Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1. A cidade de
Laodiceia foi fundada por Antíoco II no século III a.C., e recebeu o nome de
sua esposa, Laodice. Devido a sua posição, era um centro comercial extremamente
próspero, especialmente durante o governo romano.
2. Porém,
diferentemente das outras cidades, quando foi destruída por um terremoto, pôde
se dar ao luxo de rejeitar o auxílio do Império Romano para a sua reconstrução,
em virtude de sua situação financeira privilegiada. Era um importante centro
bancário e de troca de moedas. A cidade era rodeada por terras férteis. Seus
principais produtos incluíam a lã negra polida e tabloides, ou pós medicinais.
3. Porém, a cidade
tinha uma desvantagem: Nela não havia suprimento de água. A água que chegava
até à cidade, vinha através de canos de uma fonte que ficava a certa distância,
e provavelmente chegava a seu destino morna. Provavelmente Laodiceia recebeu a
Palavra de Deus, quando Paulo morou em Éfeso, At 19.10, “Durou
isto por espaço de dois anos, dando ensejo a que todos os habitantes da Ásia
ouvissem a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos”. Mas quando a
carta de Apocalipse foi escrita a encontrou em péssimas condições espirituais.
Vamos ver o conteúdo da carta.
1. Cristo se
identifica como: “O Amém, Testemunha Fiel e Verdadeira”:
a)
A palavra “amém” traz o significado de “assim seja”, “é assim”. Ela era usada
na liturgia judaica e nos cultos de adoração como afirmação de fé na validade,
ou veracidade da mensagem que era lida ou proferida. Ao ser aplicada a Cristo,
esta palavra significa que Ele é a afirmação da Palavra de Deus. Ele é a
própria Palavra de Deus, o Logos Eterno.
b) A expressão
“Testemunha Fiel e Verdadeira” indica que a mensagem de Cristo é veraz e o seu
serviço é completo, sem quaisquer falhas. Uma testemunha de nada vale se não
dizer a verdade. Ele deve ser inerentemente verdadeira, genuína e sincera.
Jesus é a Fiel e Verdadeira Testemunha da verdade de Deus, Ap 1.4-5, “4 João,
às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte
daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se
acham diante do seu trono 5 e da
parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano
dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos
nossos pecados”.
2. “O Princípio da
Criação de Deus”. Tais palavras, podem ser confrontadas com a mensagem de Cl 1.16-18, “16 Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra,
as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados,
quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de
todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele
é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a
primazia”. A palavra “princípios”, nada tem a ver com a ideia de que
Cristo foi o primeiro dos seres criados, pois Ele é o Criador, distinto sua
criação. Ele é Eterno:
Jo 1.1, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
Hb 7.3, “...sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim
de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote
perpetuamente”.
Esta palavra
(princípio) traz a ideia de “originador”, “iniciador”. É a palavra grega “arch”.
II. APROVAÇÃO
V. 15
1. “A tuas obras”.
Esta Igreja é a única que tem muito pouco para Jesus aprovar. Mesmo suas obras
citada por Jesus, não são um sinal de aprovação, mas de desaprovação.
1. “Nem és frio, nem
quente”, v. 15. Os laodicenses, não
tinham água própria. Eram servidos por um aqueduto e neste processo a água
chegava até eles “morna”. Os crentes desta cidade se assemelhavam a sua própria
água. Eram “mornos”, isto é, sem ousadia, acomodados, sem entusiasmo, sem vida.
2. Aos seus próprios
olhos eram considerados ricos, abastados, v.
16. Porém, vejamos como Cristo os estava vendo:
a) “Um infeliz” (coitado). Muitos daquela Igreja supunham
que a felicidade é determinada pelo saldo credor na conta bancária, ou pelo
acúmulo de posses carnais, que alguém pode dar-se ao luxo de ter.
