COMPARTILHANDO A FÉ

 

 

Extraído da “Bíblia de Estudo das Profecias”, Editora Atos e Sociedade Bíblica do Brasil, editor geral John C. Hagee

 

 

Pr. José Antônio

 

 

Mt 28.19,Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

 

 

I. COMPARTILHANDO NOSSA FÉ: POR QUÊ?

 

Há pelo menos seis razões que nos compelem a compartilhar nossa fé em Cristo com aqueles que nunca experimentaram uma nova vida em Cristo:

 

a) Porque Deus nos mandou que o fizéssemos. As palavras finais de Jesus enquanto estava na Terra (At 1.8, “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”) e também a Bíblia (Ap 22.17, “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”) falam sobre isto.

 

b) Porque é uma forma de demonstrar nosso amor por Deus. Cristo disse que, se verdadeiramente o amamos, nós guardaríamos seus mandamentos Jo 14.15, “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.

 

c) Todos pecaram, Rm 3.10, 23, “10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer”, “23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

 

d) Porque o nosso compartilhar é o método escolhido por Deus para que as pessoas saibam sobre ele. Ele poderia ter usado os anjos, mas não o fez. Somente pecadores redimidos podem contar aos perdidos a respeito de Cristo. Veja:

 

- Rm 10.14-17,14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”.

 

- At 8.4, Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra”.

 

e) Porque Deus deseja que todos sejam salvos:

 

- At 4.12, E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

 

- 2Pe 3.3, Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

 

- 1Tm 2.4, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

 

f) Porque, um dia, alguém compartilhou sua fé conosco. Pode ter sido um professor de escola bíblica fiel, ou um pastor de Deus, ou um pai o mãe de oração. Em outras palavras, eles têm o direito de esperar que façamos o mesmo em relação aos outras.

 

 

II. COMPARTILHANDO NOSSA FÉ: O QUE?

 

1Co 15.3-4, 3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

 

Antes de debater o que é para ser compartilhado a respeito da nossa fé, mencionemos algumas coisas que não devemos fazer. Não fomos mandados a forçar os padrões sobre o mundo incrédulo, 1Co 5.12,Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?”. Não devemos confundir as pessoas permitindo que elas creiam que ser membro de igreja, dar o dízimo ou qualquer boa obra estão de algum modo ligados com o se tornar cristão, Ef 2.8-10, “8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

 

Na verdade, temos somente uma coisa para compartilhar com um não-salvo, e isto é o evangelho de Cristo. Segundo Paulo, isso envolve a morte e ressurreição de Cristo, 1Co 15.1-4, “1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”.

 

Um plano para compartilhar sua fé pode ser o seguinte:

 

a) A Palavra de Deus diz que todos são pecadores, condenados ao inferno:

 

- Is 53.6, Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos”.

 

- Rm 3.10-11, 23,10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus”, “23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

 

- Rm 5.8,12, “8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”, “12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. 

 

- Ap 20.15,E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.

 

b) Não há nada que um perdido possa fazer por conta própria para se salvar:

 

- Is 64.6, Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam”.

 

- Ef 2.9, Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.

 

c) Cristo nasceu, foi crucificado e ressuscitou para salvar os perdidos de seus pecados:

 

- Jo 3.16, Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

 

- 1Tm 1.15, Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

 

d) Para ser salvo, um pecador deve crer na Palavra de Deus e convidar Cristo para entrar em seu coração pela fé:

 

- Jo 5.24, Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

 

- At 16.31, Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

 

 

III. COMPARTILHANDO NOSSA FÉ: COMO?

 

1Ts 1.5, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós”.

 

Para compartilharmos nossa fé de forma eficaz, devemos ter as seguintes regras em mente.

 

a) Primeiro, devemos ser utensílios purificados. Deus lembra ao profeta Isaías: “Purificai-vos, vós que levais os utensílios do SENHOR”, Is 52.11. Davi, o pecador, ora por perdão e purificação. Quando recebe isso, ele afirma: “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti”, Sl 51.13. Mesmo que Deus não exija utensílios de outro e prata, exige utensílios limpos.

 

b) Devemos ser capazes de proclamar claramente os simples fatos do Evangelho, sem nos sentirmos desanimados por causa de conceitos teológicos profundos. Filipe, o evangelista, demonstrou como fazer isso, quando teve de tratar com um pecador no deserto. “Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus”, At 8.35.

 

c) Devemos evitar discussões e nos atermos às questões básicas do pecado do ser humano e do sangue de Cristo. Geralmente, os incrédulos tentarão fugir do evangelho fazendo perguntas como esta: “Onde Caim conseguiu arranjar uma esposa?”.

 

d) Devemos usar a Palavra de Deus. O tremendo sucesso de Paulo como evangelista pode ser diretamente ligado com o seu constante uso da Palavra de Deus. Veja:

 

- At 17.2, Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras”.

 

- At 18.28, porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus”.

 

- 2Tm 2.15, Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

 

- 2Tm 3.14-17, 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

 

e) Devemos depender do Espírito de Deus. Veja:

 

- Jo 3.15,para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

 

- At 6.10,e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava”.

 

- 1Co 2.4, A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”.

 

 

VI. COMPARTILHANDO NOSSA FÉ: QUANDO?

 

2Tm 4.2, prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”.

 

Um famoso evangelista terminou o culto de avivamento em Chicago advertindo aos incrédulos que estavam presentes que naquela noite deveriam ir para casa e considerar seriamente o apelo do evangelho e que voltassem naquela mesma noite preparados para tomarem uma decisão por Cristo. Mas, naquela noite, 8 de outubro de 1871, o trágico incêndio de Chicago começou. Antes que todo o fogo fosse extinto, quase 6 mil metros de construções foram consumidos pelo incêndio, juntamente com 250 vidas humanas. O evangelista, então fez um voto de que nunca terminaria um culto sem fazer um convite para aceitar a Cristo imediatamente.

 

A pergunta em relação a quando devemos compartilhar nossa fé está diretamente ligada a quando o pecador deve aceitar a Cristo. A Bíblia é clara que a hora de aceitar a Cristo é já. Veja:

 

- Hb 3.15, “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”.

 

- Hb 4.7, “de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.

 

- 2Co 6.2, “porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.

 

- Is 55.6, “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. 

 

A razão para isso é muito simples:

 

Um pecador não tem garantia de que irá viver para ver o amanhã. Veja:

 

- Pv 27.1, Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz”.

 

- Lc 12.19-20,19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”.

 

- Tg 4.13-15, 13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.

 

Assim, devemos testemunhar a todo o tempo, em qualquer lugar, em todos os lugares. O apóstolo Paulo nos mostra como isso deve ser feito:

 

- Ele testemunha em todos os lugares, na prisão à meia-noite (At 16.25-31, “25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. 27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

 

- E até mesmo no navio afundando num dia escuro e chuvoso, At 27.20-25, “20 E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento. 21 Havendo todos estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, na verdade, era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda. 22 Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. 23 Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, 24 dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. 25 Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito”.