FASES DE UM AVIVAMENTO

1 RS 17.1SESS

 

Resumo da mensagem de Dan Duke

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

 

Introdução:

 

 

1. Deus usa pessoas não importantes.

2. Demora tempo, exige preparação.

 

 

I. PRIMEIRA FASE: ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS

V.1

 

1. “Diante de cuja face estou”. Para se ter início um avivamento a vida precisa  estar na presença de Deus. Ver Sl 24.1-3, “3 Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? 4 O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. 5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação”.

 

2. Somente quem está na presença de Deus poderá ouvir sua voz. Isso leva tempo prolongado. A obra não pode ser superficial.

 

3. Oriente – Ribeiro de Querite:

 

a) É necessário deixar o lugar em que estamos (posição, tradições, conceitos, etc.). O vinho novo só pode ser guardado em odre novo – “16 Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. 17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam”, Mt 9.16-17.

 

b) Oriente – significa “direção da glória de Deus”. Precisamos estar famintos pela glória de Deus. Sl 42.1, “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma”.

 

c) Esconder-se. Como pode um homem de Deus, profeta, esconder-se? Alienar-se?

 

d) Querite – significa “corte” – rompimento entre duas pessoas. Um avivamento não se inicia numa grande plataforma, mas com um homem sozinho, que possui estas características:

- estar na presença de Deus;

- paciente;

- virar em direção à glória de Deus;

- esconder do mundo, na presença de Deus;

- entender o propósito de Deus em meio ao caos.

 

e) No relacionamento pessoal com Deus, teremos provisão sobrenatural – os corvos lhe traziam pão pela manhã e à tarde. Sua água era tirada do ribeiro de Querite.

 

 

II. FASE: LOCALIZAR OS DESESPERADOS, FAMINTOS E SEDENTOS DENTRO DA IGREJA

V. 7

 

1. Quando secou o ribeiro de Querite, é possível que também os corvos foram embora (fim da provisão – nova palavra).

 

2. Serepta – significa “oficina para refinamento de metal”. Como se refina o metal, Deus precisava refinar o caráter do profeta. Isto significa que Deus iria levá-lo até ao público para passar-lhes o que havia adquirido do Senhor.

 

3. Assim como Elias aprendeu a dependência de Deus em seu isolamento na presença de Deus, precisa ensinar aquela mulher e seu filho a também dependência de Deus, ou seja a provisão sobrenatural.

 

4 Viúva e seu filho (figurativamente)

 

a) Viúva - igreja;

 

b) Filho – o número daqueles que vencerão.

 

5. A mulher estava na entrada da cidade, e é aí que ficavam os anciãos. Isso denota autoridade. É o lugar em que a Igreja de Cristo deve estar, para poder ocupar toda a cidade.

 

6. Dois pauzinhos e um pequeno fogo (simboliza muitas igrejas atuais). Há nelas apenas uma pequena fagulha do poder de Deus.

 

7. Morte do filho (hb “fôlego”, “espírito”: Há muitos mortos espirituais. Só no mover de Deus há ressurreição e vida.

 

7. Deus vai agir no meio dos desesperados, aqueles que têm fome e sede. Não poderá agir no meio dos auto dependentes, dos saciados, dos autossuficientes, etc..

 

9. Jesus foi rejeitado pelo seu próprio povo, mas saiu ao encontro dos pecadores, endemoninhados, publicanos, meretrizes, etc. – “16 Ele, porém, respondeu: Certo homem deu uma grande ceia e convidou muitos. 17 À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado. 18 Não obstante, todos, a uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado. 20 E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. 21 Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Depois, lhe disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. 23 Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. 24 Porque vos declaro que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia”, Lc 14.16-24.  

 

10. Tradição hebraica – o moço seria Eliseu.

 

 

III. FASE: JUNTO À GRANDE PLATAFORMA

V. 19

 

1. Foi enviado ao Carmelo – significa “jardim”, “parque”, “lugar público.

 

2. A maior vitória de seu ministério foi resultado da sua grande preparação – muito tempo.

 

3. Não há glória sem cruz – Jesus, “5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”, Fp 2.5-11.