A VOZ DE DEUS

Dan Duke (Adaptado)

 

 

Pr.  José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO:

 

Pergunta muito comum: Como posso ouvir a voz de Deus? Normalmente encontramos alguém que diz ter ouvido a voz de Deus dizendo-lhe para fazer isso ou aquilo. É muito comum no meio evangélico a expressão: “Deus me falou”. Muitas vezes o que ouvimos não é a voz de Deus, mas é a voz da própria pessoa.

 

Exemplo: Deus me falou para me divorciar de minha esposa. Porém o que Deus diz acerca do divórcio?

 

Mt 19.7-9, “7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério”. Ver também Ml 2.14, “E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança”.

 

Precisamos ouvir e reconhecer a voz de Deus. Existem várias maneiras de como Deus pode falar aos homens hoje em dia.

 

1Co 14.10-11, “10 Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido. 11 Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim.

 

É verdade que existem muitas vozes no mundo. Até mesmo a sua própria voz. Os cientistas dizem que nós falamos conosco mesmo em pensamentos e imaginações mais de 120 palavras por minuto. Existe a voz da televisão, dos filmes, das pessoas, dos pastores, da mídia, dos demônios, etc.

 

Muitas vezes é muito difícil para nós discernirmos a voz de Deus.

 

1Co 14.33, “porque Deus não é de confusão, e sim de paz”.

 

Na realidade existe muita confusão em nossos dias – igrejas, pessoas, pastores. Esta é uma característica própria do tempo em que estamos vivendo. Podemos absorver em um só dia o que nossos avôs demorariam décadas para absorver. Se há uma guerra sabemos imediatamente, se existe uma descoberta científica, logo chega ao nosso conhecimento. Há alguns anos atrás, as pessoas não ficavam sabendo de um terremoto na Índia, ou de uma enchente no Japão que ceifou muitas vidas.

 

Em algum lugar em meio a esta confusão e em meio a todas estas vozes, você poderá encontrar a voz de Deus. Em nossa geração é muito importante que ouçamos a voz de Deus. Precisamos ouvir a voz de Deus para poder criar nossos filhos, para sermos bem sucedidos em nossos negócios e em nossos relacionamentos.

 

Outra coisa: Como poderemos conhecer nosso chamado e o nosso lugar na igreja de Cristo sem ouvir a voz de Deus?

 

A voz de Deus não é sempre uma voz audível do jeito que nós conhecemos. A voz de Deus, ou a comunicação de Deus pode vir de várias formas e não apenas como uma voz. Deus comunica sua vontade de diversas maneiras. A voz de Deus pode não se expressar ao lermos e procurarmos compreender sua Palavra.

 

1Rs 19.11-13, “11 Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; 12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave. 13 Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?”.

 

Elias estava confuso com medo, fugindo, abandonado, estressado, escondido. Talvez possa acontecer com você o mesmo. Elias era um profeta poderoso, mexeu com a nação, mas entrou em profunda depressão. A mesma tentação e situação de Elias pode afetar a todos nós. Deus disse a Elias que saísse da caverna.

 

Veio o vento tão forte, e Deus não estava no vento;

Veio um terremoto, e Deus não estava no terremoto;

Veio um grande fogo, mas Deus não estava no fogo.

 

Então Deus veio cicio tranquilo e suave e Deus falou com Elias. O que podemos dizer é que Deus não está competindo com o diabo. Ele não está na tempestade, nem no terremoto, nem no fogo. Deus não está competindo com o caos ou a confusão. Quando as coisas ficaram calmas, Deus falou com Ele. Deus vai falar conosco através desde ensino. E verdade que Elias esperava ver Deus através do vento, do terremoto, no fogo, mas Deus não veio daquela forma.

 

Muitas vezes Deus fala conosco de uma forma que não estamos esperando. Ele não fala conosco quando estamos agitados, desesperados, estressados, nervosos. Precisamos ficar calmos e tranquilos para poder ouvir a voz de Deus.

