FASES DE UM AVIVAMENTO
1 RS 17.1SESS
Resumo da mensagem de Dan Duke
Pr. José Antônio Corrêa
Introdução:
1. Deus usa pessoas não importantes.
2. Demora tempo, exige preparação.
I. PRIMEIRA FASE: ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS
V.1
1.
“Diante de cuja face estou”. Para se ter início um avivamento a vida
precisa estar na presença de Deus. Ver Sl 24.1-3, “3
Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O
que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade,
nem jura dolosamente. 5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da
sua salvação”.
2. Somente quem está na presença de Deus poderá ouvir sua voz.
Isso leva tempo prolongado. A obra não pode ser superficial.
3. Oriente – Ribeiro de Querite:
a) É necessário deixar o lugar em que estamos (posição, tradições,
conceitos, etc.). O vinho novo só pode ser guardado em odre novo – “16 Ninguém
põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste,
e fica maior a rotura. 17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário,
rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho
novo em odres novos, e ambos se conservam”, Mt 9.16-17.
b) Oriente – significa “direção da glória de Deus”. Precisamos
estar famintos pela glória de Deus. Sl
42.1, “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó
Deus, suspira a minha alma”.
c) Esconder-se. Como pode um homem de Deus, profeta, esconder-se?
Alienar-se?
d) Querite – significa “corte” – rompimento entre duas pessoas. Um
avivamento não se inicia numa grande plataforma, mas com um homem sozinho, que
possui estas características:
- estar na presença de Deus;
- paciente;
- virar em direção à glória de Deus;
- esconder do mundo, na presença de Deus;
- entender o propósito de Deus em meio ao caos.
e) No relacionamento pessoal com Deus, teremos provisão
sobrenatural – os corvos lhe traziam pão pela manhã e à tarde. Sua água era
tirada do ribeiro de Querite.
II. FASE:
LOCALIZAR OS DESESPERADOS, FAMINTOS E SEDENTOS DENTRO DA IGREJA
V. 7
1. Quando secou o ribeiro de Querite, é possível que também os
corvos foram embora (fim da provisão – nova palavra).
2. Serepta – significa “oficina para refinamento de metal”. Como
se refina o metal, Deus precisava refinar o caráter do profeta. Isto significa
que Deus iria levá-lo até ao público para passar-lhes o que havia adquirido do
Senhor.
3. Assim como Elias aprendeu a dependência de Deus em seu
isolamento na presença de Deus, precisa ensinar aquela mulher e seu filho a
também dependência de Deus, ou seja a provisão sobrenatural.
4 Viúva e seu filho (figurativamente)
a) Viúva - igreja;
b) Filho – o número daqueles que vencerão.
6. Dois pauzinhos e um pequeno fogo (simboliza muitas igrejas
atuais). Há nelas apenas uma pequena fagulha do poder de Deus.
7. Morte do filho (hb “fôlego”, “espírito”: Há muitos mortos
espirituais. Só no mover de Deus há ressurreição e vida.
7. Deus vai agir no meio dos desesperados, aqueles que têm fome e
sede. Não poderá agir no meio dos auto dependentes, dos saciados, dos autossuficientes,
etc..
9. Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, mas saiu ao encontro
dos pecadores, endemoninhados, publicanos, meretrizes, etc. – “16 Ele, porém,
respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. 17 À hora da
ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está
preparado. 18 Não obstante, todos, a uma, começaram a escusar-se. Disse o
primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por
escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las;
rogo-te que me tenhas por escusado. 20 E outro disse: Casei-me e, por isso, não
posso ir. 21 Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono
da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze
para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Depois, lhe disse o
servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. 23 Respondeu-lhe o
senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique
cheia a minha casa. 24 Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram
convidados provará a minha ceia”, Lc
14.16-24.
10. Tradição hebraica – o moço seria Eliseu.
III. FASE: JUNTO À GRANDE PLATAFORMA
V. 19
1. Foi enviado ao Carmelo – significa
“jardim”, “parque”, “lugar público.
3.
Não há glória sem cruz – Jesus, “5 Tende em vós o
mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em
forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si
mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de
homens; e, reconhecido em figura humana,