O PECADOR QUE BUSCA A JESUS

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Lc 19.1-10, 1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico. 3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. 4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali. 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa. 6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria. 7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador. 8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

 

 

INTRODUÇÃO:

 

 

1. Alguns pontos sobre o homem Zaqueu:

 

a) Era Chefe dos Publicanos. O publicano era um tipo de "Coletor de Impostos", que recolhia os impostos contra seu povo a favor do Império Romano. Ele era chefe. Isto significa que tinha outros coletores de impostos sob suas ordens. Este tipo de função, favorecia o abuso, o suborno e a extorsão. Todo publicano tinha má reputação entre o povo judeu, e era odiado. Dentro do próprio ensino dos mestres judeus, havia restrições quanto a relacionamento com estas pessoas. Seus nomes eram colocados em igualdade com os piores pecadores. Um exemplo disto pode ser observado em Mt 9.10-13: “10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? 12 Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores”.

 

b) Era Rico: A riqueza dele, provavelmente provinha do abuso de sua própria atividade, onde havia se enriquecido de maneira extorsiva, tanto é que, admitiu que havia roubado pessoas. No v. 8, temos:Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”. De acordo com esta posição, podemos deduzir que Zaqueu era um ladrão de seu próprio povo, praticando toda sorte de extorsão, subornos, cobranças ilegais de impostos, etc..

 

c) Era Um Homem de Pequena Estatura. A Palavra de Deus descreve o fato de Zaqueu encontrar certas dificuldades para chegar ao ponto onde Jesus estava, cercado pela multidão, exatamente pelo fato dele ser de baixa estatura. O v. 3, declara isto: “Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura”.  

 

2. Porém, mesmo diante de sua posição, Zaqueu ansiava por um encontro com o Filho de Deus, encontro este que iria mudar sua vida completamente. Vamos Ver Quais Foram os Pontos Que Transcorreram Nesta Experiência Que Zaqueu Teve Com o Senhor, e Que Se Aplicam Também a Cada Um de Nós:

 

 

I - É PRECISO VOCÊ ROMPER OBSTÁCULOS PARA CHEGAR ATÉ JESUS

 

 

1. Devemos informar que até este ponto, Zaqueu conhecia Jesus apenas por ouvir acerca dEle e a respeito dos milagres que Ele operara. Vejamos quais obstáculos Zaqueu precisou romper:

 

a) O primeiro obstáculo rompido foi a sua baixa estatura. Para romper com este obstáculo, Zaqueu precisou subir numa árvore que estava à frente no caminho que Jesus deveria passar. Com isto o problema foi resolvido.

 

b) O segundo obstáculo rompido estava relacionado à sua posição de publicano. Jesus era justo, era o Filho de Deus e como Zaqueu, que era considerado pelos judeus como sendo um grande pecador, poderia chegar até Ele? Jesus mesmo fez questão de se aproximar de Zaqueu. Veja o que Ele disse: v. 5 “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”.

 

c) O terceiro obstáculo rompido era a sua própria posição social e a maneira vergonhosa que Zaqueu escolheu para rompê-lo. Como Zaqueu, um chefe dos publicanos, rico, de alta posição social, poderia subir em uma árvore, como se fosse um moleque, para poder ver o Filho de Deus passar? No entanto, Zaqueu não fez caso de tudo isto. Preferiu antes empreender todos os esforços para o seu encontro com o Senhor.

 

2. Quais são os obstáculos que estão em seu caminho e que impedem você de conhecer o Filho de Deus? Família? Colegas? Posição? Religião?

 

3. Lembre-se, que aquele que vence os obstáculos para conhecer Jesus, passa a ser conhecido por Ele. Veja o que Jesus disse a Zaqueu: “Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”, v. 5. Jesus deseja entrar em sua casa nesta noite. Porém muitos obstáculos que existem em sua vida precisam ser rompidos.

 

4. Assim como Zaqueu abriu sua casa para receber a Cristo, é necessário que você abra seu coração para Ele, Ap 3.20, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.

