A GRAÇA RESTAURADORA DE DEUS

2SM 9.1-13

 

Pr. Hernandes Dias Lopes

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO

 

1. A graça de Deus sempre realizou grandes milagres. Transformou o cruel Saulo de Tarso no maior pregador do evangelho. Ele testemunhou: “Sou o que sou pela graça de Deus”.

 

2. A graça de Deus arrancou Manassés da depravação mais repugnante: era um rei criminoso, cruel, feiticeiro, implacável, demoníaco e Deus o transformou.

 

3. Hoje, quero falar sobre um outro milagre da graça de Deus: Mefibosete (“vergonha destruidora” ou “exterminando o ídolo”).

 

 

I. NASCEU COMO PRÍNCIPE RICO, VIVEU COMO UM POBRE FUGITIVO

 

1. Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória.

 

2. Seu avô e seu pai morreram numa batalha. Davi assumiu o trono. Era costume dos povos orientais quando um rei dominava um povo, ele matava todos os membros da dinastia anterior.

 

3. Foi assim que os membros da família de Saul fugiram quando souberam que Davi era o novo rei. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação, 2Sm 4.4, “Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Era da idade de cinco anos quando de Jezreel chegaram as notícias da morte de Saul e de Jônatas; então, sua ama o tomou e fugiu; sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu e ficou manco. Seu nome era Mefibosete”.

 

4. Na pressa da fuga, ele caiu e ficou coxo o resto da sua vida. Ele era aleijado de ambos os pés. Seu nome significa vergonha destruidora. Esse menino viveu escondido cerca de 15 a 20 anos, curtindo sua dor, sua vergonha, seus conflitos.

 

5. Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.

 

 

II. A INTERVENÇÃO DA GRAÇA EM SUA VIDA

 

1. Uma pergunta, 2Sm 9.1, “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas”.

 

- Os anos se passaram. Mefibosete agora é adulto. Davi sobe ao trono. Deus abençoa seu reinado. Prospera. Expande seu reino. Tem um exército poderoso. Davi anda com Deus.

 

- Ele se lembra de Jônatas e então recorda sua aliança feita com ele, de ser bondoso com a descendência de Jônatas.

 

- 2Sm 9.1, “Resta, ainda, porventura alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?”.

 

- É uma pergunta de graça! Ele usa a palavra “chesed”.

 

- Ele não pergunta: Há alguém para merecer? Há alguém qualificado? Há alguém sábio que eu possa usar nos assuntos do governo? Há alguém forte que eu possa usar no exército?

 

- Não, ele simplesmente indaga: “Há alguém...?”. É um desejo incondicional de ser gracioso.

 

2. Ziba responde com preconceito, 2Sm 9.2-3, “2 Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. 3 Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés”

 

- Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. Ele não tem nenhuma importância nem aparência real.

 

3. A resposta cheia de bondade de Davi - “onde ele está? Em Lo-Debar” (v. 4) = lugar árido, seco, deserto, sem palavras.

 

4. A busca, 2Sm 9.5-7, “5 Então, mandou o rei Davi trazê-lo de Lo-Debar, da casa de Maquir, filho de Amiel. 6 Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! 7 Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.

 

- Mefibosete estava com medo quando foi encontrado. Pensou que iria morrer. Mas Davi ministra não medo, não morte, mas graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo.

 

- Jesus, aquele que se manifestou cheio de graça e de verdade, veio para salvar você. Veio para colocar você de pé. Ele não esmaga a cana quebrada. A expressão que ele mais repetiu foi: “não temas”.

 

- Jesus veio não para esmagar, julgar, condenar, humilhar. Ele veio de braços abertos para salvar, para perdoar, para curar, para libertar – “Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido”, Mt 18.11. Ver ainda Lc 19.10, “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

 

5. A bênção recebida, 2Sm 9.8-13, “8 Então, se inclinou e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? 9 Chamou Davi a Ziba, servo de Saul, e lhe disse: Tudo o que pertencia a Saul e toda a sua casa dei ao filho de teu senhor. 10 Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que a casa de teu senhor tenha pão que coma; porém Mefibosete, filho de teu senhor, comerá pão sempre à minha mesa. Tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. 11 Disse Ziba ao rei: Segundo tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim o fará. Comeu, pois, Mefibosete à mesa de Davi, como um dos filhos do rei. 12 Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. 13 Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés”.