Espiritualmente, porém, eram infelizes (desgraçados). Estavam perdendo o melhor
das bênçãos de Deus, Ef 1.3, “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas
regiões celestiais em Cristo”.
b) “Miserável”. Não precisavam mendigar o pão, seus filhos
eram bem vestidos, tinham bons cuidados médicos, diversões, viagens. Na
realidade, porém, eram “miseráveis” espirituais. A miséria é caracterizada pela
ausência dos recursos básicos para a sobrevivência de qualquer ser humano. Eles
tinham estes recursos, até mesmo em abundância, porém lhes faltavam os recursos
espirituais, Mt 6.19-20, “19 Não acumuleis para vós outros
tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões
escavam e roubam; 20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem
ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará
também o teu coração”.
c) “Pobre”. Este estado é o estado daquele que vive em
extrema pobreza e miséria. É o oposto de ser rico.
d) “Cego”. Nos países orientais são comuns as enfermidades
nos olhos, que levam à cegueira. Laodiceia, contava com uma escola de medicina,
sendo produtora de muitos medicamentos. Contava com meios de combate à cegueira
física, mas faltavam-lhes recursos para combater a cegueira espiritual, Jo
9.39, “Prosseguiu Jesus: Eu vim
a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se
tornem cegos”.
e) “Nu”. Laodiceia era famosa por sua indústria de roupas.
Os crentes desta cidade, se vestiam com elegância, mas espiritualmente falando,
estava nus.
1. “Aconselho-te que
de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças”, v. 18. Tal conselho apontara o ouro
puro, em contraste com as riquezas poluídas que possuíam, 1Tm 6.17, “Exorta
aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua
esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona
ricamente para nosso aprazimento”.
2. “Te vistas com
vestidos brancos e não apareça a vergonha de tua nudez”, v. 18. Embora aqueles crentes se vestissem com elegância, o que de
fato precisavam, era de vestidos brancos o que aponta para a autêntica
santidade de vida, a elegância espiritual. As vestes brancas devem caracterizar
aqueles que foram lavados pelo sangue de Cristo, Ap 7.9, 13-14, “9
Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de
todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do
Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 13 Um dos
anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas,
quem são e donde vieram? 14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então,
me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e
as alvejaram no sangue do Cordeiro”.
3. “Te unjas os olhos
com colírio e vejas”, v. 18. Já
vimos que a cidade era produtora de medicamentos, os mais diversos, e
certamente produzia vários tipos de colírio. A palavra traduzida por “colírio”,
é “kollurion” – e se referia a um rolo de pão grosseiro, um tipo de emplasto
para tratamento de muitas infecções, inclusive infecções nos olhos. Isto
retrata a operação do Espírito Santo, o que dá ao crente visão e discernimento
espirituais, Ef 1.18, “iluminados os olhos do vosso coração,
para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da
sua herança nos santos”.
4. “Sê pois, zeloso e
arrepende-te”, v. 19. Os crentes
mornos, são agora conclamados a serem “fervorosos”, “quentes”, de modo a serem
conduzidos a um autêntico arrependimento.
1. “Vomitar-te-ei da
minha boca”, Vs. 16. Temos a ideia de repelência, de nojo. A pessoa, ou a
igreja morna, é repelente, espiritualmente falando. Trata-se de uma rejeição
conferida pelo próprio Senhor.
2. “Repreendo e
castigo a todos quantos amo”, v. 19.
Está em foco a disciplina de Deus, que vem sobre os filhos verdadeiros, Hb 12.6-8, “6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo
filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como
filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se
têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos”.
1. “Estou à porta e
bato, se alguém, ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa,
cearei com ele e ele comigo”, v. 20.
A porta é a vida do indivíduo, ou da Igreja. Cristo deseja entrar em sua vida
para abençoá-lo. A pintura de Holman Hunt apresenta Cristo batendo numa porta,
sem maçaneta pelo lado de fora.
2. “Ao que vencer,
lhe concederei que se assente no trono comigo”, v. 21. Na Palavra de Deus, os vencedores reinarão com Cristo.
Ap 2.26, “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade
sobre as nações”.
Ap 20.4, “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada
autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho
de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a
besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e
viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”.
O trono não é apenas
um lugar onde se assenta, mas um símbolo de autoridade.
CONCLUSÃO
1. Com está a tua temperatura
em termos espirituais? Frio, quente, ou morno?
2. Como você tem se
julgado a seus próprios olhos? Você se considera rico espiritualmente? Rico
mesmo, é aquele que ajunta tesouros nos céus.
3. Não Crente: Cristo
bate à sua porta! Você vai deixá-lo entrar?