O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Estamos vivendo novamente a época do Natal. Nesta época notamos que ocorre uma mudança, uma verdadeira transformação em todos os setores da indústria e do comércio, onde se verifica uma intensa propaganda com painéis coloridos, dizeres alusivos à data, luzes, etc., que procuram envolver todos nós no “espírito natalino”. Dar e receber presentes torna-se uma prática comum! As lojas são enfeitadas com motivos hilariantes! Até mesmo em muitos lares, árvores de natal, enfeites, luzes, cores, etc., alteram o visual, criando um clima de beleza incomum.

 

Será que isso é o verdadeiro Natal de Cristo? Ou será que esta data é apenas usada para uma grande promoção de vendas no comércio, para nos empanturrarmos com comidas, bebidas, etc.? Somente olhando para a Palavra de Deus, encontramos o verdadeiro sentido do Natal, que nada mais é do que o “Deus que se fez homem”, através do nascimento de Jesus, para operar seu plano de redenção na humanidade. Quero escrever sobre dois aspectos importantes que nos mostram o verdadeiro sentido do Natal:

 

Em primeiro lugar Natal é o Deus Eterno vindo em busca do homem. O Apóstolo Paulo em sua carta aos gálatas nos transmite um ensino importante. Ele diz: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos”, Gálatas 4.4-5. Observe que “Deus enviou seu Filho”, com a função de resgatar o homem que vivia e vive sob o “domínio da lei”, ou melhor dizendo: vive sob o “domínio do pecado e do diabo”. O próprio Senhor declarou: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”, Lucas 19.10. Todos os homens são pecadores e estão na mesma condição – “Não há justo, nem um sequer”, Romanos 3.10 – e igualmente precisam do resgate divino, obra já realizada por Cristo na cruz.   

 

Porém este resgate, esta libertação não ocorre automaticamente.

 

Em segundo lugar Natal é a reposta do pecador a Deus. João, o discípulo amado do Senhor declarou: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”, João 1.11-12. Este texto nos diz claramente, que Jesus veio principalmente com a missão de resgatar seu próprio povo, o povo judeu e com a missão secundária de resgatar os demais povos (gentios). Em havendo rejeição de seu povo, imediatamente sua missão se estendeu a todos os homens indistintamente. É por este fato que João afirma: “mas a todos quantos o receberam, deu-lhe o poder de se tornarem ‘filhos de Deus’”. Só é resgatado e se torna um verdadeiro “filho de Deus” aquele que recebe Jesus Cristo pela fé! Veja Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”.

 

Conclusão: Querido leitor, que você possa entender o “verdadeiro sentido do Natal”, dando o lugar que Cristo merece em seu coração!