 

 

Queremos ver nove maneiras ou formas na Bíblia em que Deus falou com pessoas. É certo que existem outras maneiras, Porém vamos ver apenas estas nove formas:

 

 

I. DEUS PODE FALAR COM UMA VOZ AUDÍVEL

 

1. Deus falou com Adão, Gn 3.6-10, “6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. 8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”.

 

2. Deus falou com Agar no deserto, Gn 21.17-21, “17 Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. 18 Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo. 19 Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz. 20 Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; 21 habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito”.

 

3. Falou com Samuel, ainda criança, 1Sm 3.1-4, “1 O jovem Samuel servia ao SENHOR, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do SENHOR era mui rara; as visões não eram frequentes 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do SENHOR, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, 4 o SENHOR chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!”

 

4. Deus, o pai falou assim com Jesus, Jo 12.28-29, “28 Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. 29 A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou”.

 

5. Deus falou com Pedro, At 10.13-16, “13 E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. 14 Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. 15 Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. 16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu”.

 

6. Deus falou com Paulo, na estrada de Damasco, At 22.6-10, “6 Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim.7 Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 8 Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. 9 Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo. 10 Então, perguntei: que farei, Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão acerca de tudo o que te é ordenado fazer”.

 

Observe que em todos estes exemplos a voz era alta e audível. Em alguns casos como no exemplo de Jesus, e de Paulo, embora a voz tenha sido reconhecida por eles como sendo a voz de Deus, alguns que estavam presentes, até ouviram o volume da voz, mas nada entenderam do que se falava.

 

Esta é uma das maneira que Deus pode falar conosco – com voz audível.

 

7. A Bíblia diz que a voz de Deus é como muitas águas:

 

Ap 1.13-15, “13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. 4 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; 15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas”.

 

Sl 29.3-5, “3 Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas. 4 A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. 5 A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR despedaça os cedros do Líbano”.

 

Esta é uma maneira de Deus falar conosco. Mas, não é a única. Em muitas igrejas, há um problema, porque limitaram a Deus, que deve falar apenas dentro de uma maneira e padrão.

 

 

II. DEUS PODE FALAR ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO

 

1. Falou com o profeta Ezequiel, Ez 3.24, “Então, entrou em mim o Espírito, e me pôs em pé, e falou comigo, e me disse: Vai e encerra-te dentro da tua casa”.

 

2. Falou a Pedro, At 10.19, “Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram”. Ver ainda At 11.11-12, “11 E eis que, na mesma hora, pararam junto da casa em que estávamos três homens enviados de Cesareia para se encontrarem comigo. 12 Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem”.

 

3. Falou com Filipe, At 8.9, “Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o”.

 

4. Falou com a igreja de Antioquia que separasse os primeiros missionários, At 13.1-2, “1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

 

5. Falou com os missionários dando-lhes, direção, At 17.6-7, “6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia 7 defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”. Ver ainda At 22.22-23, “22 E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, 23 senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações”.

 

Esta é uma maneira muito comum – o Espírito Santo fala com o seu espírito. Como o Espírito Santo fala? É difícil de entender, pois é uma voz diferente da voz humana. Porém esta é uma maneira muito comum. A palavra do Espírito Santo, vem dentro do nosso espírito – “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, Rm 8.16.

 

 

III. DEUS PODE FALAR ATRAVÉS DE ATRAVÉS DE UM SONHO

 

1. Falou com Abimeleque, Gn 20.1-3, “1 Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe, habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar. 2 Disse Abraão de Sara, sua mulher: Ela é minha irmã; assim, pois, Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la. 3 Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e lhe disse: Vais ser punido de morte por causa da mulher que tomaste, porque ela tem marido”.

 

2. Falou com Jacó em Betel, Jacó, Gn 28.11-17, “11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus”.

 

3. Falou com Labão, Gn 31.20-39, “20 E Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia. 21 E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates e tomou o rumo da montanha de Gileade. 22 No terceiro dia, Labão foi avisado de que Jacó ia fugindo. 23 Tomando, pois, consigo a seus irmãos, saiu-lhe no encalço, por sete dias de jornada, e o alcançou na montanha de Gileade. 24 De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal. 25 Alcançou, pois, Labão a Jacó. Este havia armado a sua tenda naquela montanha; também Labão armou a sua com seus irmãos, na montanha de Gileade. 26 E disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste minhas filhas como cativas pela espada? 27 Por que fugiste ocultamente, e me lograste, e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cânticos, e com tamboril, e com harpa? 28 E por que não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Nisso procedeste insensatamente. 29 Há poder em minhas mãos para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou, ontem à noite, e disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal”.