 

 

II - QUANDO VOCÊ CHEGA A JESUS, VOCÊ É TRANSFORMADO PELO PODER DE DEUS

 

 

1. Zaqueu era mesquinho, ladrão, pecador. A Bíblia nos diz que todos somos pecadores diante de Deus, Rm 3.9-18, “9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante dos seus olhos”. Ver ainda o v. 23, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

 

2. Quando recebeu a Jesus, Zaqueu recebeu o perdão de seus pecados e sua vida foi radicalmente transformada. Isto está evidente em sua mudança de comportamento. Isto é o que nos mostra o v. 8: “Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”. Encontramos aqui dois pontos importantes:

 

b) Sua resolução em dar a metade de seus bens aos pobres, v. 8, “...Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens...”. Somente uma vida transformada pelo poder de Deus, pode se desprender de suas riquezas materiais em favor dos pobres. Veja o que Paulo diz aos Coríntios: 2Co 5.17, “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

 

c) Sua resolução em devolver o produto de roubo, v. 8, “...e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”. A palavra “defraudado”, é um termo que significa “exorbitar”, determinando uma taxa exorbitante, à base de evidências falsas. Temos aqui uma confissão de seu pecado de roubo e ao mesmo tempo, um arrependimento verdadeiro que ficou evidenciado com a reparação do mal que ele havia ocasionado aos seus semelhantes. Não basta apenas alguém dizer que está arrependido de seus pecados. É necessário mostrar o arrependimento através de “ações corretas”, numa mudança radical de comportamento.

 

3. Vimos que Zaqueu, teve seu comportamento totalmente alterado, quando permitiu que Jesus entrasse em sua vida. Redimiu-se de sua condição de ladrão, prometendo devolver quatro vezes a mais o produto roubado, de acordo com as leis judaicas, Êx 22.1, “Se alguém furtar um boi (ou uma ovelha), e o matar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e por uma ovelha quatro ovelhas. Ainda mais, teve sua vida radicalmente mudada”.

 

4. Se você receber a Jesus em sua vida, você também, será radicalmente transformado pelo poder de Deus, Jo 4.14, “mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna”.

 

5. Olhe o que Paulo ensinou aos Coríntios, 2Co 5.17, “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Receba Jesus em seu coração e seja transformado pelo poder de Deus.

 

 

III - AO RECEBER JESUS EM SUA VIDA, VOCÊ RECEBE TAMBÉM A VIDA ETERNA

 

 

1. Vs. 9-10, "Hoje houve salvação nesta casa, pois este também é filho de Abraão, porque o Filho do Homem, veio buscar e salvar o que se havia perdido". A salvação aqui, é a vida eterna que Deus oferece a todo aquele que crer no seu Filho Unigênito, Jo 5.24, “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida”.

 

2. Para que você tenha também a garantia de sua salvação nesta noite, é necessário:

 

a) Que você se arrependa de seus pecados, At 3.19, “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”.

 

b) Que você receba a Jesus Cristo pela fé em seu coração, Jo 1.12, Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.”

 

3. Ao se tornar filho de Deus, você passa a ser discípulo de Cristo e tem direito à herança eterna, 1Pe 1.3-5, 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós, 5 que pelo poder de Deus sois guardados, mediante a fé, para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo.”

 

4. Em outras palavras, você passa a ter a vida eterna, que é garantida por Jesus aos seus seguidores, Jo 10.28, “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”.

 

 

CONCLUSÃO:

 

 

1. Quais são os obstáculos que estão te impedindo de você conhecer a Jesus? Sua família? Sua posição social? Seu emprego? Sua religião? É preciso que você rompa com quaisquer obstáculos que possam estar à sua frente e que você corra para Jesus!

 

2. Lembre-se que esta vida que você tem levado, não tem agradado a Deus, e você também tem vivido a vida de uma forma infeliz. Somente Jesus pode dar a você o verdadeiro sentido da vida.

 

3) Abra seu coração a Jesus, e Ele transformará seu vida, dando a você Vida Eterna. Lembre-se das palavras de Jesus em Ap 3.20, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.