O SEGREDO DO SUCESSO

GN 13.10-18; GN 14.14-20

 

Autor: Pr. Caio Fábio (adaptado)

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Gn 13.10-18, “10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR. 14 Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; 15 porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 16 Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. 17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei. 18 E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR”.

 

Gn 14.14-20, 14 Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã. 15 E, repartidos contra eles de noite, ele e os seus homens, feriu-os e os perseguiu até Hobá, que fica à esquerda de Damasco. 16 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo. 17 Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. 18 Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”.

 

Se há um homem na Bíblia que ilustra bem o sucesso é Abraão. Sucesso em todas as áreas:

 

- Material:

O território que ele demarcou é do tamanho do Estado de Sergipe.

 

- Existencial:

Ele teve uma descendência incontável. Um nome marcado na história e tornou-se patriarca de um povo.

 

- Espiritual:

Abraão foi chamado por Deus de “amigo de Deus”.

 

Em resumo, ele teve uma vida boa, uma vida com significado e viveu de bem com Deus. Isto é sucesso.

 

Qual era o segredo do sucesso de Abraão?

 

 

I. IR COM CALMA, SEM PRESSA

Gn 13.10-12

 

10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. 12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma”

 

Vejam o contraste da calma de Abraão com a precipitação de seu sobrinho Ló: Ló escolheu a terra pelos olhos – a mais bonita, a mais fértil. Envolveu-se gradualmente com a cultura do pecado.

 

Abraão, porém, esperou no Senhor.

 

 

II.  PEDIR A VISÃO DE DEUS

Gn 13.14

 

Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente”

 

 “O importante não é ser um visionário, mas ter as visões de Deus”.

 

A visão do sucesso não é a nossa, mas aquela que Deus tem para nós.

 

 

III. APOSSAR-SE DA PROMESSA PELA FÉ

Gn 13.17

 

Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei”

 

Abraão pisou na terra prometida pela fé.

 

Pés firmes no chão; olhos voltados para Deus.

 

Em Josué, vemos também a mesma atitude, Js 1.3, “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”

 

 

IV. ESTAR NO ALTAR DA ORAÇÃO E DA DEVOÇÃO

Gn 13.18

 

E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR”

 

 “Lampejos de fé” sem oração são sinônimos de fracasso.

 

O cristão genuíno caminha de joelhos.

 

Políticos resolvem problemas em parlamentos; homens de negócio, em restaurantes; corretores, nas esquinas; mas, homens de Deus, resolvem seus problemas no altar de Deus.

 

 

V. ESTAR DISPOSTO A AGIR COM CORAGEM

Gn 14.14

 

Ouvindo Abrão que seu sobrinho estava preso, fez sair trezentos e dezoito homens dos mais capazes, nascidos em sua casa, e os perseguiu até Dã”

 

Abraão perseguiu a vitória, nunca desistindo de lutar por ela.

 

 

VI. ESTAR DISPOSTO A INVESTIR NO REINO DE DEUS

Gn 14.18-20

 

18 Melquisedeque, rei de Salem, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19 abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo”

 

Um dia, num ônibus que distribui sopa para as pessoas carentes no Rio de Janeiro, um senhor, com aparência muito pobre – sandália de dedo, roupa simples, mãos calejadas de quem trabalhou pesado o dia todo – entrou, tomou a sopa e, tirando uma nota (que para ele significava muito), ofertou ao trabalho. Uma das voluntárias, então, disse: “-Não, o senhor não precisa pagar a sopa. É de graça”. Mas o homem respondeu: “-Eu não estou pagando. Estou contribuindo para este trabalho. Assim como vocês, estou investindo em como eu”.

 

O Reino de Deus é tão maravilhoso, que qualquer um pode ajudar de alguma maneira.

 

 

CONCLUSÃO

 

Como cristão, eu e você devemos seguir os princípios bíblicos para alcançar o sucesso.

 

Siga os princípios de Deus, manifestados na vida de Abraão e... SUCESSO, MEU IRMÃO!!!