O PREÇO DE NOSSO RESGATE

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Definições: “Livrar de cativeiro, de sequestro, etc., a troco de dinheiro ou de outro valor; remir, liberar”, “efetuar o pagamento de (título de crédito), recebendo-o de volta” (Aurélio). “resgatar do poder de outro pelo pagamento de um preço, pagar um valor para libertar alguém do cativeiro”,  (Bíblia Online)

 

Nos tempos bíblicos era muito comum o ato de remissão, ou resgate:

 

- Resgate de propriedades, “Mas, com respeito às cidades dos levitas, às casas das cidades da sua possessão, terão direito perpétuo de resgate os levitas”, Lv 25.32. Ver também Lv 25.13, “Neste Ano do Jubileu, tornareis cada um à sua possessão”.

 

- Resgate de escravos,

 

- Resgate do nome – Rute, “1 Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: Ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e se assentou. 2 Então, Boaz tomou dez homens dos anciãos da cidade e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se. 3 Disse ao resgatador: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, a tem para venda. 4 Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei. 5 Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele. 6 Então, disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha; redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo. 7 Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel. 8 Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado. 9 Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom; 10 e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade; disto sois, hoje, testemunhas. 11 Todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém”, Rt 4.1-11.

 

 

CRISTO, NOSSO RESGATADOR

 

 

É evidente pelos princípios da Palavra de Deus que todos nós éramos escravos do pecado e do mal, “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros”, Tt 3.3.

 

Veja como funciona a obra de remissão do Senhor:

 

 

 

I. ELE RESGATA TODOS OS QUE QUEREM SER RESGATADOS

 

Mt 20.28, “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

 

1Tm 2.6, “o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos”.

 

 

II. ELE NOS RESGATA PELA AÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NÓS

 

Ef 1.13-14, “13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”.

 

Cl 1.14, “no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”.

 

 

III. ELE NOS RESGATA DA MALDIÇÃO DA LEI

 

Gl 4.4-5, “4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei. 5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”.

 

 

IV. ELE NOS RESGATA SEM QUALQUER CUSTO PARA NÓS MAS, UM CUSTO ELEVADO PARA ELE

 

 

Is 52.3, “Porque assim diz o SENHOR: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados”.

 

1Pe 1.18-23, “18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, 20 conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós 21 que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus. 22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, 23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.

 

Tt 2.14, “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Remir – “libertar pelo pagamento de resgate”.

 

Hb 9.22, “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão”.