Conhecendo Deus através do sofrimento

Jó 42.1-5

Por Neuber Lourenço

 

Adaptado pelo

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

“1 Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 em sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza”.

 

I. Por que as pessoas sofrem?


1. Porque vivemos num mundo IMPERFEITO

 

2. Porque as pessoas são PECADORAS

 

3. Porque fazemos escolhas ERRADAS

 

4. Porque hás estruturas de INIQUIDADE

 

5. Porque é uma MANEIRA de Deus revelar a sua vontade.

 

II. Deus usa o sofrimento para nos DISCIPLINAR

 

 

“Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”, Hb 12.11.

 

“67 Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. 71 Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”, Sl 119.67, 71.

 

 

III. Deus usa o sofrimento para revelar o seu AMOR

Salmo 130

 

 

1. Características do Salmo 130:

 

a) Não sabemos a sua autoria;

b) Uma oração que se transformou em canção;

c) Salmo de Peregrinação;

d) Uma adoração que brota em meio ao sofrimento.

 

 

2. O Salmo nos ensina que:

 

a) O sofrimento nos ensina a ORAR – “1 Das profundezas clamo a ti, SENHOR. 2 Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas”, vs. 1-2.

 

b) O sofrimento revela quem DEUS É - “3 e observares, SENHOR, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? 4 Contigo, porém, está o perdão, para que te temam”, vs. 3-4.

 

3) O sofrimento nos ensina a ESPERANÇA - “5 Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. 6 A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã, 7 espere Israel no SENHOR, pois no SENHOR há misericórdia; nele, copiosa redenção. 8 É ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades” vs. 5-8.