QUARTA SEMANA – RETIFICANDO OS RELACIONAMENTOS

O AMOR, BASE PARA OS RELACIONAMENTOS

1JO 4.7-21

Pr. Édson Queiroz

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

ESBOCO RESUMIDO

 

I. INTRODUÇÃO

 

A base para os relacionamentos é o amor.

 

 

II. DEUS É AMOR, VS. 8, 16

 

III. A TRINDADE MANIFESTA O AMOR DE DEUS

 

1. Deus é amor, v.19

 

2. Jesus é a manifestação do amor de Deus entre nós, Vs. 9-10

 

3. O Espírito Santo confirma a nossa permanência, Vs.12-13

 

 

IV. DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS VS. 11, 19-21

 

 

V. O AMOR DEVE SER DEMONSTRADO EM ATITUDES

 

1. Amar a Deus incondicionalmente.

 

2. Amar o próximo incondicionalmente.

 

O AMOR, BASE PARA OS RELACIONAMENTOS

 

ESBOCO AMPLIADO

 

 

1Jo 4.7-21, “7 Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. 13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo. 15 Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17 Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. 18 No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”.

 

I.  INTRODUÇÃO

 

Deus nos criou seres relacionais. Vivemos em sociedade, e assim como Deus tem um relacionamento perfeito entre as três pessoas da trindade, devemos também aprender a ser como Ele e ter bons relacionamentos.

 

A Base para que os relacionamentos sejam bons, é o amor. Precisamos estar conscientes de que Deus não apenas nos ama, mas que Ele é amor. Deus em sua essência é amor. O texto de I Joao 4.7-21 nos ensina sobre o amor como base para os relacionamentos.

 

II. DEUS É AMOR, VS.8, 16

 

8 Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 16 Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”.

 

III. A TRINDADE MANIFESTA O AMOR DE DEUS

 

1. Deus é amor v. 19, “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

 

2. Jesus é a manifestação do amor de Deus entre nós, Vs.9-10, “9 Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

 

3. O Espírito Santo confirma a nossa permanência, Vs.12-13, “12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.13 Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito”.

 

IV.  DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS, VS.11, 19-21

 

“11 Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros. 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”.

 

V. O AMOR DEVE SER DEMONSTRADO EM ATITUDES

 

1. Amar a Deus incondicionalmente, Mt 22.37-38,37 Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. 38 Este é o primeiro e maior mandamento”.

 

2. Amar o próximo incondicionalmente, Mt 22.39-40,39 E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.