A PORTA DO VALE - O MILAGRE DA SALVAÇÃO
NE 3.13
Pr. José Antônio Corrêa
1.
Esta Porta do Vale dava para o Vale de Himon. Este Vale havia sido em tempos
passados, um lugar muito belo. Porém, os filhos de Israel começaram a
sacrificar neste local, seus filhos ao Deus Moloque, e o local foi amaldiçoado
por Jeremias:
Jr
7.30-34, “30 porque os filhos de Judá fizeram o que era
mau perante mim, diz o SENHOR; puseram os seus ídolos abomináveis na casa que
se chama pelo meu nome, para a contaminarem. 31 Edificaram os altos de Tofete,
que está no vale do filho de Himon, para queimarem a seus filhos e a suas
filhas; o que nunca ordenei, nem me passou pela mente. 32 Portanto, eis que
virão dias, diz o SENHOR, em que já não se chamará Tofete, nem vale do filho de
Himon, mas o vale da Matança; os mortos serão enterrados em Tofete por não
haver outro lugar. 33 Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos
céus e aos animais da terra; e ninguém haverá que os espante”.
-
Tofete: “lugar do fogo”; Himon: “lamentação”.
Jr
32.34-35, “34 Antes, puseram as suas abominações na casa
que se chama pelo meu nome, para a profanarem. 35 Edificaram os altos de Baal,
que estão no vale do filho de Himon, para queimarem a seus filhos e a suas
filhas a Moloque, o que nunca lhes ordenei, nem me passou pela mente fizessem
tal abominação, para fazerem pecar a Judá”.
- Baal:
“senhor”, “divindade masculina suprema dos cananeus ou fenícios”; Moloque:
“rei”, “deus dos amonitas e fenícios”.
2.
Isaías o apresenta como lugar escatológico de punição, Is 66.22-24, “22
Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de
mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. 23 E
será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a
carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. 24 Eles sairão e verão os cadáveres
dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o
seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne”.
-
A palavra “prevaricar”, traz o sentido de “traição”,
“torcer a justiça”, “corromper”, “perverter”.
3.
Seguindo a mesma linha profética de Isaías, Jeremias descreve este vale como
“vale da matança”, Jr 7.32-34, “32 Portanto, eis que virão dias, diz o
SENHOR, em que já não se chamará Tofete, nem vale do filho de Himon, mas o vale
da Matança; os mortos serão enterrados em Tofete por não haver outro lugar. 33
Os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da
terra; e ninguém haverá que os espante. 34 Farei cessar nas cidades de Judá e
nas ruas de Jerusalém a voz de folguedo e a de alegria, a voz de noivo e a de
noiva; porque a terra se tornará em desolação”.
- a
tragédia assumiria proporções alarmantes! A quantidade de mortos prevista tanto
por Isaías como por Jeremias impossibilitaria até mesmo que estes fossem
enterrados. Serviriam de alimento “às aves dos céus e aos animais da terra”.
Diante da calamidade uma onda de grande tristeza tomaria conta de todas as
cidades de Judá e principalmente na capital Jerusalém. Até mesmo nos casamentos
não haveria qualquer celebração ou festa e a terra seria totalmente desolada –
sobrariam apenas ruínas!
5.
No Vale de Himon, era colocado todo o lixo da cidade, que seria
queimado. Havia sempre os vermes dos cadáveres, e o fogo ardia ali
constantemente.
a)
A Porta do Vale representa para nós a porta da libertação do inferno, o
lugar do maior de todos os milagres; a nossa salvação. Cristo nos arrancou do
inferno, uma vez que com sua ressurreição, exerceu seu domínio total sobre os
poderes do inferno, Ap 1.18, “e aquele que vive; estive morto,
mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e
do inferno”.
b)
Depois do milagre de nossa libertação do inferno, fomos colocados em posição de
canais de Deus, para arrancar outros que lá permanecem. Estamos falando do
lugar de decisão, as Portas. Em cada uma delas, a decisão de abrir e fechar, é
nossa. Na Porta do Vale, Deus nos encontrou e nos libertou, pois abrimos para
Ele entrar. Agora esta Porta, ficará fechada ao inimigo. Por ele, porém,
passaremos para buscar aqueles que estão dominados pelas forças do inferno.
-
1Co 9.16, “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me
gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o
evangelho!”.
-
Rm 1.16, “Pois não me envergonho do evangelho, porque é
o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e
também do grego”.
-
At 10.38, “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o
Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e
curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.