ALGUNS PERSONAGENS IMPORTANTES POR OCASIÃO DO NASCIMENTO DE CRISTO

MT 1.18-25

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

“18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, Que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”.

 

 

INTRODUÇÃO

 

1. Quando pensamos no nascimento de Jesus Cristo, não podemos deixar de vislumbrar cenas importantes, marcantes que de fato iluminaram a trajetória da história humana sobre a face da terra. Muitos foram os quadros envolvidos, desde as predições proféticas até o cumprimento delas.

 

2. No texto que acabamos de ler, observamos o registro de alguns fatos que envolveram o nascimento do Filho de Deus, onde participaram algumas personagens importantes. Queremos ver nesta noite a descrição destas personagens e a aplicação de suas participações naquele momento histórico em nossas vidas.

 

3. Vejamos nesta noite: “ALGUMAS PERSONAGENS IMPORTANTES POR OCASIÃO DO NASCIMENTO DE CRISTO, COM SUAS RESPECTIVAS EXPERIÊNCIAS COMO APLICAÇÕES EM NOSSA VIDA CRISTÔ:

 

 

I. MARIA

 

1. Ficou grávida de uma forma não comum, “Achou-se grávida pelo Espírito Santo”. A Palavra de Deus nos mostra que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo de Deus, algo não comum. Nunca se teve notícia de uma gravidez assim! Porém, Maria recebeu a graça de Deus para ser a mãe da pessoa mais importante que já nasceu neste mundo.

 

2. Enfrentou a rejeição de seu futuro marido, “quis deixá-la secretamente”. Pensemos em José, que como todos os moços de seu tempo gostaria de casar com uma virgem, agora vê sua noiva grávida, não dele. José, como qualquer moço daquele tempo, queria uma explicação, pois aquela gravidez cheirava traição, desonra.

 

3. Teria que enfrentar a rejeição da sociedade. A gravidez antes do casamento sempre foi um problema para as mulheres na sociedade. Mesmo aqui no Brasil ainda hoje, a mulher encontra preconceitos fortíssimos quando se engravida sem casar. Moças são expulsas de seus lares sendo rejeitadas pelos seus pais quando ficam grávidas. Imaginem a situação de Maria diante de uma sociedade de 2.000 anos atrás?

 

 

II. JOSÉ

 

1. Era um homem justo. Esta palavra alude à vida consagrada que José levava diante de Deus. Era um praticante da religião de seus pais, homem integro e sincero.

 

2. Quando soube do estado de sua noiva, quis deixá-la secretamente, sem difamá-la. Pelas leis judaicas, José poderia denunciar Maria, que julgada, poderia ser apedrejada, Dt 22.23-24, “23 Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, 24 Então trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram; a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo; assim tirarás o mal do meio de ti”.

 

3. Mudou de posição quando foi visitado pelo anjo que lhe colocou a par do que estava acontecendo. Podemos notar que José creu que de fato aquele anjo que o visitara através de um sonho, era um anjo de Deus e que a sua mensagem era uma mensagem real. Diante disto aceitou Maria como sua esposa sem questionar a ação de Deus. 

 

 

III - O ANJO

 

1. Os anjos são os mensageiros de Deus, para anunciar eventos importantes.

 

2. É possível que o anjo em pauta fosse Gabriel, em razão do tipo de serviço feito. Na Palavra de Deus, Gabriel é sempre o anjo que traz as mensagens e comunicações, enquanto que Miguel é o arcanjo guerreiro.

 

a) O nome Gabriel, significa “Homem de Deus”, ou “Deus mostrou-se forte”.

 

b) Gabriel assiste diante de Deus, ou seja, ocupa uma elevada posição nas fileiras angelicais, Lc 1.19, “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas”. Neste texto, o anjo Gabriel foi encarregado de levar uma mensagem a Zacarias, sobre o nascimento de João Batista.

 

c) Foi também enviado a Maria, para anunciar o nascimento de Jesus, Lc 1.26-38.

 

d) No Livro de Daniel, é Gabriel quem foi enviado para interpretar a visão sobre o Carneiro e o Bode, Dn 9.21sess.

 

3. Provavelmente apareceu a José em sonho, comunicando-lhe o que estava acontecendo.

 

 

IV. O PROFETA ISAÍAS

 

1. O profeta em questão é Isaías, o profeta messiânico. Isaías descreve em muitos capítulos a trajetória do Messias sobre sua vinda à terra. Em alguns textos, esta descrição é tão clara que até parece que o profeta está vivendo naquele momento. Um exemplo é Is 53, onde o profeta descreve o sofrimento do “Servo Rejeitado”.

 

2. Sua predição falava da visitação de Javé ao seu povo.

 

 

V. O MENINO NASCIDO

 

1. Temos duas designações fortes no texto que envolvem a pessoa do menino nascido:

 

a) Emanuel, que significa “Deus conosco”, “... chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, Que traduzido é: Deus conosco”. Pelo significado desta palavra, entendemos que Deus, mediante Jesus, veio habitar com seu povo, Jo 1.14, “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

 

b) Jesus, nome próprio que vem do hebraico “Yehoshua” e significa “Jeová, o Salvador”, “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”. A missão de Jesus esta toda contida no nome que recebeu:

 

- Jesus. O nome Jesus se aplica ao fato de Deus providenciar um Salvador ao mundo, I Jo 4.14, “E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo”.

 

- Cristo, Messias. O nome “messias” (hebraico), “Cristo” (grego), se aplicava à figura ligada às esperanças proféticas relacionadas ao Reino de Deus que seria implantado na terra num determinado tempo no futuro.

 

2. Desta maneira vimos que o nome Jesus Cristo, inclui todo o seu ministério entre os homens. Permitamos que ele habite em nós pelo seu Espírito trazendo-nos a salvação eterna.

 

 

CONCLUSÃO

 

1. Falamos de vários personagens que apareceram em cena para que o nascimento de Jesus foi um grande sucesso. Entre eles vimos a participação de:

 

a) Maria, que ofertou seu corpo para que o menino nascesse enfrentando o preconceito e rejeição tanto de seu marido como da sociedade daquele tempo.

 

b) José, que recebeu sua noiva como esposa, correndo também o risco do preconceito social por receber uma mulher naquelas condições.

 

c) O Anjo Gabriel, mensageiro de Deus para ocasiões especiais, e que fez vários anúncios preparando o nascimento do menino.

 

d) O Profeta Isaías, que viveu centenas de anos antes deste nascimento, mas que o descreveu como se fosse nos seus dias.

 

e) O menino Jesus, Que veio a este mundo tendo como objetivo principal de salvar o pecador.

 

2. De todas as personagens mencionadas, deixamos de falar de uma que é também muito importante - O HOMEM PERDIDO, e nesta classe estamos eu e você! De nada adiantaria Jesus vir a este mundo se não fosse para salvar-nos! Veja o que Lucas escreveu: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”, Lc 19.10.