A FIDELIDADE DE DEUS

Autoria desconhecida

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Gostaria de mostrar um pouco do que representa a fidelidade de Deus. Vamos iniciar lendo algumas passagens bíblicas essenciais:

 

Sl 89.8, "O SENHOR Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, SENHOR, com a tua fidelidade ao redor de ti?”.

 

Sl 92.1-2, "Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade”.

 

Sl 1005, "Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua fidelidade dura de geração em geração”.

 

Sl 143.1, "O SENHOR, ouve a minha oração, inclina os ouvidos às minhas súplicas; escuta-me segundo a tua fidelidade, e segundo a tua justiça”.

 

Lm 3.22-23, "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”.

 

Rm 3.3-4, "Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado”.

 

Sl 117.2, "Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a fidelidade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR”.

 

O significado da palavra fidelidade é algo muito impressionante quando a associamos ao caráter de Deus. De acordo com o dicionário, o significado da palavra fidelidade é qualidade de fiel. A palavra fiel significa: digno de fé, leal, honrado, que não falha, seguro, pontual, exato, verídico.

 

Vamos, agora, aplicar alguns destes significados da palavra fiel em mais algumas passagens bíblicas essenciais. Isto nos ajudará a conhecer melhor a nosso Deus Pai:

 

Dt 7.9. "Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel (o Deus que não falha), que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos”.

 

2Sm 22.26, "Para com o fiel (leal), te mostras fiel (leal); para com o íntegro, te mostras íntegro”.

 

O inimigo tenta nos confundir com pensamentos de morte, desespero, dor. Isto nos causa condenação, acusação por parte do inimigo. Mas se crermos que Jesus é o único caminho para se chegar a Deus. Se confessarmos os nossos pecados, Ele será fiel e justo para nos perdoar.

 

A Bíblia diz que a fidelidade de Deus chega até as nuvens. O Senhor está rodeado de fidelidade. Isto quer dizer que Deus é verdadeiro, seguro. Ele não falha! É pontual, exato! Ainda que nós sejamos infiéis (falharmos), Deus não pode negar a si mesmo e permanece fiel.

 

Muitas vezes caímos, erramos, e achamos que Deus não pode mais nos perdoar. Acabamos concluindo que estamos condenados e que morreremos debaixo desta condenação. Mas Deus, em sua imensa grandeza, nos perdoa e nos sara, porque Ele é fiel! E se estamos em Cristo, não haverá condenação sobre nós! (Romanos 8:1).

 

Davi era homem temente a Deus, mas pecou quando cometeu adultério com Bate-Seba. Além disto, ainda mandou matar o marido dela, o soldado Urias, mandando-o se colocado na linha de frente de batalha.

 

Ou seja, Davi cometeu adultério e assassinato. Mas mesmo assim ele se arrependeu e Deus o perdoou e Davi não foi morto por causa de seu pecado.

 

A Palavra de Deus diz que seu caminho é perfeito (Sl 18.30). Portanto, se andarmos pelo caminho de Deus, teremos vitória em todas as áreas de nossas vidas, porque Deus é perfeito.

 

Deus é fiel! Deus é fiel!