CARACTERÍSTICAS DO HOMEM QUE TEM A MENTE DE CRISTO

Extraído: Adélio Custódio de Moraes

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”, 1Co 2.16.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Veja bem, quando aceitamos a Cristo, a Bíblia afirma que o nosso espírito é recriado. Nascemos de novo, somos Novas Criaturas em Cristo Jesus! Amém! Deixe eu lhe perguntar uma coisa, o nosso espírito é recriado e isso é um fato, mas o que dizer do nosso corpo, o que dizer da nossa mente? Não foram recriados? Não. Vejam, que em si tratando da mente isso é algo que nós temos que fazer Rom 12:2... “Mas, transformai-vos pela renovação das vossas mentes”. O Apóstolo Paulo disse no Espírito que o homem espiritual tem a mente de Cristo.

 

O que é ter a mente de Cristo? Significa literalmente ter os mesmos padrões de pensamentos de Cristo; significa ser guiado pelo Espírito Santo na luz da Palavra bendita de Deus. Todos os crentes podem ter a mente de Cristo? Sim. É bíblico afirmarmos isso. Glória a Deus Por isso. Deus quer que tenhamos a exemplo do apóstolo Paulo a mente de Cristo. Aleluia!

 

Precisamos entender que Deus quer que tenhamos a mente de Cristo, sim, mas daí afirmarmos que já a temos não é verdade. Pouquíssimas pessoas podem realmente fazer tal afirmação. O que dizer então da grande maioria? Todos os crentes têm a mente de Cristo? Não. Foi exatamente isso que Paulo estava afirmando, nem todos têm a mente de Cristo. Quando nascemos de novo o nosso espírito é recriado (Jo 3.3) Amém! Mas, o que dizer do nosso corpo? O que dizer da nossa mente? Continuam as mesmas coisas, não mudou. Para mudar é preciso passar por um processo contínuo destruindo as fortalezas inimigas existentes nelas (2Co 10.4-5; 4.4; 11.3; Cl 1.21) e renovando-as pela Palavra de Deus, conforme (Rm 12.2).

 

As fortalezas inimigas existem, elas são invisíveis, mas são reais. Existem fortalezas inimigas com objetivos específicos que é contra o conhecimento de Deus, impedem o povo de Deus de crescer, na Graça e conhecimento de Cristo Jesus. O fato da mente humana ser um dos se não o maior, campo de batalha existencial com profunda influência espiritual é comumente aceito por todos, pastores, obreiros, e demais pregadores e estudiosos da Palavra de Deus. Mas, talvez o que não tenha ficado muito claro é exatamente o porquê desta afirmação. A resposta é muito simples: “A mente é o órgão de controle geral do ser humano, quem a controla, controlará também todo seu ser”. Vejamos quais são as características do homem que tem a mente de Cristo:

 

1. Ele entende as coisas do Espírito de Deus, 1 Cor 2.14, “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

 

2. Ele tem discernimento espiritual; 1 Cor 2.15, “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém”.

 

3. Alimenta-se do alimento sólido 1 Cor 3.1-2, “1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”.

 

4. Ele conhece as Escrituras, Mt 22.29, “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.

 

5. Ele tem a mente renovada pela Palavra de Deus, Rm 12.2, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Ver ainda 1Co 2.16, “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

 

6. Manifesta os frutos do Espírito, Gl 5.22-23, “22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

 

7. Está num processo contínuo de crescimento na graça e conhecimento, Lc 2.40, “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. Ver ainda 2Co 3.18, “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

 

8. Ele é maduro, perfeito, adulto, 1Co 13.11b, “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino...”. Ver ainda 1Co 2.15, “Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém”.

 

9. Ele já crucificou a carne com sua paixão e concupiscência, Gl 5.24, “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”.

 

10. Ele é homem de Oração e Jejum, 1Co 14.18, “Dou graças a Deus, porque falo em outras línguas mais do que todos vós”.

 

11. Prega a palavra de Deus não com sabedoria humana, 1Co 2.13, “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais”. Ver ainda 1Co 3.19, “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles”.

 

12. Ele é um ungido de Deus e por Deus, 2Co 1.21, “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus”.

 

13. Ele anda no espírito, anda na sua vontade, Gl 5.16, 25, “16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

 

14. Anda pela fé no nome de Jesus Cristo, 2Co 4.18, “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.

 

15. Ama a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como ele mesmo, 1Co 13.

 

16. Prega no poder o Espírito Santo, 1Ts 1.5, “porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” ...etc..

 

17. Não se ensoberbece; não se recente do mal; ama ao seu inimigo e ora por aqueles que lhe perseguem, tudo suporta, tudo crê, tudo supera; é paciente, benigno, é manso, humilde de coração...etc.