 

- Mefibosete reconhece que nada merece – “Sou como um cão morto”, v. 8.

 

- Ele recebe as terras, a herança de seu pai, v. 9.

 

- Ele recebe provisão com fartura, v. 10.

 

- Ele recebe a bênção de sentar-se sempre à mesa do rei com o rei, vs. 7, 10, 11, 13.

 

- Ele é tratado como um filho, v. 11.

 

- Veja os filhos de Davi assentados ao redor da mesa: Amnon, Tamar, Salomão, Absalão e o comandante Joabe. Ouvem-se as batidas surdas das muletas...

 

 

III. A RESTAURAÇÃO DA GRAÇA

 

1. Mefibosete nasceu para ser príncipe

 

- Em certa ocasião Mefibosete gozou da companhia do pai. Como o pródigo antes de sair de casa. Mas sua história depois foi marcada pelo medo, doença, miséria.

 

2. Mefibosete era aleijado de dois pés

 

- O homem sem Cristo também está coxo, não pode andar direito. Ele cai, tropeça, não consegue andar em veredas retas. O homem sem Cristo não fica de pé, não caminha na direção de Deus.

 

3. Mefibosete caiu

 

- Ao ocorrer a tragédia, veio também o medo, e Mefibosete levou um tombo que afetou toda a sua vida.

 

- O mesmo aconteceu com você por causa do pecado. Você caiu em Adão. Você é um ser caído. Sua inclinação é para o mal. A carne é inimiga de Deus. Você é permanentemente aleijado na terra.

 

4. Mefibosete morava em Lo-Debar

 

- Mefibosete morava num lugar árido, seco, desértico, sem vida, morto.

 

- Você também, longe da graça de Deus, vive num mundo morto. Sua vida é árida, seca. Não há alegria. Não há paz. Existe só medo, só escravidão.

 

5. Mefibosete foi amado incondicionalmente

 

- Assim como Mefibosete foi alvo do amor e da bondade de Davi por causa do amor a Jônatas, Deus também, da mesma maneira, nos aceita incondicionalmente, e nos salva por causa da obra de Cristo em nosso favor.

 

- Assim como Davi estendeu sua bondade a alguém sem méritos, Deus nos dá sua graça sem merecimentos.

 

6. Mefibosete nada tinha, nada fez e nada merecia

 

- Ele nem sequer tentou ganhar o favor do rei. Só pode aceitá-lo humildemente. Efésios 2.8-9, diz que “8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie”.

 

- Nós, também, pecadores sem esperança e totalmente sem merecimento, indignos da graça, humildemente aceitamos o favor do Rei.

 

7. Davi removeu Mefibosete de sua miserável existência

 

- Lo-Debar era um lugar de aridez e desolação.

 

- Davi o tirou de lá para um lugar de comunhão e honra.

 

- Deus fez o mesmo por nós. Ele nos resgatou do nosso Lo-Debar pessoal de escravidão e miséria. Ele nos tirou do tremedal de lama. Ele nos tirou de uma vida árida e nos levou para sua casa, onde temos comunhão com ele, e assentamo-nos à sua mesa com os seus filhos.

 

8. Davi adotou Mefibosete na família real

 

- Restituiu as terras, v. 9.

 

- Deu-lhe provisão ininterrupta, v. 9.

 

- Deu-lhe dignidade, v. 9.

 

- Nós, também, fomos adotados na família de Deus. Somos filhos, herdeiros. Temos intimidade, liberdade. Temos o nome do Pai, a natureza do Pai, a herança do Pai.

 

- Agora, assentamo-nos à mesa do Pai em comunhão com os seus outros filhos.

 

9. O coxear de Mefibosete era uma lembrança constante da graça do rei

 

- Somos pó, somos cinza, somos indignos, somos pecadores. Nada merecemos. Nossa condição imperfeita nos impede de esquecer jamais que onde abunda o pecado, a graça superabunda.

