DECISÕES: A VIDA E A MORTE ESTÃO EM SUAS MÃOS!

Nm 13. 26–33; 14.1-45

 

Por Reinaldo Figueiredo Leareno

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”, João 10.10.

 

 

Introdução:

 

Deus nos criou para sermos bem sucedidos. Para vivermos bem e sermos felizes. Entretanto, nem sempre somos tão bem sucedidos e felizes quanto gostaríamos, e algumas vezes nos sentimos profundamente infelizes e derrotados.

 

As razões dos sentimentos de frustração e derrota são os mais variados, porém, quase sempre, são fruto das nossas decisões. Buscamos o máximo de utilidade, de felicidade, de senso de realização e de prazer, com o mínimo de revezes, de sofrimento e de dor. Nem sempre é fácil tomar as decisões certas. O Rei Salomão ensinou que: “Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte” (Provérbios 16.25. Em resumo, nossas decisões podem gerar vida ou morte!

 

Decidir é determinar, é escolher entre alternativas, é arbitrar. Com frequência envolve a escolha sobre o curso de pensamento ou de ação que precisa ser modificado.

 

Algumas decisões são fáceis e obvias, mas outras são difíceis e complexas. Algumas são de consequências leves e outra de resultados profundos e mudanças radicais.

 

O Pragmatismo ensina que aquilo que funciona é bom e verdadeiro. Aquilo que é prático, que nos dá aquilo que queremos, é legítimo. Entretanto, a maioria de nós carrega consequências ruins por ter pensado dessa maneira. Embora tenha seu valor, o pragmatismo não é a resposta para nossa tomada de decisões.

 

O povo de Israel havia saído do Egito, onde tinha sido escravizado, e chegou a um lugar Chamado Cades Barneia. O tipo de raciocínio do povo combina bem com o pragmatismo brasileiro, entretanto a decisão tomada os levou a morte.

 

Deus quer nos ajudar a tomar decisões acertadas, a fim de que este ano possa se tornar o melhor ano de nossas vidas.

 

Se você deseja tomar decisões de vida, e não de morte, você precisa...  

 

 

I. Livrar-se das frustrações do passado

 

O passado afeta a visão do presente – Nm 13.27, 28, 31, 33.  

 

E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque... Mas os homens que tinham ido com ele disseram:” Não podemos atacar aquele povo ; é mais forte do que nós “... Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.    

 

O passado é curado pela fé em Deus – Nm 13.30

 

Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!”

   

 

II. Encarar o futuro com a perspectiva divina

Nm 13.2

 

“Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados”.  

 

• Confie seu futuro a Deus – Jr 29.11.  

 

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.  

 

• Embase as decisões em Deus e não em circunstâncias – Nm 14.6-8.

 

Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda a comunidade dos israelitas: “A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.

 

 

III. Abandonar toda tendência populista

Nm 14.8–10a

 

Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosco. Não tenham medo deles! “Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los.

 

• Você não poderá agradar a todos – Nm 14.10a

 

...a comunidade toda falou em apedrejá-los.  

 

• Prepare-se para a crítica e a rejeição - Nm 14.3–5

 

Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? “E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! “Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembleia dos israelitas.

 

 

IV. Decidir sempre na direção da visão

 

• A falta de visão nos amedronta – Nm 13.33.  

 

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles”.

 

• A falta de visão nos leva a retroceder - Nm 14.4.

 

E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!”

 

 

V. Decidir entregar-se totalmente a Jesus

Sl 37. 3-5

 

Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.  Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.  Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:

 

• A Vida sem Jesus é morte – Ef 2.1,2.

 

Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.  

 

• A verdadeira vida começa com uma decisão – Jo 1.12.  

 

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”

 

Decida hoje entregar-se a Jesus Cristo. Confie a Ele o perdão dos seus pecados e a sua salvação. Jesus Cristo é o Único Caminho, a Única Verdade, e a Única Vida. Somente por Ele você encontrará o verdadeiro propósito para a sua existência. Vida! Vida! Vida! Só em Jesus. Amém!