A SABEDORIA DE SALOMÃO

PRECISAMOS DE SABEDORIA PARA TRABALHAR NO SERVIÇO DE DEUS

1 RS 3.5-15

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

5 Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6 Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 10 Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11 Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; 12 eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. 13 Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias. 15 Despertou Salomão; e eis que era sonho. Veio a Jerusalém, pôs-se perante a arca da Aliança do SENHOR, ofereceu holocaustos, apresentou ofertas pacíficas e deu um banquete a todos os seus oficiais”.

 

v. 28, “Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”.

 

 

INTRODUÇÃO: Hoje é dia de eleição da nova diretoria. Muitos de nós almejamos cargos para trabalhar na Igreja de Deus. Queremos ser eficientes no reino e para isso precisamos contar com o unção do Todo Poderoso sobre nossas vidas, caso contrário não teremos condições de trabalhar no serviço do Reino. A partir do texto lido, vamos analisar a vida de Salomão e entender a razão pela qual ele soube desempenhar sua função com objetividade, se tornando o rei mais rico e poderoso de seu tempo:

 

 

I. PARA QUE POSSAMOS DESEMPENHAR BEM A FUNÇÃO PARA A QUAL FORMOS ELEITOS, PRECISAMOS ACIMA DE TUDO:

 

 

  1. RECONHECER A BONDADE E A MISERICÓRDIA DE DEUS SOBRE NÓS, “De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê”, v. 6.

 

  1. SER REVESTIDOS DE HUMILDE, “tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me”, v. 17.

 

 

  1. BUSCAR DEUS E SUA SABEDORIA, “Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo”, v. 9.

 

 

II. QUANDO ESCOLHEMOS O MELHOR, ENTÃO, DEUS SE AGRADA DE NÓS

 

 

“Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa”, v. 10.

 

E:

 

  1. PRIMEIRAMENTE ELE NOS DÁ O QUE PEDIMOS, “Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá”, vs. 11.12

 

  1. DEPOIS ACRESCENTA OUTRAS BÊNÇÃOS, “Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias”, V. 13. 

 

OBSERVE, O QUE DEUS ACRESCENTOU NA VIDA DE SALOMÃO:

 

a)    Riquezas;

b)    Glória;

c)    Poder: “Que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias”;

d)    Prolongamento de dias: “Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias”, v. 14.

 

 

CONCLUSÃO: Se andarmos na obediência e unção de Deus em nosso serviço no reino seremos agraciados pelo Senhor. Veja a colheita de Salomão: “Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”, v. 28.