 

4. Falava com Moisés, Nm 12.1-6, “1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. 2 E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. 3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. 5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. 6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos”.

 

5. Não falou com Saul, 1Sm 28.5, “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas”.

 

6. Falou com Salomão, 1Rs 3.5-13, “5 Em Gibeão, apareceu o SENHOR a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê. 6 Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como hoje se vê. 7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo? 10 Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa. 11 Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; 12 eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. 13 Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias”.

 

7. Falou com José, Mt 1.20, “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”. Ver Também Mt 2.13, “Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar”. Ver ainda Mt 2.19-21, “19 Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: 20 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino. 21 Dispôs-se ele, tomou o menino e sua mãe e regressou para a terra de Israel”.

 

8. É uma maneira de Deus falar com os velhos, At 2.17, “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos”

 

9. Porém, precisamos ter cuidado com os sonhos, “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR”, Jr 23.32.

 

Muitos acham que todos os sonhos são de Deus. Mas muitos não passam de sonhos pizzas. Nem todos os sonhos vem de Deus.

 

Devemos ser guiados pelo Espírito Santo, e não por sonhos. Porém não podemos descartar que Deus pode falar através de sonhos. Precisamos saber o que vem de Deus e o que não vem de Deus.

 

 

IV. DEUS PODE FALAR ATRAVÉS DE UM PROFETA

 

At 11.27-28, “e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio”.

 

Esta é outra maneira de Deus falar conosco. Hoje Deus pode enviar um profeta para falar conosco a vontade de Deus. Existe um perigo nisto, pois alguns acham que esta é a única forma de Deus falar. Vão de igreja em igreja até encontrar um profeta e se o encontram vão atormentar a vida dele que tragam alguma palavra de Deus.

 

Estas pessoas são guiadas por profetas que para elas é a única voz de Deus aceita.

 

Devemos ser guiados pelo Espírito Santo. Quando nos tornamos dependentes de um profeta, isso pode ser perigoso.

 

Exemplos de profetas verdadeiros:

 

Micaias, 1Rs 22.7-18, “7 Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR para o consultarmos? 8 Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, pelo qual se pode consultar o SENHOR, porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaias, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. 9 Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: Traze-me depressa Micaias, filho de Inlá. 10 O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, numa eira à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles. 11 Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: Assim diz o SENHOR: Com este escornearás os siros até de todo os consumir. 12 Todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade e triunfarás, porque o SENHOR a entregará nas mãos do rei. 13 O mensageiro que fora chamar a Micaias falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom. 14 Respondeu Micaias: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei. 15 E, vindo ele ao rei, este lhe perguntou: Micaias, iremos a Ramote-Gileade à peleja ou deixaremos de ir? Ele lhe respondeu: Sobe e triunfarás, porque o SENHOR a entregará nas mãos do rei. 16 O rei lhe disse: Quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR? 17 Então, disse ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm dono; torne cada um em paz para a sua casa. 18 Então, o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que ele não profetiza a meu respeito o que é bom, mas somente o que é mau?”.

 

Elias, 1Rs 17.17-24, “17 Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu. 18 Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares o meu filho? 19 Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo se hospedava, e o deitou em sua cama; 20 então, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? 21 E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele. 22 O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. 23 Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive. 24 Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade”.

 

Exemplo de profetas falsos:

 

Zedequias e os profetas rivais de Micaias, 1Rs 22.11-12, “11 Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: Assim diz o SENHOR: Com este escornearás os siros até de todo os consumir. 12 Todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade e triunfarás, porque o SENHOR a entregará nas mãos do rei”.

 

Os falsos profetas seriam multiplicados nos últimos dias, Mt 24.11, “levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. Ver ainda Mt 24.24, “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”.

