O QUE JESUS FEZ POR NÓS

 

adaptado de Larry Farthing (www.hermeneutica.com.br)

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Introdução: No Natal, pensamos em dar e receber presentes. Mas, ninguém nos deu tantos presentes e de tanto valor quanto o nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 

- Jesus virou pobre, para que nós pudéssemos ser ricos

 

2Cor 8.9, “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.”

 

 

- Jesus nasceu, para que nós pudéssemos nascer de novo

 

Jo 1.14; 3.7, “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.

 

 

- Jesus virou servo, para que nós pudéssemos ser filhos

 

Gl 4.6-7, “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus”.

 

 

- Jesus não teve lar, para que nós pudéssemos ter um lar celestial

 

Mt 8.20, “Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Jo 14.2, “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar”.

 

 

- Jesus passou fome, para que nós fôssemos fartos para sempre

 

Mt 4.2, “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome”. Jo 6.50, “Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça”.

 

 

- Jesus teve sede para que nós pudéssemos ser saciados para sempre

 

Jo 19.28, “Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!”. Jo 413-14, “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”.

 

 

- Jesus foi despido, para que nós pudéssemos ser vestidos

 

Mt 2727-28, “Logo a seguir, os soldados do governador, levando Jesus para o pretório, reuniram em torno dele toda a coorte. 28 Despojando-o das vestes, cobriram-no com um manto escarlate”. Gl 3.26-27, “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes”.

 

 

- Jesus foi desamparado, para que a gente nunca fosse abandonado

 

Mt 27.46, “Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”. Mt 28.20b, “…E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

 

 

- Jesus foi amarrado, para que nós pudéssemos ser libertados

 

Mt 27.1-2, “Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, amarrando-o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos”. Jo 8.33-36, “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

 

 

- Jesus foi feito pecado, para que nós fossemos justificados

 

2Co 5.21, “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.

 

 

- Jesus morreu para que nós pudéssemos viver

 

Jo 5.24, “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

 

 

- Jesus desceu para que nós pudéssemos subir

 

Jo 6.38, “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”. 1Ts 4.16-17, “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.