CORAÇÃO

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Texto: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”, Pv 4.23.

 

 

INTRODUÇÃO

 

Definições: Grego kardia (kardia)

 

- forma prolongada da palavra primária kar (Latim, cor "coração");

- aquele órgão do corpo do animal que é o centro da circulação do sangue, e por isso foi considerado como o assento da vida física

- denota o centro de toda a vida física e espiritual

- o vigor e o sentido da vida física

- o centro e lugar da vida espiritual

- a alma ou a mente, como fonte e lugar dos pensamentos, paixões, desejos, apetites, afeições, propósitos, esforços

- do entendimento, a faculdade e o lugar da inteligência

- da vontade e caráter

- da alma na medida em que é afetada de um modo ruim ou bom, ou da alma como o lugar das sensibilidades, afeições, emoções, desejos, apetites, paixões

 

 

I. PODE SER DIRECIONADO PARA O BEM

 

 

1. Em nosso amor a Deus e à sua Palavra, Dt 6.5-7, “5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Ver ainda Dt 11.18-23, “18 Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. 19 Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. 20 Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas, 21 para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a vossos pais, e sejam tão numerosos como os dias do céu acima da terra”.

 

2. Em lembrar constantemente dos feitos de Deus, Dt 4.9, “Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos”.

 

3. Em nossas ofertas a Deus, Êx 25.2, “Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta”. Ver ainda Êx 35.5, “Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze”

 

4. Por isso Davi pediu a Deus para mudar seu coração, Sl 51.10, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.

 

 

II. PODE SER DIRECIONADO PARA O MAL

 

1. A maldade do coração é conhecida de Deus, Gn 6.5, “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”

 

2. O Egito (símbolo de nossa vida passada), pode ser uma realidade presente, At 7.38-39, “38 É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. 39 A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito,

 

3. É no coração que nasce o pecado, Mt 15.19, “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”.

 

4. Pode ser fonte de engano para atrair maldições, Dt 11.16-23, “16 Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles; 17 que a ira do SENHOR se acenda contra vós outros, e feche ele os céus, e não haja chuva, e a terra não dê a sua messe, e cedo sejais eliminados da boa terra que o SENHOR vos dá.

 

 

III. PODE SER CONQUISTADO PELO INIMIGO PARA NOS DESTRUIR

 

1. Exemplo de Sansão traído por Dalila (símbolo do inimigo), Jz 16.15-23, “15 Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força. 16 Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. 17 Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. 18 Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. 19 Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. 20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele. 21 Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere. 22 E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo. 23 Então, os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer grande sacrifício a seu deus Dagom e para se alegrarem; e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo”.

 

2. Exemplo de Judas Iscariotes, Jo 13.2, “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus”. Ver ainda, Lc 22.3, “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze”.

 

3. Pó esta razão Paulo recomenda: “...nem deis lugar ao diabo”, Ef 4.27.

 

 

CONCLUSÃO: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.