 

Precisamos ter cautela para detectá-los, Mt 7.15, “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”. Ver ainda At 20.29-31, “29 Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. 30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. 31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um”.

 

Palavras de Pedro, 2Pe 2.1-3, “1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; 3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”.

 

 

V. A BÍBLIA PODE FALAR COM VOCÊ

 

2Pe 1.18-21, “18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. 19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.

 

A Palavra de Deus é viva. Tudo o que vem a você, seja um sonho, seja um profeta, uma visão tem que ser consistente com a Palavra de Deus cem por cento. Em 2Pe 1, Pedro está falando da transfiguração, quando eles viram Jesus na sua glória. Eles viram Elias e Moisés aparecendo. Pedro diz que mesmo eles presenciando aqueles fatos, nós temos a Palavra de Deus que é algo mais confiável. Tudo o que ouvimos não pode estar em conflito com a Palavra de Deus.

 

Contudo, mesmo a Bíblia sendo a Palavra de Deus, ela pode não ser a Palavra de Deus para mim hoje. Algumas passagens talvez não seja a Palavra de Deus para mim hoje.

 

Exemplo: Aquele homem que precisava de Deus falar com Ele. Abriu a Palavra e caiu na texto: “Judas foi enforcar-se”. Abriu novamente e: “Vai e faça o mesmo”. Os textos são reais, mas não era a Palavra de Deus para ele hoje.

 

 

Algumas razões porque precisamos da Palavra de Deus para falar conosco:

 

1. Ela é eterna, Sl 119.89, “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu”.

 

2. Ela é viva e eficaz, Hb 4.12, “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz (energis - energia), e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

 

3. Ela é provada (refinada – processo utilizado pelo ourives, verdadeira), 2Sm 22.31, “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam”. Ver ainda Pv 30.5, “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam”.

 

4. Ela nos dá direção, Sl 119.105, “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.

 

5. Ela é como o martelo que esmiúça a madeira, Jr 23.29, “Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?”.

 

 

Que lugar a Palavra deve ter nos corações?

 

1. Um lugar interior, Sl 119.11, “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”. Ver também Jr 15.16, “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos”.

 

2. Um lugar de honra, Jo 8.47, “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus”. Ver também Lc 6.46, “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”.

 

3. Um lugar de confiança, Tt 1.2, “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos”.

 

 

Como podemos usar a Palavra de Deus como Autoridade em nossas vidas?

 

1. Devemos usá-la com inteligência. Precisamos nos esforçar para entender o seu espírito e usá-la com discernimento, 2Tm 2.15, “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

 

2. Devemos usá-la com confiança. A dúvida não trará bênçãos ao leitor. Também, a dúvida em relação à pregação da Palavra, não trará resultados positivo, At 4.31, “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Devemos confiar na Palavra de Deus, e anunciá-la com ousadia.

 

3. Devemos estudá-la com orientação do Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos mostrará o verdadeiro sentido da Palavra de Deus aplicável aos nossos corações, Jo 14.26, “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

 

4. Devemos estudá-la com reverência. É a Palavra de Deus. Deus nos fala através dela.

 

Algum lugar na Bíblia existe uma palavra para você.

 

 

VI. DEUS FALA ATRAVÉS DO PREGADOR

 

Mt 3.1, “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia”.

 

Como pregador João Batista tinha algumas responsabilidades:

 

1. Levantar a voz profética suspensa por Deus por 400 anos. Desde os dias de Malaquias Deus não enviava a palavra profética ao seu povo. Foi um período chamado “o silêncio de Deus”. Malaquias profetiza acerca de João Batista, nos informando que este seria levantado por Deus interrompendo este período de silêncio divino. Ele viria no mesmo espírito de Elias – “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR”, Ml 4.5.

 

Ver Mt 17. “E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? 8 Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis. 9 Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; 10 porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho. 11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 12 E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele. 13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. 14 E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia  de vir”.

 

2. Veio para confrontar o povo em razão de seus pecados:

 

a) Conclamava o povo ao arrependimento: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”, Mt 3.2.

 

b) À elite judaica, fez críticas severas: “7 Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 9 e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”, Mt 3.7-10.

