BATISMO - O QUE SIGNIFICA SUA IMPORTÂNCIA PARA VOCÊ

Por: Don McFarland

José Antônio Corrêa

 

"Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim: por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei", Sl 16.8.

 

I. O QUE O BATISMO NÃO É

1. Um sacramento. A palavra sacramento implica graça salvadora. Batismo não salva.

2. O meio para salvação. Para todos aqueles que tentam usar o batismo por esta razão, a Palavra de Deus censura de um modo forte e direito: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo", Tt 3.5.

Deus declara enfaticamente que somos salvos pela graça (favor imerecido) através da fé em seu Filho. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie", Ef 2.8-9.

3. A água não pode limpar nossos pecados. Deus nos diz que o pecado é limpo somente pelo sangue do seu Filho. "Em quem temos a redenção, a saber, a redenção dos pecados", Cl 1.14. "E sem derramamento de sangue não há remissão", Hb 9.22.

4. O batismo não é nenhuma maneira essencial para a salvação da alma.

 

II. PARA QUE (OU QUEM) É O BATISMO

1. Todos os que receberam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Não há um lugar na Bíblia em que Deus disse a alguém que não confiava pessoalmente em seu Filho como Salvador, para ser batizado. Mas, ser batizado é a primeira coisa que Deus ordena e espera de todos aqueles que receberam Jesus como seu Salvador nos seus corações e foram salvos. "… e muitos dos Coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados", At 18.8. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra", At 2.41). "… que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração", At 8.36-37.

2. O batismo é para todos aqueles que desejam seguir os passos de seu Salvador. "E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galileia, foi batizado por João, no Jordão", Mc 1.9.

 

III. O QUE É O BATISMO

1. Um Sepultamento. A aspersão não basta. Deus ordena que sejamos completamente sepultados sob as águas. "De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida", Rm 6.4. "Sepultados com Ele no batismo", Cl 2.12.

2. Um Símbolo Histórico. Ele nos lembra da morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus por nossos pecados. "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras", 1Co 15.3-4. "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos", Cl 2.12.

3. Uma Declaração. Uma declaração de que você crê pessoalmente que Jesus morreu, foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, e que você também ressuscitará no último dia quando a trombeta de Deus chamar seus filhos para casa.

4. Um Testemunho Público. Um testemunho público que declara que você é um discípulo do Senhor. É através deste ato que podemos mostrar a todos em cujo lado estamos.

5. Uma Expressão. É a expressão de seu desejo de andar na novidade da vida eterna que Deus já lhe deu. "De sorte que fomos batizados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida", Rm 6.4.

 

IV. O QUE O BATISMO FAZ

1. O batismo une você a uma igreja batista local: que é igual às Igrejas Batistas do Novo Testamento. "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas", At 2.41.

2. O batismo é um símbolo da sua separação da vida velha com seus desejos pecaminosos e sensualidade. "Porque se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado", Rm 6.5-6.

3. O batismo capacita você a entrar na alegria que lhe espera em servir ao Senhor, como membro de sua igreja. Compreendendo então a importância e o verdadeiro significado do batismo, você não quer se apresentar neste dia do Senhor como um candidato ao batismo?

4. Entre agora na alegria e plenitude de sua salvação e ouça o que Deus fala a você: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo", Mt 3.17.

Mensagem oferecida pela

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO JARDIM DAS OLIVEIRAS

Rua Dr. João Maciel Filho, 207: 60.821-500 Fortaleza, CE

Pastor David Zuhars