A REDENÇÃO PELO SANGUE
Ef 1.7
Extraído
de http://www.palavraplena.com.br
Pr.
José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO
O apóstolo
Paulo nesta passagem, conforme já vimos, está tomado de louvor, maravilhado com
o plano de Deus para a vida do seu povo.
Neste
versículo, Paulo expressa sua gratidão a Deus pelo plano eterno da redenção.
Hoje,
infelizmente, não nos sentimos comovidos como o apóstolo pela redenção. Mal
conhecemos o seu significado e vivemos num contexto intelectual, que tem
influenciado a muitos de nós, que nada favorece a compreensão desta doutrina.
O que, neste contexto intelectual, dificulta a
compreensão da doutrina da redenção?
- Primeiro,
o relativismo dos nossos dias;
- Segundo,
o conceito de que o homem não é responsável pelo que faz;
- Terceiro,
a ideia de que Deus é apenas amor.
Para que a
doutrina da redenção faça sentido para nós é necessário que enxerguemos a vida
de outro modo. É necessário que a enxerguemos à luz das Escrituras Sagradas. O
que a Bíblia tem a dizer sobre estas convicções do mundo moderno? A Bíblia fala
justamente o oposto. Para a bíblia não há relativismo, o homem é responsável e
Deus é santo.
Paulo vivia
num mundo diferente do nosso. Via a vida de outra maneira. E a sua grande
questão era outra. Sua questão era, como o Deus santo pode considerar filho um
pecador? Como o obstáculo do pecado poderia ser vencido?
“Eis que a
mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu
ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre
vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que
não vos ouça”, Is 59.1-2.
Como Deus
poderia chamar de filho amado um pecador?
Paulo
estava maravilhado com o plano da redenção. Por quê? Porque a redenção é a
saída graciosa que Deus proporcionou ao homem para o problema do pecado.
O que A Bíblia fala sobre a redenção?
I. A REDENÇÃO É O LIVRAMENTO DO
JULGAMENTO DE DEUS MEDIANTE O PAGAMENTO DA DÍVIDA PROVENIENTE DOS NOSSOS
PECADOS
Redenção
significa “livramento mediante pagamento de um preço”, e era aplicada
especialmente no resgate de escravos. Aqui é o equivalente a remissão, pois o
livramento em questão refere-se a escapar do justo julgamento de Deus
pronunciado contra os nossos pecados, e cujo preço foi o sangue derramado de
Cristo quando de sua morte por nossos pecados na cruz.
Esta é a ideia bíblica:
- A
humanidade está sob a escravidão do pecado!;
- Ninguém
conseguiu cumprir a lei!;
- A raça
humana se tornou passível de receber o justo juízo de Deus;
- O Senhor
Jesus veio ao mundo para pagar o preço do nosso resgate.
É
justamente aqui que a solução dos nossos problemas tem início. Cristo não
poderá ajudá-lo enquanto o problema da culpa não for tratado. A necessidade
maior do homem é a necessidade que tem de Deus e tudo começa com o perdão!
Quanto a
esta questão é fundamental que não mediocrizemos a redenção e o perdão. A
redenção, tem relação com a salvação de tudo o que o pecado destruiu, e, o
perdão, é perfeito.
“Quanto
dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões”, Sl 103.12.
“…Pois,
perdoarei as suas iniquidades, e dos seus pecados jamais me lembrarei”, Jr 31.34.
Você crê
nisto? Este sangue já foi aplicado na sua vida?
II. A REDENÇÃO FOI LEVADA A EFEITO PELO
DERRAMAMENTO DE SANGUE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
O Senhor
Jesus não veio ao mundo para dizer o que temos de fazer para salvar-nos; Ele
veio para salvar-nos. Você atribui ao que o perdão dos seus pecados? Você sabe
que sem a cruz não haveria perdão?
Por que o
apóstolo fala sobre o sangue?
Pelo sangue
era a única forma de realizar-se a redenção “Porque a vida da carne está no
sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas
almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida”, Lv 17.11.
“Com
efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem
derramamento de sangue não há remissão”, Hb
9.22.
O sangue de
animais era simbólico, Hb 9.11-14; 10.1-4.
O redentor
se fez oferenda pelo pecado, Is 53.10;
2Co 5.21.
Este foi o
propósito maior da sua vinda, Is 53.12;
Mt 20.28; Mc 10.45; Lc 19.10; 1Tm 1.15.
Aqui, portanto, ficamos face a face com os
seguintes fatos:
- O
objetivo dos sacrifícios consiste em propiciar a Deus. Por isto, “pelo seu
sangue”;
- O preço
da redenção;
- O que o
pecado representa para Deus;
- Morte
vicária, pois nossa culpa foi transferida para Ele.
Em suma,
somos salvos não pelos ensinos de Cristo, mas pelo seu sangue!
III. A REDENÇÃO RESULTA DA GRAÇA DE DEUS
A graça o
deixava maravilhado!
O que gera
na alma pensar na riqueza desta graça?
Oh, como
tudo isto é importante! Vivemos um sub-cristianismo, sem alegria, segurança e
paz. continuamos sob “espírito de escravidão”. Coração sobrecarregado de culpa,
vida de oração tímida, falta de certeza quanto a nossa salvação e a ideia de
que pelo fato de não termos alguns dos recursos deste mundo somos miseráveis.
Conhecemos
a riqueza da graça?
Como
conhecê-la? Analisando o preço pago, o fato de que tudo provêm dela, seus
frutos.
A ousadia
que a graça gera!
Então, o
que nos resta fazer?
Não espere
por um sentimento especial; tome a Palavra de Deus como é, e aja com base nela.
Em que esta
redenção implica?:
- Libertação
da maldição, da culpa, do castigo e do poder do pecado, Jo 8.34; Rm 7.14; 1Co 7.23; Gl 3.13;
- Restauração
à verdadeira liberdade, Gl 5.1.
- Porém há consequências
éticas também, 1Pe 1.18-19; 1Co 6.19-20.
- A redenção
é a base do nosso louvor, Ap 5.9; Sl
103.12; Is 44.22; Jr 31.34; Mq 7.19; 1Jo 1.9.
CONCLUSÃO
Que não
tenhamos cristianismo sem sangue. Que compreendamos o âmago da fé cristã. Que
respondamos a redenção com louvor e santidade.