 

3. Tinha senso de sua posição no reino. Embora Jesus afirme que entre os nascidos de mulher nunca houve alguém como João Batista (“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista...”, Mt 11.6), João soube se posicionar sem permitir que o poder subisse à sua cabeça:

 

a) Reconheceu que não era digno de desatar as correias da sandália do Mestre – “E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias”, Mc 1.7.

 

b) Foi humilde a ponto de dizer “importa que Ele cresça e que diminua eu” – “28 Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo, mas fui enviado como seu precursor. 29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua”, Jo 3.28-30.

 

 

DE MODO GERAL O PREGADOR PRECISA TER AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS, PARA INSPIRAR CRÉDITO:

 

1. É alguém devidamente comprometido com a mensagem de Deus – “Então, Ageu, o enviado do SENHOR, falou ao povo, segundo a mensagem do SENHOR”, Ag 1.13. É muito comum os profetas dizerem: “Veio a mim a Palavra do Senhor” – “A mim me veio a palavra do SENHOR, dizendo”, Jr 2.1.

 

2. É Alguém comprometido com uma vida em santidade –  “porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”, 1Pe 1.21.

 

3. É alguém que é conduzido pelo Espírito Santo – “4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus”, 1Co 2.4-5.

 

- Charles Spurgeon foi um dos maiores pregadores de todos os tempos. Ainda hoje somos inspirados por seus sermões e livros. Ele ensinava que a busca do auxílio do Espírito Santo é fundamental à pregação eficiente pelas seguintes razões: é o Espírito quem nos dá sabedoria, que é a arte de usarmos acertadamente o que conhecemos; o Espírito é a "brasa viva tirada do altar" que toca os nossos lábios; é o Espírito o óleo que unge; é o Espírito que faz a pregação traspassar os corações dos homens.

 

3. É Alguém que não teme o homem – “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?”, Mt 3.7. Exemplo de Jeremias cap. 37.

 

Porém alguns acham que esta é a única forma. Alguns, ainda acham que apenas o pastor de sua igreja ou de sua denominação e que pode ser usado por Deus para falar.

 

 

 

VII. DEUS PODE FALAR COM VOCÊ ATRAVÉS DAS CIRCUNSTÂNCIAS OU ATRAVÉS DE UM EVENTO SOBRENATURAL

 

At 7.31, “Moisés, porém, diante daquela visão, ficou maravilhado e, aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do Senhor”.

 

Êx 3.1-

 

Alguns pontos importantes da experiência de Moisés:

 

1) Chegou ao Monte de Deus – “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe”, v.1.

 

Se almejamos que Deus fale conosco precisamos chegar à sua presença. Em muitas ocasiões Deus conclamou o homem a andar e estar em sua presença:

 

a) Abraão – “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”, Gn 17.1.

 

b) Eliseu – “Disse Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não te daria atenção, nem te contemplaria”, 2Rs 3.14.

 

c) Davi – “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”, Sl 16.11.

 

2) Foi atraído para contemplar o sobrenatural – “2 Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. 3 Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?”, vs.2-3.

 

Como é bom quando somos atraídos para o sobrenatural de Deus! “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração”, Os 2.14.

 

3) Respondeu ao chamado de Deus – “Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!”, v.4.

 

Idêntica à experiência de Abraão – “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!”, Gn 22,1

 

4) Foi conclamado a se postar de maneira correta diante de Deus – “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa”, v.5.

 

Aconteceu o mesmo com Josué – “Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”, Js 5.15.

 

5) Aproximou-se de Deus com temor e reverência – “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus”, v.6.

 

O temor do Senhor:

 

a) Princípio de sabedoria – “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”, Pv 9.10.

 

b) Fonte de vida – “O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte”, Pv 14.27.

 

c) Prolonga os dias – “O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados”, Pv 10.27.

 

d) Torna a igreja abençoada – “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”, At 9.31.

 

6) Tornou-se um confidente de Deus – “7 Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo”, vs.7-9.

 

Quando o homem tem intimidade com Deus, Ele lhe abre o coração:

 

a) Abraão – “Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer”, Gn 18.17.

