OS SOFRIMENTOS DO INFERNO

 

 

Pr. José Antônio

 

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Muitos afirmam que inferno é um estado de espírito (sofrimento), imposto pelo Criador sobre os desobedientes (ímpios), e que as expressões "fogo", "trevas", etc., relativas àquele lugar, são figurativas.

 

2. Contudo, cremos que inferno existe literalmente, onde o sofrimento de seus habitantes é real e imposto não somente ao espírito, mas também ao corpo.

 

3. Há na Palavra de Deus muitos textos que aprovam a existência do inferno, onde há sofrimento não somente ao espírito, mas também ao corpo:

 

a) “Corpo lançado no inferno”, Mt 5.29-30, 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno”.

 

b) “... fazer perecer no inferno a alma e o corpo”, Mt 10.28, “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.

 

4. Se o sofrimento do inferno fosse apenas espiritual, não haveria necessidade de Deus ressuscitar os mortos. Porém muitas são as passagens da Palavra de Deus que mostram a realidade de uma ressurreição futura, tanto para os justos, como para os injustos:

 

a) "Ressurreição para desprezo eterno e vergonha eterna", Dn 12.2, “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno”.

 

b) “... Para a ressurreição da condenação", Jo 5.28-29, “28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo”.

 

c) Ap 20.13-15, "E deu o mar os mortos que nele havia, e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia". O inferno, neste texto da Palavra de Deus, é o inferno espiritual. Vimos que há necessidade deste "inferno espiritual", devolver seus mortos, para que eles recebam um corpo, para entrarem no sofrimento físico.

 

4. "NESTA NOITE, QUEREMOS VER ALGUMAS EXPRESSÕES QUE DESCREVEM OS SOFRIMENTOS IMPOSTOS PELO INFERNO":

 

 

I. FOGO DO INFERNO

 

 1. Mt 5.22, “Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”.

 

a) Jesus aqui fala de um tipo de castigo imposto àquele que odeia seu irmão . Quem odeia seu irmão é réu do "fogo do inferno". Observe também que “quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”.

 

b) No grego, temos as palavras “geena” e "pur". Traduz-se como “inferno de fogo”. Designava, originalmente, o vale do Hinom, ao sul de Jerusalém, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram jogados e queimados. Era neste lugar que as criança eram queimadas ao deus “Moloque” – “Edificaram os altos de Baal, que estão no vale do filho de Hinom, para queimarem a seus filhos e a suas filhas a Moloque, o que nunca lhes ordenei, nem me passou pela mente fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá”, Jr 32.35. Este lugar, mas tarde foi usado com monturo da cidade, pois ali era jogado o lixo e os corpos de animais e criminosos mortos. O fogo que queimava o lixo subia continuamente.

 

 2. Portanto, "o Vale de Hinom" tornou-se símbolo do inferno. Jesus está falando de um lugar que é símbolo da punição futura É um símbolo apropriado para descrever o perverso e seu castigo na eternidade.

 

 

I. FORNALHA ACESA

 

 1. Mt 13.41-42, “41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade 42 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes”.

 

a) A expressão "fornalha acesa" descreve o lugar para "aqueles que servem de tropeço e praticam a iniquidade" . Na história do mundo antigo, diversas nações, usavam a punição da fornalha:

 

a) "Forno Aceso", Dn 3.6 , “Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente”.

 

b) "Assou no fogo", Jr 29.22, Daí surgirá nova espécie de maldição entre os exilados de Judá que estão na Babilônia: o SENHOR te faça como a Zedequias e como a Acabe, os quais o rei da Babilônia assou no fogo”.

 

c) Antíoco Epifânio (198-168 a.C.), um monarca dos Selêucidas, na Síria e que tinha o domínio da Palestina, usou estas fornalhas contra os Judeus , 2 Macabeus 7,

 

 d) Na Pérsia, também foram usadas fornalhas.

 

 e) E o que falar de Hitler, que usou também fornalhas para assassinar milhões de judeus?

 

2. Esta prática desumana tornou-se símbolo do Juízo Final!

 

 

III. FOGO ETERNO, PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS

 

Fogo Eterno, Mt 25.41. Nesta passagem, encontramos a expressão: "fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos". Satanás e seus anjos irão para o "fogo eterno", e os homens sem Deus irão acompanhá-los, Jd 6-7.

 

 

IV. FOGO INEXTINGUÍVEL

 

Fogo Inextinguível, Mc 9.43-48 , "43 E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível 44 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. 45 E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno 46 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. 47 E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, 48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga".

 

 

V. LAGO DE FOGO E ENXOFRE

 

 1. Fogo e enxofre, Ap 20.15, "E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo". Trata-se aqui, do castigo para aqueles que não estão inscritos no Livro da Vida. Serão também ali lançados:

 

a) Lugar preparado para a besta e o falso profeta, Ap 19.20, Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre”.

 

b) Lugar para acolher Satanás , Ap 20.10, O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos século”.

 

2. Após o julgamento final e o milênio, é que os mortos condenados serão lançados no Lago de Fogo e Enxofre. Devemos entender o seguinte:

 

a) Hades - inferno - juízo intermediário, Lc 16.22-23 , “22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio”.

 

b) Lago de Fogo - juízo final – permanente - ”...e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos século”, Ap 20.10.

 

 3. Serão lançados no Lago de Fogo, todos os desobedientes à Palavra de Deus, Ap 21.8, “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”. O Lago de Fogo é a segunda morte.

 

 

CONCLUSÃO

 

1. É evidente que tais sofrimentos, serão para os desobedientes, aqueles que recusaram aceitar a Palavra de Deus e Jesus Cristo, como Salvador e Senhor.

 

 2. Em Ap 2.11, a Palavra de Deus fala que o que vencer, não "receberá o dano da segunda morte". O que é vencer?  Significa, não somente receber a Palavra de Deus, mas permanecer fiel até o fim da vida, Ap 2.10, Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

 

3. Pelo contrário, ao que vencer, vejam as promessas que estão reservadas:

 

a) Receberá a “Coroa da Vida, Ap 2.10, “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

 

b) Será Coluna do Templo de Deus, Ap 3.12, "Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá".

 

c) Terá sobre ele o “Nome de Deus”, e o “Nome da Cidade de Deus”, Ap 3.12 , "gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome".

 

d) Assentará no Trono com Cristo, Ap 3.20-21, “21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.