O MENINO QUE TRANSFORMOU A HISTÓRIA

IS 9.6 -7

 

Antônio Carlos Barro

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto: “6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto”.

 

 

INTRODUÇÃO


Alguns eventos têm a capacidade de transformar o curso da história. A bomba de Hiroshima contribuiu para acabar mais rapidamente com a II Guerra Mundial. A morte de Ghandi contribuiu para a saída dos ingleses da Índia.

 

Transição

Quero falar nesta noite sobre um menino, que não nasceu nos palácios ou mansões, mas sim numa simples manjedoura e cujo nascimento transformou o curso da história. Vejamos em quais aspectos. Em primeiro lugar, ele transformou o curso da história...

 

 

I. AUMENTANDO O SEU GOVERNO NA TERRA

 

1. Nos versos anteriores vemos que “o governo está sobre os seus ombros”. Descreve ainda as características deste governante:

 

a) Maravilhoso Conselheiro;

b) Deus Forte;

c) Pai da Eternidade;

d) Príncipe da Paz.

 

2. O governo que ele irá implantar terá estas marcas. Os súditos devem obediência a este governo e também a responsabilidade de incorporar estas marcas em suas vidas e atividades.

 

3. À igreja cabe a tarefa de expandir este governo sobre todos os povos do mundo - evangelização.

 

 

II. TRAZENDO PAZ À TERRA

 

1. Este governo está intimamente associado com a pessoa que se assenta no trono de Davi.

 

2. A principal marcar deste governo é a implantação da paz, Lc 2.14, “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”.

 

3. Tirania do ódio será destruída (Paz na terra aos homens de boa vontade a quem Deus quer bem).

 

4. As diferenças entre a humanidade podem ser resolvidas com o recebimento desta paz em cada coração.

 

5. Paz é um elemento extraordinário aqui, pois a maioria dos governos é expandida através da guerra, da dominação – Cristo traz a paz.

 

6. À igreja cabe a tarefa de promover esta paz através de cada um dos seus.

 

 

III. ESTABELECENTO O JUÍZO E A JUSTIÇA DE DEUS NA TERRA

 

1. Este novo governo tem como alicerce dois fundamentos sólidos: juízo e justiça. Quando a maioria dos governos promove a opressão e a injustiça, este governo estabelece a justiça e o juízo como marcas de uma nova etapa na história.

 

2. Estes fundamentos estão na própria pessoa que os estabelece – este governante é justo em todas as suas ações. Aos seus governados compete obediência total a estes dois fundamentos.

 

3. À igreja cabe a tarefa de lembrar o mundo sobre a justiça e o juízo de Deus. As perversidades não ficaram impunes, as opressões terão um fim. O justo Juiz vencerá no final.

 


CONCLUSÃO

 

Unindo a terra com o céu – diferentemente dos reinos deste mundo, este é eterno. (Lucas 1.32-33, “32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”).

 

Os frutos da sua missão são estabelecidos hoje e adentram o futuro.