SALMO 46 - O QUE DEUS É PARA NÓS

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

1. Refúgio (da chuva ou temporal, do perigo), vs. 1, 7, 11.

a) dos perigos dos homens;

b) dos perigos da natureza.

 

O refúgio do Senhor em algumas ocasiões estava ligado a asas, “O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio”, Rt 2.12.

 

O refúgio do Senhor estava ligado a lugares altos, “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia”, Sl 59.16.

 

O refúgio do Senhor virá para o “oprimido”, “O SENHOR é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação”, Sl 9.9.

 

O refúgio do Senhor é permanente, “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração”, Sl 90.1.

 

 

2. Fortaleza (material ou física). Um lugar de difícil acesso. Uma torre.

 

Para o crente verdadeiro, Deus é a sua fortaleza, “Deus é a minha fortaleza e a minha força e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho”, 2Sm 22.33. Ver ainda Sl 27.1, “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?”.

 

Mesmo em situações críticas, Deus deve ser nossa fortaleza,Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre”, Sl 73.26.

 

 

3. Socorro (ajuda, assistência) - O SOS.

a) socorro presente;

b) socorro em momentos de adversidades e calamidades.

 

Quando clamamos a Deus por socorro, certamente seremos ouvidos, “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos”, Sl 18.6.

 

Deus jamais deixará de atender alguém que lhe clama por socorro, “Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro”, Sl 22.24.

 

Só Deus pode dar o verdadeiro socorro, “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem”, Sl 60.11. Ver ainda Sl 121.1-2, 1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”. Ver também Os 13.9, “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro”.

 

O socorro divino virá pela nossa aproximação dEle, “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”, Hb 4.16.

 

 

4. Provedor de unção do Espírito Santo – “rio”, “correntes”.

a) concede poder, “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”, At 1.8.

b) concede renovação, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Rm 12.2.

 

É o Espírito Santo quem nos concede a verdadeiro renovação, “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”, Jo 6.63.

 

Somente o crente que anda na direção e unção do Espírito Santo, tem alegria e paz, “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”, Rm 14.17. Ver ainda At 13.52, “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo”.