 

b) Profetas legítimos – “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”, Am 3.7.

 

7. Foi escolhido por Deus para uma grande tarefa – tirar o povo escolhido do Egito – “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito”, v.10.

 

Deus escolhe pessoas para tarefas especiais:

 

a) Abraão, “1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2 de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele”, Gn 12.1-4.

 

b) José – “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida”, Gn 50.20.

 

c) Jeremias – “4 A mim me veio, pois, a palavra do SENHOR, dizendo: 5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. 6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. 7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. 8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 9 Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. 10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares”, Jr 1.4-10.

 

8. Sentiu-se incapaz para a missão – “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”, v.11.

 

a) Foi assim também com Jeremias - “Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança”, Jr 1.6.

 

b) O mesmo com Gideão – “14 Então, se virou o SENHOR para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai”, Jz 6.14-15.

 

O fato mais importante é que Moisés fica diante de uma sarça ardente. Quando viu que a sarça estava em fogo, chegou para examinar aquele evento sobrenatural, Deus falou com ele em meio à sarça.

 

Exemplo: Telefone – alguém está me atacando – deu o nome – não conhecia – porque você está me ligando – eu não te liguei – peguei o meu telefone e apenas liguei este número.

 

 

VIII. DEUS PODE FALAR ATRAVÉS DOS ANJOS

 

At 5.19-20, “19 Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse: 20 Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida”.

 

Alguns aspectos relacionados aos anjos:

 

1. Eles são espíritos ministradores a favor dos salvos – “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação”, Hb 1.14. Ver ainda “Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram”, Mt 4.11.

 

2. Eles nos guardam dos tropeços da vida – “11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. 12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra”, Sl 90.11-12. Esta verdade foi usada pelo diabo, em sua tentação a Cristo – “e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra”, Mt 4.6.

 

3. Nos livram de grandes perigos – “Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus”, Dn 3.28.

 

4. Participarão do julgamento dos ímpios – “41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”, Mt 13.41-42.

 

5. São eles que vão reunir os escolhidos para herdarem a vida eterna – “E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”, Mt 24.31.

 

6. Não podem ser adorados – “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal”, Cl 2.18. Ver ainda Ap 22.8-9, “8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. 9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deu”.

 

7. Porém eles são muito usados por Deus para trazer mensagens a nós:

 

a) Um anjo comunicou à Maria sua missão de ser mãe do Salvador – “26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. 29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. 30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32  Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. 34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”, Lc 1.26-35.

 

b) Um anjo falou com José quando este não entendia a gravidez de Maria – “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”, Mt 1.20.

 

c) Um anjo transmitiu às mulheres a notícia sobre a ressurreição do Senhor – “5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”, Mt 28.5-6.

 

d) Um anjo informou a Cornélio que suas orações chegaram diante de Deus – “3 Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: 4 Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus”, At 10.3-4.

 

e) Um anjo falou com Pedro e o tirou da prisão – “7 Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. 8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me”, At 12.7-8.

 

f) Anjos trouxeram a João as revelações no livro de Apocalipse – “O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher”, Ap 17.7. Ver ainda Ap 22.6, “Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer”.

 

Deus pode falar com você através de um anjo

 

 

IX. DEUS FALOU COM BALAÃO ATRAVÉS DE UMA MULA

 

2Pe 2.15-16, “15 abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça 16 (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta)”.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Como posso saber a voz de Deus? Como posso saber se aquele profeta fala a mim pela boca de deus?

 

Ele vai usar mais de uma maneira, pode usar um sonho, um profeta, falar pela Palavra, por um anjo. Muitas vezes ele usa de vários meios para não deixar dúvidas. Quando Deus fala você pode caminhar naquilo que ele fala, sem duvidar.

 

Abra seu coração para Deus falar com você da forma que Ele quer. Nossa confiança não deve ser na minha habilidade de ouvir a Deus, mas na habilidade dEle falar comigo. Deus pode usar de muitas maneiras. Se eu precisar de um anjo, Ele vai mandar um anjo, se eu precisa de um profeta, Ele envia um profeta, e assim sucessivamente.

 

Hb 1.1-2, “1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”.