ASPECTOS COMUNS NO VERDADEIRO PASTOR

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Atos 20.17, “De Mileto mandou chamar os presbíteros da igreja”.

 

E a estes presbíteros Paulo falou: Atos 20.28, "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue".

 

Já mencionamos que pastorado não é profissão - é ministério. Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim "amas-me mais do que estes outros?", João 21.15-17.

 

Quem ama a Jesus, também amará aos que foram resgatados por Jesus e os tratará como Jesus os tratou.

 

Vamos ver algumas das características do pastor segundo o coração de Deus:

 

 

PRIMEIRO: VALORIZA A AUTOENTREGA. "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas", João 10.11. Este foi o exemplo que Jesus nos deu. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas - e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A estes, Paulo escreve: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?”, 2 Coríntios 12.15. O pastor segundo o coração de Deus não tem pena de si. Ele se entrega e se gasta em beneficio das ovelhas de Cristo.

 

 

SEGUNDO: SE PREOCUPA COM QUE CADA OVELHA SEJA RESTAURADA INDIVIDUALMENTE. A parábola da ovelha perdida nos mostra este fato: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos", Mateus 18.12-14. Qualquer pastor segundo o coração de Deus fará de tudo para recuperar pessoas que estão se afastando do rebanho.

 

 

TERCEIRO: ELE NÃO VALORIZA SEU PRÓPRIO EGO, TEM CUIDADO COM O ESTRELISMO E SUA PREGAÇÃO É CRISTOCÊNTRICA. “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus", 2 Coríntios 4.5. O pastor segundo o coração de Deus sempre há de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.

 

 

QUARTO: ELE NÃO É DOMINADOR DO REBANHO, MAS SERVE A ESTE COMO EXEMPLO. "... nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”, 1 Pedro 5.3. O bom pastor anda na frente do rebanho como o seu exemplo, e as ovelhas o seguem.