PASSANDO O JORDÃO, JS 3.9-17

 

Extraído de http:\\revistadominical.sites.uol.com.br

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO: Depois de peregrinar 40 anos no deserto, o povo de Israel finalmente chega para tomar posse da terra que o Senhor prometera a seus pais. Um rio transbordando e com uma forte correnteza e agora o principal obstáculo a esta conquista. Ao se deparar com o Jordão na sua maior cheia, Israel logo percebeu que estaria prestes a experimentar o sobrenatural de Deus. Hoje o rio Jordão representa obstáculos a nossa caminhada espiritual, que serão superadas à medida que nos conscientizemos dos ensinamentos a seguir.

 

 

I. O SENHOR ENFRENTA CONOSCO A ADVERSIDADE

 

"Eis que a arca do concerto do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vos", v.11. A arca da aliança simbolizava a presença do Senhor no meio do povo. Deus como um grande general, o Senhor dos exércitos, ia diante de Israel conduzindo-o a vitória. Porém a presença do Senhor no meio do povo era condicionada às seguintes observações:

 

1. Quando estamos em comunhão com Ele. "Disse Josué ao povo, santificai-vos...", v.5a. Para contemplar os milagres sobrenaturais de Deus e gozar da sua presença, o povo de Deus precisa se santificar. Deus não pode compactuar com o pecado, embora busque incansavelmente o pecador. A estreita comunhão com o Senhor é alcançada quando oramos, jejuamos, consagramos nossa vida a ele e nos comprometemos com a sua obra.

 

2. Quando obedecemos a sua palavra. "Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do Senhor...", v.9b. Israel recebeu de Josué as orientações diretas do Senhor para enfrentar a adversidade chamada "Jordão". A obediência incondicional a essas orientações seria fundamental para a vitória. A Bíblia sagrada é nossa única regra de fé e pratica, e só gozaremos da presença e auxilio do Senhor, em meios às dificuldades, quando nos submetemos em obediências a sua palavra.

 

 

II. O SENHOR NOS GARANTE VITÓRIA

 

"... amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós", v.5b. Como vimos no tópico anterior, a presença do Senhor no meio do povo, está condicionado a comunhão com Ele e a obediência a sua palavra. Israel viveu essa experiência deixando-nos o exemplo.

 

1. Fazendo notória sua soberania. "O Senhor de toda aterra...", vs.11,13. A expressão "O Senhor de toda a terra", revela a soberania de Deus sobre todos os povos e nações. As autoridades humanas vigentes, embora sofram constantes influências malignas, foram ordenadas por Deus para proteger o mundo do caos como consequência natural do pecado. Muitas vezes, o Senhor faz-se valer da sua soberania sobre essas autoridades para favorecer o seu povo e conduzi-lo a vitória.

 

2. Alterando as leis naturais. "...pararam as águas que vinham de cima...", v.16a. As leis da natureza foram estabelecidas pelo próprio criador, para o perfeito funcionamento do universo. Porém, em determinadas situações o Senhor as altera de forma temporária em benefício do seu povo. Este não foi um fato sem precedentes na historia de Israel. Há 40 anos o Senhor abrira o mar vermelho, o povo passou a pés enxutos e os seus inimigos foram suplantados.

 

 

III. O SENHOR FORTALECE NOSSA FÉ, V.10

 

A possibilidade de que o povo desanimasse diante do primeiro obstáculo, como fizera seus pais há 40 anos atrás, era bastante provável. Para evitar essa atitude o Senhor os estimulou com suas palavras, da seguinte forma:

 

1. Lembrando seus feitos passados. "...como fui com Moisés assim serei contigo", v.10a. Deus sempre demonstrou preocupação com a memória do seu povo. Por isso, em várias ocasiões, exigiu que Israel erigisse memoriais para que as grandes conquistas não caíssem no esquecimento. Ao recordar os feitos passados e tendo a convicção de que Deus contínua o mesmo, a nossa fé é fortalecida.

 

2. Mostrando conquistas futuras. "...O Senhor lançará diante de vós os cananeus, os heteus...", v.10b. Antes que o povo atravessasse o Jordão, Deus já mostrava a vitória sobre as nações que ocupavam a terra de Canaã. Com a finalidade de fortalecer a fé da Igreja, o apostolo Paulo declara: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam", 1Co 2.9.

 

CONCLUSÃO: As adversidades que enfrentamos, prova o amor de Deus para conosco. Faz-nos chegar com humildade diante do seu trono e aumenta a nossa fé. Isso redunda em comunhão com Ele e crescimento espiritual.