O SERVO DE
DEUS É A ESPERANÇA DO MUNDO
Mt 12.15-21
Autor: Antônio
Carlos Barro
Pr. José
Antônio Corrêa
Texto: “15 Mas Jesus, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o
seguiram, e a todos ele curou, 16 advertindo-lhes, porém, que o não expusessem
à publicidade, 17 para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta
Isaías: 18 Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma
se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos
gentios. 19 Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua
voz. 20 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que
faça vencedor o juízo. 21 E, no seu nome, esperarão os gentios”.
Ocasião: Natal ou evangelismo
Tema: Jesus é a esperança para o mundo
desorientado
Propósito: Mostrar que Jesus é o único a
oferecer esperança para o mundo perdido em seus delitos e pecados.
INTRODUÇÃO
Uma reportagem da Folha de Londrina de
7/12/2002 é reveladora da miséria e da desgraça da humanidade. O primeiro
comércio a gerar riqueza no mundo é o tráfico de drogas; o segundo é o tráfico
de armas e o terceiro é o tráfico de gente, gerando perto de 7 bilhões de
dólares ao ano. Ficamos pasmados!
O que é que leva alguém chamado de “ser”
humano a fazer tais coisas com o seu próximo?
Transição
Quando olhamos para este mundo, religioso e
não-religioso que sentimentos nutrimos em nossos corações? Muitas vezes de
desânimo e descrédito. Mesmo em meio a tantas incertezas e tantas situações
insolúveis, que apresentar nesta oportunidade aquele que pode e tem condições
de reverter o caos instalado no mundo.
1. Quem é o
servo de Deus?
a. O significado de servo na passagem
i. O termo usado não é nem doulos e nem
diakonos
ii. O termo usado é “pais” que significa:
1. Uma criança, um infante
2. Um servo, um escravo – um atendente,
especialmente designado para atender ao rei, ministrar a alguém
iii. Este termo é originário da palavra
“paio” que significa ferroar, causar um ferimento com um ferrão; bater; dar uma
pancada.
b. A descrição do servo na passagem
i. Escolhido por Deus
1. Este verbo aparece apenas esta vez no Novo
Testamento
2. Escolher, pertencer
3. Sua raiz: tomar para si próprio, eleger
ii. Amado por Deus
1. Amado, estimado, querido, favorito e
merecedor de ser amado – raiz: ágape
2. Favorável aos olhos de Deus – em Cristo
está todo o deleite de Deus que se inclina favoravelmente a ele.
iii. Cheio do Espírito de Deus
1. Pneuma
2. O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da
Trindade, é oferecido para habitar em Cristo
iv. Mensageiro de Deus
1. Trará notícias de uma pessoa, trará
palavras
2. Proclamar, tornar conhecido publicamente
v. Submisso ao querer de Deus
1. Não fará a sua própria vontade, pois como
servo está submisso ao querer do seu Senhor
2. Veremos este tema com mais detalhes quando
discutirmos a missão do servo
2. Qual a
missão do servo de Deus?
a. Negativamente
i. Não discutirá, Não gritará, Não fará ouvir
sua voz nas ruas, Não quebrará o caniço rachado (não esmagará a cana quebrada),
Não apagará o pavio fumegante.
ii. Estes termos mostram que Cristo não veio
para discutir religião com os Fariseus e de maneira mansa e humilde os
silenciou por completo.
iii. O caniço rachado (a cana quebrada) e o pavio
fumegante (a imperfeição da fibra do pavio fazia com que a chama se apagasse e
isto irritava as pessoas). Pacientemente o Servo suportará os fracos.
b. Positivamente
i. Levar à vitória a justiça (até que faça
triunfar o juízo).
1. Este tema já foi mencionado no verso 18 –
anunciará justiça aos povos.
2. O termo hebraico mispat é um conceito
importante no Antigo Testamento. É o processo pelo qual o veredicto é alcançado
ou significa o próprio veredicto.
3. Deus é o Deus da justiça – faz parte da
essência do Ser divino a prática da justiça tanto no presente como no futuro.
4. Todavia, este termo é muito mais associado
ao futuro: ““...do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o
mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade (Salmo 96.13).
5. No Novo Testamento a dimensão do presente
e futuro continuam, todavia, a justiça, o julgamento estão associados com
Cristo e especialmente com a sua cruz.
6. Deus, em Cristo, julgará a todos com
justiça e com fidelidade.
7. A justiça de Deus será conduzida ao
triunfo, a vitória.
a) Vitória de Cristo sobre os seus
adversários e contra todos os cínicos e céticos.
b) Vitória dos cristãos que mantiveram a fé
mesmo em face da morte e do escárnio em meio a tentações e perseguições.
ii. Levar a esperança para os povos
1. O nome de Cristo é a base da esperança
a) O nome na cultura palestina designava o
que a pessoa era ou fazia.
b) As deidades benevolentes revelam seus
nomes para proteger ou ajudar os seres humanos; enquanto que a entidades
malignas relutavam em revelar seus nomes.
c) É a revelação do nome de Cristo aos povos
que constitui a base da esperança: o Messias, Ungido, Salvador, Senhor, Justo
Juiz e tantos outros.
2. A esperança é para todos os povos
a) Metade das vezes em que a palavra “nações”
aparece no Antigo Testamento é para depreciar os povos em relação a Israel.
b) Colocar a esperança significa esperar pela
salvação com alegria e total confiança.
Conclusão
Neste natal deixe brilhar a sua luz, pois
você é a luz do mundo.
Neste natal permita que o seu sal salgue
aquilo que está sem sabor neste mundo, você é o sal da terra.
O nosso compromisso com este Cristo, Servo de
Deus, é a esperança para este mundo. Pense neste momento numa situação
específica e o que é que você poder fazer em o nome de Cristo.