 

 

IV. QUEM VIVE NO REINO DA GRAÇA ENFRENTA OPOSIÇÃO DO INIMIGO

 

1. Quem sai do império da morte sempre atrai um inimigo forte, 2Sm 16.1-4, “1 Tendo Davi passado um pouco além, dobrando o cimo, eis que lhe saiu ao encontro Ziba, servo de Mefibosete, com dois jumentos albardados e sobre eles duzentos pães, cem cachos de passas, cem frutas de verão e um odre de vinho. 2 Perguntou o rei a Ziba: Que pretendes com isto? Respondeu Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para serem montados; o pão e as frutas de verão, para os moços comerem; o vinho, para beberem os cansados no deserto. 3 Então, disse o rei: Onde está, pois, o filho de teu senhor? Respondeu Ziba ao rei: Eis que ficou em Jerusalém, pois disse: Hoje, a casa de Israel me restituirá o reino de meu pai. 4 Então, disse o rei a Ziba: Teu é tudo que pertence a Mefibosete. Disse Ziba: Eu me inclino e ache eu mercê diante de ti, ó rei, meu senhor”.

 

- Ziba trai a Mefibosete e o acusa de rebelião contra Davi.

 

- Nosso adversário nos acusa de dia e de noite. Quando você é restaurado por Deus, isso provoca a fúria do inimigo.

 

2. Se eu assumo uma vida santa, cai por terra a trama do inimigo, 2Sm 19.24-28, “24 Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei; não tinha tratado dos pés, nem espontado a barba, nem lavado as vestes, desde o dia em que o rei saíra até ao dia em que voltou em paz. 25 Tendo ele chegado a Jerusalém a encontrar-se com o rei, este lhe disse: Por que não foste comigo, Mefibosete? 26 Ele respondeu: Ó rei, meu senhor, o meu servo me enganou; porque eu, teu servo, dizia: albardarei um jumento e montarei para ir com o rei; pois o teu servo é coxo. 27 Demais disto, ele falsamente me acusou a mim, teu servo, diante do rei, meu senhor; porém o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus; faze, pois, o que melhor te parecer. 28 Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei, meu senhor; contudo, puseste teu servo entre os que comem à tua mesa; que direito, pois, tenho eu de clamar ao rei?”.

 

- Todos os dardos do maligno não poderão atingir você se você está na presença de Deus.

 

3. Mefibosete mostra que o seu maior prazer não está na riqueza, na cura física, mas em estar na presença do rei, na casa do rei, 2Sm 19.29-30, “29 Respondeu-lhe o rei: Por que ainda falas dos teus negócios? Resolvo que repartas com Ziba as terras 30 Disse Mefibosete ao rei: Fique ele, muito embora, com tudo, pois já voltou o rei, meu senhor, em paz à sua casa”.

 

- Quando encontramos a vida eterna, a graça, a alegria da intimidade com Deus, não procuramos mais a Deus para ter riquezas, ou saúde. O que mais ansiamos é a comunhão com ele. Não são as bênçãos de Deus, mas o Deus das bênçãos.

 

- Intimidade com Deus, o próprio Deus torna-se a nossa maior necessidade, maior desejo, maior aspiração.

 

4. Mefibosete no final da jornada foi poupado da morte e do juízo por causa da fidelidade do rei ao pacto, 2Sm 21.7, “Porém o rei poupou a Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento ao SENHOR, que entre eles houvera, entre Davi e Jônatas, filho de Saul”.

 

- Quando você entrega sua vida a Jesus, você é liberto da morte, do juízo, da condenação.

 

 

CONCLUSÃO

 

1. Você já experimentou essa graça de Deus na sua vida? Você também já tirado da sua terra árida, do seu cativeiro, da sua miséria?

 

2. Você tem se deleitado em viver na casa do rei, ao redor da mesa do rei, com os demais filhos do rei?

 

3. Você tem vivo de modo digno de Deus, ao ser atacado pelo inimigo ou tem dado brechas?

 

4. Você quer, agora mesmo, experimentar o milagre de Deus na sua vida?