O HOMEM QUE DEUS USA

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Ez 1.1-3, “1 Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. 2 No quinto dia do referido mês, no quinto ano de cativeiro do rei Joaquim, 3 veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.

 

Ez 2.1-10, “1 Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. 2 Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. 3 Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje. 4 Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus. 5 Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. 6 Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. 7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. 8 Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou. 9 Então, vi, e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. 10 Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais.

 

 

INTRODUÇÃO

 

“Nessa ocasião, ele (Ezequiel) habitava entre os cativos em Babilônia, para onde fora levado em 597 a.C., nove anos após a chegada ali de Daniel, e onze anos antes da destruição de Jerusalém. Ezequiel foi chamado para ministrar como profeta durante o cativeiro, proclamando a mensagem de Deus aos exilados, ao mesmo tempo em que Jeremias pregava em Jerusalém. Ezequiel ministrou durante vinte e sete anos, pelo menos. O cativeiro babilônico de Judá durou aproximadamente setenta anos (de 605 a 538 a.C.)”. (Bíblia de Estudos Pentecostal).

 

 

I. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS TER VISÕES DE DEUS

se abriram os céus, e eu tive visões de Deus”, v. .1.1.

 

1. Visões verdadeiras, “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões”, Jl 2.28. Ver também Atos 2.17.

 

2. Visões do coração, “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR”, Jr 23.16; “Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o SENHOR Deus”, Ez 13.9.

 

 

II. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS RECEBER E TER EM NÓS A PALAVRA DE DEUS

veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel”, v. 1.2; “põe-te em pé, e falarei contigo”, v. 2.1; “abre a boca e come o que eu te dou”, v. 2.8; “e eis que certa mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo de um livro. Estendeu-o diante de mim, e estava escrito por dentro e por fora; nele, estavam escritas lamentações, suspiros e ais”, v. 2.9-10.

 

 

1. Semaías, “21 Vindo, pois, Roboão a Jerusalém, reuniu toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, a fim de restituir o reino a Roboão, filho de Salomão. 22 Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo: 23 Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao resto do povo, dizendo: 24 Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; cada um volte para a sua casa, porque eu é que fiz isto. E, obedecendo eles à palavra do SENHOR, voltaram como este lhes ordenara”, 1Rs 12.21-24.

 

2. João Batista, “1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Itureia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene, 2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto”, Lc 3.1-2.

 

 

III. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS TER SOBRE NÓS A MÃO DE DEUS

e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR”, v. 1.3.

 

1. A mão do Senhor ao nosso favor - Esdras, “Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a boa mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo quanto lhe pedira”, Ed 7.6.

 

2. A mão do Senhor contra – Filisteus, “Porém a mão do SENHOR castigou duramente os de Asdode, e os assolou, e os feriu de tumores, tanto em Asdode como no seu território”, 1Sm 5.6.

 

 

IV. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS SER UNGIDOS PELO ESPÍRITO SANTO

entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé”, v. 2.2.

 

1. Josué, “Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos”, Nm 27.18.

 

2. Saul, “O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem”, 1Sm 10.6.

 

3. O Servo, “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”, Is 61.1. Ver também Lc 4.18-19, “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor”.

 

 

V. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS SER ENVIADOS

eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes”, v. 2.3; “eu te envio a eles”, v. 2.4.

 

1. Jeremias, “12 Falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O SENHOR me enviou a profetizar contra esta casa e contra esta cidade todas as palavras que ouvistes. 13 Agora, pois, emendai os vossos caminhos e as vossas ações e ouvi a voz do SENHOR, vosso Deus; então, se arrependerá o SENHOR do mal que falou contra vós outros. 14 Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim o que for bom e reto segundo vos parecer. 15 Sabei, porém, com certeza que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, sobre esta cidade e sobre os seus moradores; porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós outros, para me ouvirdes dizer-vos estas palavras”, Jr 26.12-15.

 

2. Zacarias, “Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Para obter ele a glória, enviou-me às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho”, Zc 2.8.

 

 

VI. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, DEUS NOS REVELARÁ AS CONDIÇÕES DAQUELE QUE PRECISA OUVIR A MENSAGEM

insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje. Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração”, v. 2.3-4.

 

1. Insurgiram – rebelaram, revoltaram;

 

2. Prevaricaram – transgredir;

 

3. Duro semblante – teimosia, obstinado, dura cervis;

 

4. Obstinados.

 

 

VII. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS ESTAR CIENTES DE QUE NEM SEMPRE NOSSA PALAVRA SERÁ BEM RECEBIDA

Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes”, v. 2.5-7.

 

1. Não podemos ter medo;

 

2. Ainda que soframos (sarças, espinhos, escorpiões, etc.), devemos pregar com ousadia;

 

3. Devemos confrontar a rebeldia.

 

 

VIII. PARA QUE POSSAMOS SER USADOS NO REINO, PRECISAMOS SER OBEDIENTES

 

Tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não te insurjas como a casa rebelde”, v. 8.

 

 

CONCLUSÃO

 

Não importa se nossa mensagem será bem ou mal recebida! Quando somos conscientes de nossa missão e a fazemos com total dedicação a Deus, o resultado certamente será: “hão de saber que esteve no meio deles um profeta”, v.5.