O PODER DA PALAVRA DE DEUS

2TM 2.8-9

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

“Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho; pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada”.

 

 

INTRODUÇÃO

 

1. A palavra “algemada” tem no texto o sentido “prender com cadeias”, “lançar em cadeias”, “colocar algemas”. A principal ideia aqui é que aquele que está algemado tem as suas ações bloqueadas, fica inoperante. Quando este sentido se aplica à Palavra de Deus, que pelo texto “não pode ser algemada”, nos sugere que nada, absolutamente nada, poderá impedir o seu poder de ação. Ela é poderosa em sua ação no mundo e na vida do homem.

 

2. Satanás, nosso inimigo tem poder para prender vidas, bloqueá-las, torná-las inoperantes, mas jamais poderá anular a eficácia da Palavra de Deus. Quando Paulo escreveu esta segunda carta a Timóteo, ele mesmo estava encarcerado em Roma, aguardando a morte, abandonado por muitos dos seus amigos. Estava preso, algemado, contudo a Palavra de Deus em sua boca atingia não somente seus colegas de prisão, mas até mesmo os soldados que o mantinham prisioneiro. Ver Fp 1.13-14, “13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais; 14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus”.  

 

3. A atitude de Paulo nos mostra que o diabo pode tentar nos anular, mas jamais poderá anular a Palavra de Deus. Vejamos como funciona o poder da Palavra de Deus:

 

 

I. A PALAVRA DE DEUS TEM PODER PARA SALVAR VIDAS

 

1. Ela é a Palavra de Salvação, At 13.26, “Irmãos, descendência de Abraão e vós outros os que temeis a Deus, a nós nos foi enviada a palavra desta salvação”.

 

A palavra “salvação” no presente texto é a palavra “soteria”, que significa “livramento, preservação, segurança, salvação”, “salvação futura, soma de benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus”. Ver ainda Tg 1.21, “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.

 

2. Provoca o novo nascimento, 1Pe 1.23, “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. Ver ainda Jo 3.5, “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

 

A ação da Palavra de Deus no coração, faz de nós um “novo homem”. Regenerar (grego anagennao), quer dizer: “renascer, nascer de novo”. Esta é uma operação de acontece em nosso espírito, uma mudança radical de vida – “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”, 2Co 5.17.

 

 

II. PODER PARA SANTIFICAR AS VIDAS

 

1. Como filhos de Deus devemos levar uma vida de santificação, que não acontece por acaso. Assim como a água no Antigo Testamento, operava na purificação do homem que comparecia perante o Senhor (“Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado”, Sl 51.2), assim também a Palavra de Deus tende a atuar em nossa purificação.

 

a) Jesus e os discípulos – “Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo”, Jo 13.10.

 

b) O lugar da palavra, “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”, Jo 15.3.

 

Assim, A Palavra de Deus:

 

1) Deve ocupar lugar de destaque em nosso coração, Cl 3.16, “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração”.

 

Observe a expressão: “habite ricamente”, que tem a ver com intensidade. Quanto mais temos em nós da Palavra, mais somos transformados.

 

1) Traz em si a vida de Deus, e a implanta em nós, Mt 4.4, “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Ver ainda Lc 8.11, “Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus”.

 

Se na velha dispensação, a água tornava o homem puro e apto para entrar no santuário e receber a vida de Deus, na nova aliança, a Palavra da Vida nos limpa e nos torna aptos para receber e viver a vida de Deus.

 

 

III. PODER DE OPERAR EM VIDAS E NO MUNDO

 

Cria e provoca mudanças:

 

1. Por ela o universo foi criado, Hb 11.3, “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.

 

O que nos é impressionante neste texto é a maneira pela qual Deus criou o kosmos. Ele usou apenas a “sua palavra” e aquilo que hoje é “visível”, passou a existir do “nada”, de coisas que não existiam. Simplesmente apareceram pelo comando da voz do Todo Poderoso.

 

2. É ela que rege o mundo espiritual, Lc 4.36, “Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem?”.

 

O impacto causado nos homens dos dias de Cristo era pelo fato de que tudo estava submisso à Sua palavra – “Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes”, Mt 8.16.

 

3. Rege o mundo físico, Mc 4.37-37, “37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. 38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? 39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança”.

 

Causava admiração nos homens também a maneira como o Senhor lidava com eventos da natureza. Observe que aquele “temporal de vento”, só pode ser contido quando Jesus abriu sua boca e disse: “mar, acalma-te e emudece”. O que segue é impressionante: “o vento se aquietou, e fez-se grande bonança”.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Muitas outras coisas poderíamos ainda falar sobre o poder da Palavra de Deus. Porém creio que o que falamos é suficiente para demonstrar o quando dependemos da Palavra de Deus se temos a intenção de levar uma vida vitoriosa. O líder cristão que almeja uma vida vitoriosa em Deus certamente fará da Palavra de Deus o seu primeiro livro de leitura em sua vida diária.