia caído de bruços diante da arca do SENHOR; a cabeça de Dagom e as duas mãos estavam cortadas sobre o limiar; dele ficara apenas o tronco. 5 Por isso, os sacerdotes de Dagom e todos os que entram no seu templo não lhe pisam o limiar em Asdode, até ao dia de hoje”, 1Sm 5.2.

 

2. Exemplo de Amom, “21 Tinha Amom vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou dois anos em Jerusalém. 22  Fez o que era mau perante o SENHOR, como fizera Manassés, seu pai; porque Amom fez sacrifício a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai, tinha feito e as serviu. 23  Mas não se humilhou perante o SENHOR, como Manassés, seu pai, se humilhara; antes, Amom se tornou mais e mais culpável. 24  Conspiraram contra ele os seus servos e o mataram em sua casa”, 2 Cr 33.21-24.

 

3. Todos os deuses prostram-se diante do Senhor, “Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante dele todos os deuses”, Sl 97.7.

 

4. Deus não admite que sua honra seja dividida com imagens de escultura, “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”, Is 42.8.

 

5. Quem serve imagens escultura regride e será envergonhado, “Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição dizem: Vós sois nossos deuses”, Is 42.17.

 

 

II. A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DE UM POVO INCRÉDULO E IDÓLATRA, TRAZ DESGRAÇAS

 

 1. O castigo, “6 Porém a mão do SENHOR castigou duramente os de Asdode, e os assolou, e os feriu de tumores, tanto em Asdode como no seu território. 7 Vendo os homens de Asdode que assim era, disseram: Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós e sobre Dagom, nosso deus. 8 Pelo que enviaram mensageiros, e congregaram a si todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Que faremos da arca do Deus de Israel? Responderam: Seja levada a arca do Deus de Israel até Gate e, depois, de cidade em cidade. E a levaram até Gate. 9 Depois de a terem levado, a mão do SENHOR foi contra aquela cidade, com mui grande terror; pois feriu os homens daquela cidade, desde o pequeno até ao grande; e lhes nasceram tumores. 10 Então, enviaram a arca de Deus a Ecrom. Sucedeu, porém, que, em lá chegando, os ecronitas exclamaram, dizendo: Transportaram até nós a arca do Deus de Israel, para nos matarem, a nós e ao nosso povo 11 Então, enviaram mensageiros, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Devolvei a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia terror de morte em toda a cidade, e a mão de Deus castigara duramente ali. 12 Os homens que não morriam eram atingidos com os tumores; e o clamor da cidade subiu até ao céu”, 1Sm 5.6-12.

 

Observe:

 

a) Em Asdote: “a mão do senhor castigou duramente”; “os assolou, e os feriu de tumores”. Reagiram: “Não fique conosco a arca do Deus de Israel”.

 

b) Em Gate: “a mão do SENHOR foi contra aquela cidade”; “desde o pequeno até ao grande; e lhes nasceram tumores”.

 

c) Em Ecrom: Os ecronitas reagiram – “Transportaram até nós a arca do Deus de Israel, para nos matarem, a nós e ao nosso povo”.

 

2. A presença de Deus no meio dos incrédulos causa pânico, pavor, uma vez que Deus não pode ser servido por pessoas que não o honram e o obedecem devidamente.

 

a) Sl 68.2, “Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem os iníquos”.

 

b) Ec 8.13, “Mas o perverso não irá bem, nem prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme diante de Deus”.

 

c) Sl 37.28, “Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada”.

 

 

III. A ARCA DO SENHOR EM BETE-SEMES

 

1. Sua chegada, “13 Andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale e, levantando os olhos, viram a arca; e, vendo-a, se alegraram. 14 O carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali, onde havia uma grande pedra; fenderam a madeira do carro e ofereceram as vacas ao SENHOR, em holocausto. 15 Os levitas desceram a arca do SENHOR, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam as obras de ouro, e os puseram sobre a grande pedra. No mesmo dia, os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e imolaram sacrifícios ao SENHOR”, 1Sm 6.13-15.

 

2. Bem vinda no começo, rejeitada depois, “19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles. 20 Então, disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia estar perante o SENHOR, este Deus santo? E para quem subirá desde nós?”.

 

a) “olharam para dentro da arca”; “o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles” – desobediência.

 

b) Reação dos homens de Bete-Semes – “Quem poderia estar perante o SENHOR, este Deus santo? E para quem subirá desde nós?”.