MOTIVOS DE AGRADECIMENTO A DEUS

SL 100.4

 

 

Pr.  José Antônio Corrêa

 

 

Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome”

 

 

INTRODUÇÃO:

 

A conclusão de um estágio relacionado aos projetos de nossa vida pessoal e familiar é de grande valor para nossos objetivos, como gente, como pessoas, como seres humanos. Isto nos faz sentir certo alívio com aquela sensação de dever cumprido. Porém durante toda a trajetória de qualquer projeto, podemos dizer que grandes foram as lutas, os desgastes, ventos que sopraram de maneira desfavoráveis, e não foram raras as vezes que pensamos em desistir. Porém, é bíblico e correto pensar que depois da tempestade vem a bonança; depois das lutas vem a vitória!

 

Como as coisas não acontecem por acaso em nossa vida, mas em tudo o fazemos podemos sentir a mão de Deus, precisamos reconhecer que inúmeras vezes dependemos de sua graça e operação. Deus sempre atua junto aos nossos projetos para que tudo possa sair da maneira desejada. É por esta razão que precisamos agradecer-lhe por nos ajudar a concluir esta etapa tão importante de nossa vida que é a conclusão de um ciclo acadêmico – o que está acontecendo com vocês hoje! Vejamos algumas razões para agradecer a Deus a esta altura dos acontecimentos:

 

 

I. É NECESSÁRIO AGRADECER A DEUS PELA DEDICAÇÃO DOS VOSSOS PROFESSORES

 

Não é preciso pensar muito para entender o quanto vossos professores gastaram de suas vidas para que vocês chegassem ao final desta etapa, tão importante. Muitas foram as horas preparando aulas, corrigindo provas, trabalhos e tantas outras atividades dos mestres dentro do currículo escolar. Além do mais, vocês devem pensar no desgaste deles em meio a tantas situações contrárias ocorridas em salas de aula no dia-a-dia.

 

É Deus quem nos tem dado mestres para nos enriquecer no conhecimento. Porém, muitos de nós não temos reconhecimento deste fato:

 

Pv 5.13, “E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos!”.

 

Se de fato entendemos que toda autoridade vem de Deus – conforme Romanos 13.1, nos afirma: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” – certamente cumpre-nos prestar obediência a todos aqueles que estão em autoridade sobre nós, não nos esquecendo obviamente de nossos mestres.

 

Não restam dúvidas de que vocês precisam agradecer a Deus pelos professores que estiveram com vocês durante toda trajetória até o dia de hoje. Reconheçam o valor deles e orem por eles, até mesmo aqueles que vocês acham que não são muito simpáticos devido à rigidez e à carga de trabalhos.    

  

 

II. É NECESSÁRIO AGRADECER A DEUS POR MANTÊ-LOS SAUDÁVEIS EM MEIO ÀS PRESSÕES QUE VOCÊS ENFRENTAM NO DIA-A-DIA ESCOLAR

 

É Deus quem deu a vocês saúde física e mental para que pudessem chegar até onde chegaram.

 

Is 40.31-31, “30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, 31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

 

Is 41.13, “Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.

 

 

III. É NECESSÁRIO AGRADECER A DEUS PELO CONHECIMENTO ADQUIRIDO

 

Não é por acaso que a aquisição de conhecimento é recomendada pela Palavra de Deus:

 

Pv. 2.7-10, “7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, 8 guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. 9 Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas. 10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma”.

 

Pv 3.13, “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”.

 

Pv 10.14, “Os sábios entesouram o conhecimento, mas a boca do néscio é uma ruína iminente”.

 

 

A falta dele é um desastre:

 

Pv 1.7, “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

 

Pv 1.22, “Até quando, ó néscios, amareis a necedade (tolice)? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?”.

 

 

Porém, o verdadeiro conhecimento e sabedoria só podem vir de Deus:

 

Pv 1.7, “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

 

Ec 2.26, “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus. Também isto é vaidade e correr atrás do vento”.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Algumas frases importantes:

 

“O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios” (Michel de Montaigne).

 

“Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo” (Confúcio).

 

“Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar” (Provérbio Árabe).

 

“Ninguém fica doido de tanto estudar! É mais fácil ficar doido de tanto ser burro” (André Azevedo da Fonseca).