A PORTA ORIENTAL - O REGRESSO DE JESUS

NE 3.29

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

1. Acredita-se que esta é a Porta pela qual Jesus entrou e que hoje se encontra fechada. Espera se que o Messias, em sua segunda vinda, entre por ela. Para nós ela fala do retorno de Jesus a terra. Paulo fala que nós devemos nos consolar, uns aos outros com a bendita esperança da vinda de nosso Senhor, 1Ts 4.18, “Consolai, pois, uns aos outros com estas palavras”.

 

2. A expectativa deste evento deve estar sempre diante de nós. Temos um futuro glorioso, temos um destino eterno. Hoje travamos batalhas tremendas, mas:

 

Há fim para o mal;

Há justiça a ser executada;

Há uma redenção a ser consumada.

 

Tudo acontecerá na segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Vejamos o que Paulo nos fala em 1Co 15.19, “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.

 

3. A Porta Oriental em nossa vida deve estar aberta para o grande evento de que Jesus voltará. Vamos analisar alguns fatos importantes, que aparecem interligados à segunda vinda do Senhor:

 

a) O Arrebatamento da Igreja, 1Ts 4.13-17, “13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

 

- Se Jesus morreu e ressuscitou – fato comprovado pelas Escrituras – Deus certamente através de Jesus, voltará trazendo junto de si aqueles irmãos que já morreram;

 

- Neste tempo, aqueles que morreram no Senhor ressuscitarão em corpos glorificados e os crentes que estiverem vivos terão também seus corpos transformados. A garantia da ressurreição dos mortos é mostrada por Paulo: “21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo”, 1Co 15.21-22;

 

- Juntos com aqueles que morreram em Cristo, agora ressuscitados num corpo glorioso, seremos arrebatados “entre nuvens”, para o encontro glorioso com o Senhor nos ares. Ele virá buscar sua noiva, a igreja. Ela deve estar preparada para este encontro: “25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito”, Ef 5.25-27;

 

- Daí em diante, estaremos para sempre com o Senhor!!!

 

b) A Grande Tribulação:

 

b1) Mt 24.21, “porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais”;

 

b2) Ap 7.13-14, “13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro”;

 

- Esta grande tribulação será um tempo de grande sofrimento para aqueles que não subirem no arrebatamento – Ap 9.1-6, “1 O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2 Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar. 3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, 4 e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte. 5 Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém. 6 Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles”.

 

c) O Milênio de Cristo sobre a terra:

 

c1) Ap 20.1-4, “1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; 3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. 4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. 2Pe 3.8, “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”.

 

- Neste período de tempo que pode não ser necessariamente “mil anos” literais, Satanás será encarcerado e perderá todo o seu poder de ação;

 

- Cristo, juntamente com sua noiva resgatada estará reinando e julgando sobre as nações – “...e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará”, 2Tm 2.12. Ver ainda Ap 5.10: “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”.

 

d) A Batalha do Armagedom, Ap 20.7-10, “7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. 9 Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. 10 O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.

 

- Após milênio, o diabo será solto e fará uma grande campanha entre as nações seduzindo-as para uma grande peleja contra os santos de Deus. Gogue e Magogue significam dois blocos de pessoas que podem ser formados por religiões agrupadas entre si;

 

- Rodearão a cidade santa – Jerusalém, mas descerá fogo do céu e haverá uma grande mortandade como nunca houve sobre a terra;

 

- Ao final desta batalha, o diabo será conduzido ao “lago de fogo e enxofre”, onde já estarão a “besta” e o “falso profeta” – de onde nunca mais sairão - para receberem a justa punição: “serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”, v. 10.  

 

e) O Juízo Final, Ap 20.11-15, “11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

 

4. Para nós os que esperamos o retorno de Cristo, haveremos de participar destes eventos com muita alegria, a Palavra de Deus sendo cumprida. A Porta Oriental nos fala sobre o retorno de Cristo e os acontecimentos subsequentes a ele. Precisamos estar preparados para o retorno de Cristo, 1Ts 5.4, 23, “4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa. 23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.